Aplicativo mobile: descubra a força que ele tem para o seu negócio!

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está transformando o comportamento das pessoas dia após dia, o que contribui para a simplificação de muitos processos. Desta maneira, quando observamos o crescimento da utilização dos aplicativos móveis por todos nós, percebemos que os negócios precisam se adaptar a esse novo cenário.

Empresas dos mais variados segmentos, incluindo as menores, estão aproveitando os benefícios gerados pelos aplicativos mobile para se aproximar dos seus consumidores e, com isso, aumentar as vendas e lucratividade.

Na prática, conforme a tecnologia facilita o consumo, os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e seletivos. E é exatamente por isso que recorrer ao aplicativo móvel precisa ser visto como um investimento importante, sendo uma alternativa que precisa ser considerada pelos gestores.

As possibilidades geradas pelos aplicativos móveis são muitas, tornando a comunicação das empresas com o seu público muito mais moderna e simplificada. A lealdade do cliente é um dos benefícios mais importantes quando falamos na implementação dessa tecnologia.

No Brasil, os últimos levantamentos apontam que existem mais celulares do que pessoas em circulação, o que contribui para compreender as razões pelas quais os negócios estão investindo nesse tipo de solução de maneira crescente.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância que os aplicativos móveis representam para as empresas nos dias atuais, continue lendo esse texto até o final.

Boa leitura!

Por que o meu negócio deve investir em um aplicativo móvel?

#01. Mobile possui um crescimento constante

Como foi falado anteriormente, existem mais celulares do que pessoas em circulação no Brasil, e esse número não para de crescer. Além disso, de acordo com um relatório divulgado pela App Annie Intelligence, o brasileiro gasta cerca de 5,4 horas por dia com os smartphones, ficando em primeiro lugar no ranking mundial.

Boa parte desse tempo é acessando aplicativos, onde é possível interagir com outras pessoas, passar o tempo com diversas opções de entretenimento, além de conferir novidades e promoções das suas lojas favoritas.

Quando uma empresa está inserida nesse ambiente, os usuários se sentem mais próximos da marca. E não para por aí, já que os consumidores têm à sua disposição uma opção extremamente simplificada e intuitiva para amadurecer a decisão de compra.

Se o seu negócio não proporciona essa facilidade para o público, é bem provável que ele busque uma empresa concorrente que ofereça essa alternativa.

#02. Mais engajamento e relacionamento

Uma coisa podemos afirmar sem medo de errar: atualmente os consumidores querem muito mais do que simplesmente consumir algum produto ou serviço. Eles buscam uma experiência completa.

Portanto, quando uma determinada empresa está presente nos ambientes frequentados pelo público, as chances de melhorar o engajamento e relacionamento são maiores. As pessoas querem mais atenção e facilidade, o que é facilmente gerado quando o negócio investe em um bom aplicativo móvel.

A facilidade proporcionada pelos aplicativos móveis gera uma enorme sensação de conveniência, o que é de grande valor nos dias atuais, concorda?

Uma empresa que facilita a vida dos consumidores tende a se beneficiar com uma maior valorização por parte do público, seja ele de baixo, médio ou alto poder aquisitivo. As chances de engajar a audiência são maiores, gerando um relacionamento muito mais duradouro e sólido.

#03. Crescimento das vendas

Como você deve imaginar, o crescimento das vendas se torna provável quando um negócio investe corretamente em soluções que facilitam a vida dos consumidores.

E crescer as vendas é algo sempre buscado pelas mais variadas empresas, não é verdade? Pois bem, saiba que os aplicativos móveis permitem que o público conheça melhor a marca e os produtos oferecidos por ela, além de haver a possibilidade desses produtos e serviços serem vendidos no próprio aplicativo.

Conforme a utilização dos aplicativos vem crescendo, as vendas realizadas por meio dessas soluções não param de aumentar. Os consumidores estão cada vez mais acostumados a fecharem negócios nesses ambientes, principalmente quando é levado em conta o tempo que é poupado quando uma compra é feita através de um aplicativo.

#04. Melhor imagem do negócio

Ter uma boa imagem é uma das questões mais importantes para o sucesso de uma empresa no mercado. E caso você não saiba, os aplicativos móveis ajudam a melhorar a imagem dos negócios.

Afinal de contas, uma boa imagem geralmente resulta em uma maior quantidade de vendas. Se a sua empresa está inserida em um ambiente altamente frequentado pelas pessoas, como é o caso dos aplicativos móveis, com certeza os consumidores vão passar a olhar o seu negócio de outra forma.

Isso ocorre em razão da facilidade proporcionada por essas ferramentas, o que já foi abordado anteriormente por aqui.

#05. Conhecer melhor o perfil do cliente

Quer conhecer melhor o seu cliente? Pois bem, por meio dos aplicativos móveis você consegue saber mais sobre ele, compreender seus gostos e saber o que serve como um atrativo para ele.

Para finalizar uma compra no seu aplicativo, o consumidor preenche algumas informações importantes, colocando o e-mail, telefone e outros dados que podem ser utilizados pela sua equipe de marketing. Porém, lembre-se que a utilização dessas informações deve sempre respeitar a lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD).

Além disso, analisando as últimas compras e até mesmo a maneira pela qual o cliente vem utilizando o aplicativo, é possível oferecer recomendações e descontos exclusivos.

#06. Ter um diferencial no mercado

Por fim, mas não menos importante, é necessário levar em consideração que os aplicativos móveis são um diferencial que as empresas têm frente à concorrência.

O processo de fidelização do cliente está completamente associado ao desempenho que uma empresa tem no mercado. Na prática, os negócios que possuem alguns diferenciais conseguem fidelizar o seu público e, além disso, captar novos consumidores de maneira mais rápida e eficaz.

Com um bom aplicativo móvel, o público vai classificar a sua empresa como inovadora, o que alimenta ainda mais a percepção de um diferencial vantajoso.

E aí, o que você acha de tudo? Se você gostou desse conteúdo e deseja aprender mais sobre outros assuntos importantes, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Até breve!

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados