fbpx

Ultima Atualização: dezembro 15, 2021

Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Tudo o que você precisa saber sobre o JavaScript

javascript
Índice
Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

Se você trabalha ou já leu sobre o desenvolvimento para web, certamente conhece o JavaScript. Afinal, ela é a principal linguagem de programação do mundo, capaz de transformar ideias em aplicações de diferentes tipos e finalidades.

Seja no processo de criação de aplicativos, de sites ou de softwares, dominar essa linguagem é essencial. Isso porque, ela conta com diferenciais e benefícios expressivos, que tornam o trabalho do desenvolvedor muito mais eficiente.

Diante da relevância do tema, preparamos um post com tudo o que você realmente precisa sobre o JavaScript. Continue a leitura para tirar suas dúvidas e conhecer melhor esse recurso!

O que é JavaScript?

o que é javascript

JavaScript é uma linguagem de programação destinada a soluções web. Ela é fácil de ser executada e roda em navegadores de internet. Atualmente, é uma das linguagens mais importantes do mundo, fazendo parte do cotidiano dos desenvolvedores.

Vale destacar que ela consegue interagir com as páginas da web de diferentes maneiras. Assim, permite criar softwares que simplificam a vida dos consumidores e reduz bugs, por exemplo.

Mais do que isso, o JavaScript é um aliado na criação de sites, aplicativos e programas. Se você fizer uma breve pesquisa, provavelmente descobrirá alguma solução que surgiu por meio dele — o Node.js é um bom exemplo.

JavaScript não é Java!

Ao contrário do que possa parecer, o JavaScript não é Java! Na verdade, a única coisa que eles têm em comum é o nome. Naturalmente, isso gera muita confusão em quem não conhece bem as duas tecnologias.

Em resumo, o Java é um tipo de linguagem server-side, como PHP e Python. Já o JavaScript é uma linguagem client-side que pode controlar o HTML e o CSS com o intuito de manipular comportamentos na página. 

Como surgiu e quem desenvolveu o JavaScript?

Entender como surgiu essa linguagem de programação pode te ajudar a entender sua importância e aplicação no contexto atual. Assim, a primeira coisa que você precisa saber é que estamos falando de uma tecnologia recente, criada nos anos 90.

Ela surgiu para otimizar alguns processos e proporcionar uma melhor experiência ao usuário final. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, não é uma invenção do W3C.

A pessoa por trás dessa linguagem é Brendan Eich, da Netscape — um dos primeiros navegadores web. Quando criado, recebeu o nome de LiveScript, mas logo foi batizado de JavaScript. 

Quais as características básicas dessa linguagem de programação?

características do javascript

Como é possível perceber, estamos falando de uma linguagem de programação. Mas o que o JavaScript tem de tão diferente?

Em resumo, seu principal diferencial é ser uma linguagem de alto nível. Isso quer dizer que ela não se baseia nas codificações tradicionais, como “0” e “1”. Porém, o fato de ser complexa, não retira sua simplicidade, ok?

Pode parecer confuso, mas seus códigos são feitos para que um humano não tenha dificuldades em interpretá-los. A maior parte dos comandos estão em inglês e, de forma simples e direta, indicam a ação pretendida. Em resumo, parece que o programador está escrevendo a resposta que deseja da aplicação.

Onde o JavaScript é usado?

Diante de seus diferenciais, o JavaScript se tornou essencial para o trabalho dos programadores. Aliás, um dos pontos que justifica o seu sucesso é o grande número de possibilidades de aplicações em diversos tipos de projetos.

Atualmente, os programas têm um alto nível de interação, com imagens e vídeos que melhoram a experiência do usuário. Com isso, temos uma linguagem de programação versátil e essencial para a criação de:

  • aplicativos;
  • jogos para computador;
  • animações e ambiente 3D;
  • softwares para desktop.

Por que essa linguagem é tão importante?

por que javascript é importante

Diante de tudo o que falamos até aqui, já está claro que o JavaScript é uma poderosa ferramenta nas mãos de quem domina o assunto. Afinal, a transformação digital é uma realidade e as empresas precisam cada vez mais de recursos digitais.

Utilizar essa linguagem tem um impacto muito positivo no dia a dia dos programadores e no próprio resultado de seu trabalho. Confira!

Simplifica o desenvolvimento web

O Java é um campeão quando o assunto é desenvolvimento web. Sem dúvidas, essa é a linguagem mais utilizada em sistemas que operam por meio de navegadores, como softwares de gestão empresarial. 

Ademais, essa tecnologia é essencial para a programação de sites, uma vez que seus códigos podem ser implementados em HTML. 

Relevância no mercado mobile

Nos últimos anos, percebemos um aumento expressivo na criação de aplicativos, o que foi ainda mais impulsionado pela pandemia. Aliás, o mercado brasileiro voltado para esse segmento é o segundo que mais cresce no mundo.

O JavaScript tem um papel importante no cenário mobile. Devido ao suporte de frameworks, o trabalho dos profissionais é simplificado, tornando-o útil na criação de aplicativos para os principais sistemas operacionais, como o iOS e o Android.

Melhorias contínuas na linguagem

Devido a sua relevância, o JavaScript conta com uma comunidade de desenvolvedores experientes e que trabalham de forma contínua para aperfeiçoar os códigos. Isso faz com que a linguagem esteja em constante evolução, livre de erros e bugs.

Linguagem de fácil aprendizado

Sem dúvidas, o fato de a linguagem ser de fácil aprendizado simplifica o desenvolvimento das aplicações. Esse é um dos destaques do Java, já que seu código não é robotizado. Na verdade, são comandos simples em inglês e facilmente interpretáveis.

Compatível com diversas plataformas

Por fim, podemos destacar sua compatibilidade com inúmeras plataformas e navegadores web. Em síntese, essa linguagem enfrenta poucos problemas nesse sentido e isso justifica todo o seu sucesso no mundo da programação.

Junte-se à Poli Júnior e desenvolva as melhores aplicações!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o JavaScript? Como é possível concluir, estamos falando de uma linguagem de programação muito útil para o mercado de tecnologia. Com a transformação digital e a migração das empresas para ambientes virtuais, ele é ainda mais importante.A Poli Júnior tem uma equipe qualificada e com experiência no desenvolvimento de aplicações baseadas em Java. Podemos ajudar sua empresa a criar um bom site, aplicativo e sistemas. Entre em contato agora mesmo e dê um start em seu projeto!

Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Compartilhar

Mais artigos