Na gestão empresarial e suas implicações, há a necessidade constante de armazenar, organizar e proteger as informações de forma segura e eficaz.
Para isso, as bases de dados são amplamente utilizadas em diversos sistemas gerais de empresas, independente do porte das mesmas.
Além disso, as bases de dados e pesquisas são os principais meios de informação, tanto no meio acadêmico quanto no mundo dos negócios.
Dessa forma, surge a necessidade de gerir os bancos de dados adequadamente, protegendo as informações contidas e administrando-as da melhor forma possível.
Para atender a esta e outras necessidades é que o SGBC (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) foi desenvolvido e aprimorado desde então.
Mas afinal, o que é o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados? É o que explicaremos no tópico a seguir.
O que é Sistema de Gerenciamento de banco de dados?
Como o próprio nome já fala, o Data Base Management System (em tradução livre, sistema de gerenciamento de banco de dados) é uma série de softwares desenvolvidos especialmente para gerenciar uma ou várias bases de dados de um mesmo domínio.
Ou seja, todas as informações utilizadas e armazenadas devem ser processadas e gerenciadas pelo sistema de gerenciamento de banco de dados em questão.
Possui princípios básicos de atuação, sendo eles:
- Integridade: apenas dados reais e íntegros
- Segurança: Capacidade de assegurar os dados armazenados
- Tolerância a falhas
- Recuperação: Backup
- Controle de concorrência: Garante a atualização correta e simultânea de acesso.
Viabilizam a alteração, inclusão ou exclusão de dados de forma simplificada pelos clientes, que passam a ter altos níveis de satisfação e autonomia.
Além disso, são formados pelos seguintes elementos em sua arquitetura:
- Motor de base de dados
- Subsistema de definição
- Subsistema de manipulação
- Subsistema de administração
- Subsistema de de gerações
Como os sistemas de gerenciamento de dados funcionam e quais suas funções?
Funcionam a partir da tecnologia API ou a partir de drivers os quais executam comandos em linguagem SQL, diferenciando-se umas das outras pelas interfaces e pelos modos de atuação.
- Tecnologia API
A tecnologia API (Application Programming Interface, em tradução livre: interface de programação de aplicação) é utilizada para o desenvolvimento de softwares os quais necessitam de permissões entre plataformas, possibilitando a comunicação facilitada e efetiva entre aplicativos.
É caracterizada pela criação de interfaces, que possibilitam o uso fácil e efetivo de clientes.
- Comandos em linguagem SQL
A linguagem SQL é a mais utilizada na execução de comandos de bases de dados relacionais, as quais funcionam a partir de tabelas.
- Funções
As funções viabilizadas pelos Sistemas de Gerenciamento em bases de dados são as principais responsáveis pelo seu amplo uso, todas elas fundamentadas nos princípios básicos existentes.
A seguir, você confere as principais delas.
- Promover a segurança
Como dito anteriormente, a segurança é um dos princípios que fundamentam o SGBD.
Dessa forma, tais sistemas possuem como uma das principais funções promover a segurança, seja ela física ou lógica.
Tal proteção é viabilizada pelas permissões de acesso, destinadas apenas a pessoas autorizadas previamente e com direito ao acesso das informações.
Assim, a segurança é garantida e as chances de uso indevido de dados são reduzidas significativamente.
- Garantir a integridade
A integridade dos dados também é um fundamento do SGBD, que tem como objetivo principal manter as informações válidas e consistentes.
Assim, há mecanismos específicos capazes de garantir a integridade efetivamente, evitando a inconsistência de dados.
- Atualizar, alterar e eliminar arquivos
Ao lidar com dados e arquivos, há a necessidade constante de alteração dos mesmos.
Isso acontece porque mudanças são realizadas todos os dias, principalmente em relação a dados cadastrais pessoais como: endereço, telefone, etc.
Dessa forma, o SGBD possibilita a atualização, alteração e a eliminação de arquivos, para adequá-los à situação atual existente.
- Cadastrar e administrar usuários
O cadastro de usuários é fundamental para o gerenciamento de banco de dados, tendo em vista que todos os dados armazenados serão referentes aos respectivos cadastros feitos.
Assim, o sistema de gerenciamento de banco de dados possibilita o cadastro e a administração de usuários, tornando todo o processo mais simples e eficiente.
- Compartilhar dados
Além de todas as funções citadas acima, o SGBD ainda possibilita a importação e exportação de dados específicos, de forma segura e atendendo as necessidades existentes.
Vale salientar ainda a importância de que esse compartilhamento seja feito adequadamente, para que não haja uso indevido de dados e vazamento dos mesmos.
- Realizar backups
Os backups são tidos como uma medida de segurança para casos de falhas tecnológicas ou humanas, a partir de uma cópia do sistema atual que deverá ser atualizada a cada alteração.
Tal cópia permite recuperar os dados em casos de intercorrências, com base na última cópia salva.
Assim, não há perdas massivas de dados e a continuidade de trabalho não é prejudicada.
Tipos de sistemas de gerenciamento de dados
Como dito anteriormente, os tipos de sistemas existentes diferenciam-se entre si pela forma de funcionamento e pelas viabilidades oferecidas.
Dessa forma, é interessante conhecer os principais tipos dentre todos os existentes, para entender melhor o funcionamento de cada um deles e as especificações ofertadas, atentando-se as melhores opções para as suas necessidades.
- Hierárquico: O primeiro tipo de sistema de gerenciamento de dados criado, é utilizado há anos e classifica as informações de forma hierárquica, baseando-se em importância e relação. As informações são classificadas em “pais” e “filhos”, relacionando informações filhos a um único pai e criando uma conformação piramidal.
- De rede: Semelhante ao modelo anterior, mas diferente dela as informações “filhos” podem ser relacionadas a diversos “pais”, criando maior grau de complexidade entre as relações.
- Relacional: É o modelo que utiliza linguagem SQL e relaciona as informações em tabelas, conectando dados de diferentes origens.
- Não relacional: Modelo não SQL, onde não há definição prévia nem relações em tabelas.
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe o que é, como funciona e as funcionalidades existentes, basta escolher o modelo de SGBD que mais atende as necessidades do seu negócio e aproveitar de todos os benefícios decorrentes do uso de tais sistemas.
Caso tenha interesse em promover e utilizar esses sistemas na sua empresa, fale com um de nossos especialistas e ele te ajudará.
Para nos constatar, clique aqui.