O Node.js é um ambiente de execução Javascript usado por grandes players do mercado de tecnologia, como Netflix, Uber e LinkedIn. Com os avanços tecnológicos e no desenvolvimento web, ele se tornou ainda mais importante, especialmente para a criação de aplicativos.
Mas será que você conhece bem essa plataforma? E será que entende seus diferenciais e suas reais vantagens? Muita gente ainda não entendeu de onde vem o sucesso desse recurso, por isso preparamos este post.
Veja, a seguir, algumas informações essenciais sobre o Node.js e fique por dentro do assunto!
O que é Node.js?
O Node.js nada mais é que uma plataforma de execução na porta 80 padrão, que se baseia na web aberta. Assim sendo, o recurso permite desenvolver aplicações sem a necessidade de um browser para executá-las.
Em outras palavras, o que o Node.js garante é a criação de soluções Javascript que vão rodar como uma aplicação standalone, mudando a lógica a qual estávamos acostumados.
É interessante dizer que o seu criador, o Ryan Dahl, tinha em mente desenvolver sites em tempo real, com a incrível capacidade de envio. Sua inspiração partiu de aplicativos, como o Gmail, e sua invenção entregou aos desenvolvedores uma plataforma que trabalha sem bloqueio e voltada a eventos.
Assim sendo, depois de mais de 20 anos operando sob o paradigma de resposta a pedidos sem estado, agora temos programas com interações bidirecionais e em tempo real. Com isso, cliente e servidor conseguem se comunicar e trocar informações de forma livre.
Como o Node.js funciona?
Apresentando o conceito, pode parecer confuso, mas o ponto central do Node.js é que ele trabalha E/S orientada a eventos e livre de bloqueios. Com isso, consegue se manter leve e muito mais eficiente.
Enquanto o modelo tradicional gera um novo encadeamento a cada solicitação e pode ocupar toda a memória RAM do sistema, o Node.js é inovador e opera com apenas um encadeamento — ele é single-threaded.
Na prática, o sistema é capaz de se manter estável, mesmo com milhares de conexões simultâneas durante o loop de eventos — em que cada pedido é entendido como um evento único. Ele executa as requisições na pilha de eventos sem que haja o bloqueio da thread.
Quando usar o Node.js?
Sem dúvidas, estamos diante de uma plataforma inovadora e muito útil, mas a verdade é que ela pode não ser tão eficiente em todas as situações. Isso mesmo! Exatamente por isso, é preciso se informar e aprender a extrair todo o seu potencial.
Em resumo, o Node.js não é indicado para operações que demandam muito de CPU. Nesses casos, ele é pouco eficiente, podendo até perder seus benefícios.
Por outro lado, quando o objetivo é criar aplicativos com redes escaláveis e rápidas, ele é imbatível. A resposta para isso é bem simples: sua capacidade de lidar com muitas conexões ao mesmo tempo, sem perder rendimento.
Quais as vantagens do Node.js?
Diante do que já foi dito até aqui, fica claro que o grande diferencial do Node.js é a escalabilidade. De fato, talvez esse seja o seu grande ponto positivo, aquilo que chama mais atenção no mercado e atrai tantos desenvolvedores.
Os aplicativos mobile são uma tendência de mercado e as empresas que oferecem esse produto aos seus clientes estão um passo à frente dos seus concorrentes. É aí que
Porém, estamos falando de uma plataforma que veio para quebrar paradigmas. Com isso, temos mais alguns benefícios que merecem ser citados. Confira!
Alta produtividade
O Node.js é uma tecnologia de alta produtividade. Isso porque, além de ser compatível com o Javascript, ele trabalha com a mesma linguagem em frontend e backend.
Em pouco tempo, ela se tornou uma das preferidas dos desenvolvedores, permitindo que deploys e interações sejam executadas com mais agilidade, além de simplificar a resolução de problemas — o que se traduz em benefícios para o usuário final.
Leveza
O Node.js é uma plataforma muito mais leve que as demais soluções do mercado. Isso porque, ela não precisa de muitos recursos para funcionar, com destaque para o baixo uso de memória RAM.
Vale a pena destacar que ela pode ser usada juntamente com o Docker. Desse modo, seu desempenho é ainda mais expressivo, principalmente em processos deploy e replicação de máquinas.
Flexibilidade
Outro benefício expressivo do Node.js é a sua flexibilidade. Nesse sentido, é interessante dizer que o NPM (Node Package Manager) atua como gerenciador de pacotes da plataforma e, também, de diversos softwares em todo o mundo.
Isso significa que ele tem um grande potencial de expansão, com módulos que podem ser úteis em diversas situações.
Onde o Node.js pode ser usado?
Para finalizar este post, selecionamos alguns exemplos práticos de onde o Node.js pode ser usado no site da sua empresa. Essas são apenas algumas sugestões, pois há inúmeras maneiras de trazer essa tecnologia para o seu dia a dia. Confira!
Chat no site da empresa
Muitas empresas apostam no chat como ferramenta de comunicação com o cliente. Esse tipo de aplicação é multidirecional, uma vez que se baseia na troca de dados entre dois ou mais usuários ao mesmo tempo.
Com o Node.js, essa troca de informações acontecerá por meio da porta 80 padrão. Além disso, em razão de suas próprias características, o sistema se torna mais leve e ainda consegue atender bem uma grande demanda de acessos, sem necessitar de um grande processamento.
Inputs em fila
O mundo está cada vez mais dependente dos dados. Por isso, não é incomum que os bancos de dados das empresas recebam um grande volume de informações ao mesmo tempo e ainda precisem ser eficientes para comandos de respostas.
O Node.js é uma alternativa interessante, uma vez que consegue trabalhar com muitas solicitações sem operações de bloqueio — já que ele não demanda resposta e opera em JSON, agilizando a conexão e a própria visualização dos dados.
Rastreio de usuários no site
Por fim, o Node.js pode atuar ajudando a monitorar os visitantes do site e suas ações em tempo real. Em resumo, a empresa consegue extrair dados no mesmo momento em que os acessos são realizados.
Isso pode ser útil, por exemplo, para tomar decisões rápidas e apresentar sugestões de produtos com base em suas pesquisas, por exemplo.
Conclusão
Como você percebeu, o Node.js se baseia na linguagem de programação do JavaScript. O recurso é valioso para quem precisa desenvolver aplicativos, mas exige conhecimento e experiência. A boa notícia é que você pode contar com o apoio de quem entende do assunto. A Poli Júnior é especialista em criação de Apps e tem uma equipe pronta para te atender. Entre em contato agora mesmo!