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dezembro 14, 2021

Tecnologia e Inovação

Outsourcing de TI: 7 razões para investir na terceirização

Outsourcing de TI
Índice

Você já ouviu falar em outsourcing de TI? Essa estratégia está conquistando cada vez mais empresas, dando a elas condições de crescer e se destacar no mercado. Se o seu negócio ainda não pensou sobre o assunto, a hora é agora!

Na Era Digital, o setor de Tecnologia da Informação desempenha um papel vital nas organizações. É ele quem cuida de toda a infraestrutura tecnológica, da criação de aplicativos e softwares e da segurança dos dados. 

Tamanha importância acende uma luz de alerta: sua equipe está apta para cuidar de tudo isso e ainda se dedicar às demais atividades relacionadas ao seu core business? Se você ficou receoso em responder que sim, este post pode te ajudar.

Continue a leitura para entender o que é outsourcing de TI e conhecer 7 razões que demonstram que esse é um investimento de sucesso!

Entenda o que é outsourcing de TI

outsourcing de TI

Outsourcing de TI é uma estratégia que se baseia na transferência de algumas ou de toda a atividade de TI para um fornecedor. Ou seja, ter uma equipe externa, com recursos humanos e tecnológicos, que cuida de todos os detalhes relacionados à infraestrutura de TI.

Assim, quem contrata reduz seu número de funcionários e passa a contar com colaboradores externos focados nesse tipo de serviço. Enquanto isso, sua equipe consegue se dedicar a outras ações, mais relacionadas à sua atividade-fim.

Essa é uma tendência que caminha lado a lado com as demandas do mercado. Aliás, em 2021, os investimentos mundiais em Tecnologia da Informação cresceram 8,6% e os serviços de TI estão entre os que mais se desenvolveram.

Qual a diferença entre outsourcing e terceirização?

Após entender o conceito de outsourcing de TI, você pode ter pensado: essa estratégia não seria o mesmo que uma terceirização? Embora as práticas sejam parecidas, existem diferenças importantes entre elas.

Em resumo, o outsourcing é um modelo de terceirização de serviços. Porém, ele se refere à transferência da gestão e controle de atividades ligadas a um setor-chave da empresa.

Enquanto a terceirização pode ser aproveitada em áreas menos estratégicas, como limpeza, segurança e logística, o outsourcing terceiriza uma atividade diretamente relacionada ao core business da empresa, como a Tecnologia da Informação, vendas e finanças.

Conheça as 7 razões para investir em outsourcing de TI

Outsourcing de TI e terceirização

Agora que você já entendeu bem o que é outsourcing de TI, chegou o momento de entender por que ele está atraindo tantas empresas. Afinal, quais as vantagens essa estratégia pode proporcionar a um negócio?

Para te ajudar a entender o cenário, selecionamos as 7 principais razões para contratar uma empresa especializada em TI. Confira!

1. Mais oportunidades de inovação

A Tecnologia da Informação é uma área extremamente dinâmica. Todos os dias, novas tecnologias e ferramentas chegam ao mercado e acompanhar esse movimento nem sempre é fácil.

Esse é o primeiro motivo para apostar no outsourcing de TI. Ao contratar um fornecedor focado nesse segmento, você assegura que sua empresa sempre terá acesso ao que há de mais moderno, eficiente e inovador.

2. Equipe de especialistas e de alta performance

Como gestor de empresa, você sabe que recrutar, contratar e treinar talentos custa caro. Então por que não contar com uma equipe externa de especialistas em TI?

Além de não se preocupar com todas essas etapas da gestão de pessoas, sua empresa terá a oportunidade de trabalhar com profissionais qualificados e de alta performance. Isso porque, seu parceiro cuida de tudo isso para você!

3. Atualização constante da estrutura de TI

Manter a estrutura de TI atualizada é uma tarefa complexa, que demanda tempo e muita dedicação. Essa é mais uma razão para se investir no outsourcing de TI. Afinal, a empresa contratada é quem ficará responsável por tudo isso.

4. Redução de custos com TI

Assim como a terceirização, o outsourcing de TI gera redução de custos à empresa. Aliás, é possível identificar diversos pontos de economia, como:

  • redução da equipe interna de TI e custos trabalhistas;
  • redução de desperdícios;
  • melhor aproveitamento da infraestrutura disponível;
  • otimização de processos.

5. Aumento da eficiência e produtividade

Não há dúvidas de que contar com uma equipe externa qualificada e com domínio total das aplicações e tecnologias disponíveis seja um grande diferencial. O trabalho evolui tanto que, em pouco tempo, é possível perceber um aumento expressivo na eficiência e produtividade empresarial.

Em resumo, processos que demandam muito tempo são otimizados e aperfeiçoados. Além disso, a rápida resposta para problemas de outros setores e o desenvolvimento de softwares dão um impulso ao dia a dia do negócio.

6. Foco na estratégia de negócios

Com colaboradores de TI externos atuando a favor da sua empresa, mantendo tudo em ordem, sua equipe consegue se dedicar a atividades estratégicas.

Quer um exemplo? Se você tem uma rede de farmácias, porque perder tempo cuidando dos sistemas da empresa ou do suporte ao aplicativo? É muito mais inteligente designar essas tarefas a quem entende e se dedicar ao seu ponto forte: a venda de medicamentos.

7. Gestão centralizada pelo parceiro

Por fim, um dos grandes destaques do outsourcing de TI é que a empresa contratada se responsabiliza pela gestão de seus funcionários. Embora eles devam cumprir com as normas de sua empresa, eles respondem ao parceiro.

Isso significa que você não precisa se preocupar com escala de trabalho, férias, licenças, atestados médicos e tudo o que está relacionado à gestão de RH. 

Os sinais de que seu negócio precisa do outsourcing de TI

Afinal, qual o momento ideal para apostar no outsourcing de TI? A resposta para esse questionamento depende de análises estratégicas. Porém, o próprio dia a dia da empresa dá sinais de que é hora de transferir a responsabilidade dessas atividades:

  • equipe de suporte de TI sobrecarregada;
  • aumento das reclamações de clientes sobre o atendimento recebido;
  • necessidade constante de contratar mais funcionários de TI;
  • gastos elevados com licenças de softwares;
  • dados estratégicos de clientes e da própria empresa estão em risco.

Se seu negócio está vivenciado algum ou vários desses problemas, é hora de pensar no outsourcing de TI. Tenha certeza de que essa simples decisão trará impactos significativos em seus resultados, colocando seu negócio em condições de disputar espaço com as maiores marcas do mercado.Sendo assim, não perca mais tempo! Entre em contato com a Poli Júnior e veja como podemos te ajudar a elevar o nível de TI da sua empresa!

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