fbpx

dezembro 13, 2021

Tecnologia e Inovação

Node.js: entenda como esse software poderá fazer a diferença em sua empresa

Node.js
Índice

O Node.js é um ambiente de execução Javascript usado por grandes players do mercado de tecnologia, como Netflix, Uber e LinkedIn. Com os avanços tecnológicos e no desenvolvimento web, ele se tornou ainda mais importante, especialmente para a criação de aplicativos.

Mas será que você conhece bem essa plataforma? E será que entende seus diferenciais e suas reais vantagens? Muita gente ainda não entendeu de onde vem o sucesso desse recurso, por isso preparamos este post.

Veja, a seguir, algumas informações essenciais sobre o Node.js e fique por dentro do assunto!

O que é Node.js?

o que é Node.js

O Node.js nada mais é que uma plataforma de execução na porta 80 padrão, que se baseia na web aberta. Assim sendo, o recurso permite desenvolver aplicações sem a necessidade de um browser para executá-las.

Em outras palavras, o que o Node.js garante é a criação de soluções Javascript que vão rodar como uma aplicação standalone, mudando a lógica a qual estávamos acostumados.

É interessante dizer que o seu criador, o Ryan Dahl, tinha em mente desenvolver sites em tempo real, com a incrível capacidade de envio. Sua inspiração partiu de aplicativos, como o Gmail, e sua invenção entregou aos desenvolvedores uma plataforma que trabalha sem bloqueio e voltada a eventos.

Assim sendo, depois de mais de 20 anos operando sob o paradigma de resposta a pedidos sem estado, agora temos programas com interações bidirecionais e em tempo real. Com isso, cliente e servidor conseguem se comunicar e trocar informações de forma livre.

Como o Node.js funciona?

Apresentando o conceito, pode parecer confuso, mas o ponto central do Node.js é que ele trabalha E/S orientada a eventos e livre de bloqueios. Com isso, consegue se manter leve e muito mais eficiente.

Enquanto o modelo tradicional gera um novo encadeamento a cada solicitação e pode ocupar toda a memória RAM do sistema, o Node.js é inovador e opera com apenas um encadeamento — ele é single-threaded

Na prática, o sistema é capaz de se manter estável, mesmo com milhares de conexões simultâneas durante o loop de eventos — em que cada pedido é entendido como um evento único. Ele executa as requisições na pilha de eventos sem que haja o bloqueio da thread.

Quando usar o Node.js?

Sem dúvidas, estamos diante de uma plataforma inovadora e muito útil, mas a verdade é que ela pode não ser tão eficiente em todas as situações. Isso mesmo! Exatamente por isso, é preciso se informar e aprender a extrair todo o seu potencial.

Em resumo, o Node.js não é indicado para operações que demandam muito de CPU. Nesses casos, ele é pouco eficiente, podendo até perder seus benefícios. 

Por outro lado, quando o objetivo é criar aplicativos com redes escaláveis e rápidas, ele é imbatível. A resposta para isso é bem simples: sua capacidade de lidar com muitas conexões ao mesmo tempo, sem perder rendimento.

Quais as vantagens do Node.js?

Quais as vantagens do Node.js

Diante do que já foi dito até aqui, fica claro que o grande diferencial do Node.js é a escalabilidade. De fato, talvez esse seja o seu grande ponto positivo, aquilo que chama mais atenção no mercado e atrai tantos desenvolvedores.

Os aplicativos mobile são uma tendência de mercado e as empresas que oferecem esse produto aos seus clientes estão um passo à frente dos seus concorrentes. É aí que 

Porém, estamos falando de uma plataforma que veio para quebrar paradigmas. Com isso, temos mais alguns benefícios que merecem ser citados. Confira!

Alta produtividade

O Node.js é uma tecnologia de alta produtividade. Isso porque, além de ser compatível com o Javascript, ele trabalha com a mesma linguagem em frontend e backend.

Em pouco tempo, ela se tornou uma das preferidas dos desenvolvedores, permitindo que deploys e interações sejam executadas com mais agilidade, além de simplificar a resolução de problemas — o que se traduz em benefícios para o usuário final.

Leveza

O Node.js é uma plataforma muito mais leve que as demais soluções do mercado. Isso porque, ela não precisa de muitos recursos para funcionar, com destaque para o baixo uso de memória RAM.

Vale a pena destacar que ela pode ser usada juntamente com o Docker. Desse modo, seu desempenho é ainda mais expressivo, principalmente em processos deploy e replicação de máquinas.

Flexibilidade

Outro benefício expressivo do Node.js é a sua flexibilidade. Nesse sentido, é interessante dizer que o NPM (Node Package Manager) atua como gerenciador de pacotes da plataforma e, também, de diversos softwares em todo o mundo.

Isso significa que ele tem um grande potencial de expansão, com módulos que podem ser úteis em diversas situações.

Onde o Node.js pode ser usado?

Para finalizar este post, selecionamos alguns exemplos práticos de onde o Node.js pode ser usado no site da sua empresa. Essas são apenas algumas sugestões, pois há inúmeras maneiras de trazer essa tecnologia para o seu dia a dia. Confira!

Chat no site da empresa

Muitas empresas apostam no chat como ferramenta de comunicação com o cliente. Esse tipo de aplicação é multidirecional, uma vez que se baseia na troca de dados entre dois ou mais usuários ao mesmo tempo.

Com o Node.js, essa troca de informações acontecerá por meio da porta 80 padrão. Além disso, em razão de suas próprias características, o sistema se torna mais leve e ainda consegue atender bem uma grande demanda de acessos, sem necessitar de um grande processamento.

Inputs em fila

O mundo está cada vez mais dependente dos dados. Por isso, não é incomum que os bancos de dados das empresas recebam um grande volume de informações ao mesmo tempo e ainda precisem ser eficientes para comandos de respostas.

O Node.js é uma alternativa interessante, uma vez que consegue trabalhar com muitas solicitações sem operações de bloqueio — já que ele não demanda resposta e opera em JSON, agilizando a conexão e a própria visualização dos dados.

Rastreio de usuários no site

Por fim, o Node.js pode atuar ajudando a monitorar os visitantes do site e suas ações em tempo real. Em resumo, a empresa consegue extrair dados no mesmo momento em que os acessos são realizados.

Isso pode ser útil, por exemplo, para tomar decisões rápidas e apresentar sugestões de produtos com base em suas pesquisas, por exemplo.

Conclusão

Como você percebeu, o Node.js se baseia na linguagem de programação do JavaScript. O recurso é valioso para quem precisa desenvolver aplicativos, mas exige conhecimento e experiência. A boa notícia é que você pode contar com o apoio de quem entende do assunto. A Poli Júnior é especialista em criação de Apps e tem uma equipe pronta para te atender. Entre em contato agora mesmo!

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress