Descubra por que as empresas estão investindo em Segurança de Dados

Com o avanço tecnológico, a segurança de dados está se tornando uma preocupação cada vez mais comum nas empresas.

Mas, se você pensa que essa é uma preocupação apenas das grandes empresas, saiba que você está enganado. Atualmente, qualquer empresa está conectada ao Wi-Fi, servidores, redes sociais e muitas outras ferramentas que podem deixar os dados vulneráveis.

Para evitar problemas, é importante investir em segurança de dados. Por mais que o assunto não seja prioridade para algumas empresas, a falta de segurança pode desencadear uma série de problemas graves para os negócios. Portanto, é muito importante prevenir ao invés de remediar, principalmente quando se trata de segurança de dados.

Caso você ainda tenha alguma dúvida em relação à importância do investimento em segurança de dados, é interessante continuar lendo esse texto até o final. Além de explicar o assunto, traremos alguns motivos que farão você enxergar o assunto de outra maneira.

Boa leitura!

Primeiramente, você sabe o que é segurança de dados?

A segurança de dados envolve toda a proteção das informações de empresas, ou seja, ela preserva essas informações de eventuais ameaças, roubos, modificações não autorizadas ou até mesmo de destruições.

Como os dados possuem uma importância incalculável, as organizações recorrem à segurança de dados para preservar essas informações. Desta forma, o assunto envolve uma série de ações preventivas. Essas ações atuam com o foco na confidencialidade, autenticidade, integridade e disponibilidade da informação para uso legítimo.

De que maneira funcionam os ataques?

Conforme a tecnologia foi avançando, as formas de ataques foram aprimoradas. Essas ameaças costumam ser realizadas com técnicas extremamente avançadas para roubar, modificar ou destruir os dados das pessoas, ou empresas.

Dentre as possibilidades, os ataques podem gerar diversos estragos na base de dados das organizações e, ainda mais preocupante, de forma silenciosa, onde você nem sabe que está sendo atacado.

Uma das técnicas que vem sendo bastante utilizada é justamente a criptografia. Isso ocorre quando os dados são reorganizados em códigos impossíveis de serem desvendados. Desta forma, a liberação só acontece após a realização de um pagamento, algo que costuma ocorrer por meio de bitcoins.

Com a possibilidade de armazenar informações de forma online, muitos negócios aderiram ao armazenamento em nuvem, uma possibilidade considerada importante para o cenário atual do mercado. Mas, além de utilizar a medida para armazenar os dados da sua empresa, você deve diminuir as chances de um ataque cibernético acontecer, algo que é completamente possível.

Além disso, se você possui uma loja virtual que aceita pagamentos via boletos, é importante ficar atento e garantir que esses documentos tenham a autenticidade garantida. Caso a sua rede esteja desprotegida, o pagamento dos boletos feitos pelos seus clientes pode ser redirecionado para outro lugar sem a devida autorização.

Para garantir que as informações da sua empresa fiquem seguras no ambiente tecnológico, o investimento em segurança de dados acaba se tornando primordial. Não importa se estamos falando de uma pequena ou grande empresa, a segurança cibernética é importante para todos os negócios.

Por que devo investir na segurança de dados?

Caso você ainda não tenha ficado convencido, listamos alguns motivos que farão você reconsiderar a importância do investimento da medida no seu negócio.

A segurança de dados é importante pois:

– Permite que os seus clientes armazenem informações de forma segura;

– Dificulta processos jurídicos em caso de ataques;

– Evita que a imagem da sua empresa seja comprometida após um vazamento de dados;

– Reduz os riscos em situações de ataques externos;

– Evita que a sua empresa gaste recursos tentando solucionar problemas ocasionados por invasões;

Como aumentar a segurança de dados no meu negócio?

Há diversas alternativas para ajudar a sua empresa no aprimoramento da segurança de dados.

Embora muitas alternativas estejam disponíveis no mercado, nem todas são ideais para o que você precisa. É importante conhecer as necessidades da sua empresa antes de tomar qualquer decisão. Se for necessário, busque ajuda de pessoas que dominam melhor o assunto ou de empresas que atuam no ramo.

Contudo, caso você não saiba por onde começar, listamos algumas possibilidades:

#01. Fique ligado no avanço da tecnologia

Cada dia que passa, novos instrumentos surgem no mercado para aumentar a proteção de dados das empresas. Sabendo disso, nunca deixe de realizar pesquisas nesse sentido.

Além de fazer o acompanhamento dos novos lançamentos, busque alternativas que se encaixam no perfil da sua organização. As possibilidades são muitas, portanto, pesquisas são necessárias para encontrar os instrumentos corretos.

Quando encontrar a ferramenta que será utilizada, é necessário ficar atento. Nem toda ferramenta realiza varreduras periódicas de maneira automática, sendo necessário que você faça de forma manual. Entender o instrumento que será aplicado é fundamental para evitar possíveis surpresas.

#02. Busque a ajuda de uma empresa especializada no assunto

Quando você não queira desperdiçar tempo encontrando as alternativas certas, não deixe de buscar uma empresa especializada no assunto.

Por se tratar de um assunto bastante técnico, a segurança de dados pode exigir um certo conhecimento para dar os resultados esperados. Sem qualquer dúvida, uma boa empresa do ramo vai garantir que as informações da sua empresa fiquem protegidas da forma correta, encontrando os instrumentos ideais para atender as necessidades da sua marca.

Na maioria dos casos, os gastos que o seu negócio terá com o investimento em segurança de dados é algo que realmente compensa. Quando informações importantes estão expostas, as organizações tendem a ter um prejuízo incalculável. Afinal de contas, você não quer que a credibilidade da sua marca seja perdida por um descuido que pode ser evitado, não é verdade?

#03. A segurança de dados deve ser levada a sério por todos os colaboradores da empresa

Se a sua equipe não estiver ciente dos riscos que a insegurança de dados pode provocar na sua empresa, é muito importante mudar esse cenário.

Além de buscar instrumentos que previnam ameaças, todos os colaboradores devem evitar expor os dados da empresa de forma desnecessária. Quando se tem acesso a algo suspeito, os funcionários não devem confiar, mesmo tendo uma ferramenta de proteção.

Não custa nada evitar, né? Se tiver outro caminho que sinalize ser mais seguro, não hesite em utilizá-lo. Caso não tenha, busque realizar pesquisas antes de fazer downloads ou fornecer informações.

Embora pareça bobagem, erros de funcionários podem acarretar consequências desastrosas. Em muitos casos, fazer o investimento em cursos ou palestras sobre o tema acaba sendo uma opção viável para despertar o empenho da equipe.

Conclusão

Como foi possível observar, a segurança de dados desempenha um papel extremamente importante no cenário tecnológico em que estamos inseridos.

Se a sua empresa não se preocupa com a proteção das informações internas e de clientes, vai acabar se tornando vítima de crimes que estão ficando cada vez mais sofisticados.

Desta maneira, para não ficar isolado em um mercado competitivo, o investimento em segurança de dados precisa ser uma preocupação dos gestores, mesmo quando se trata de uma empresa pequena. Quando isso não acontece, os riscos são gigantescos, trazendo uma série de consequências para os negócios que são vítimas.

Caso você queira aprender mais sobre assuntos relacionados, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Lá você vai encontrar vários conteúdos importantes sobre vários assuntos, incluindo conteúdos tecnológicos.

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados