fbpx

agosto 27, 2021

Todos

Desenho Técnico Mecânico: conheça a sua viabilidade e essencialidade para projetos de sucesso

Pessoa realizando um desenho técnico mecânico para empresas

Conforme a presença das máquinas vem crescendo ano após ano no mercado, a utilização de um desenho técnico mecânico está se tornando uma questão extremamente importante neste cenário, além de ser indispensável em diversas ocasiões.

Na prática, ele garante muito mais qualidade e precisão durante o desenvolvimento de projetos. Ou seja, a fabricação de peças e produtos ocorre com uma segurança bem maior.

Ao reunir o máximo de detalhes possível, um bom desenho técnico mecânico consegue representar os componentes de um projeto de forma precisa, seja ele uma peça, motor, máquina ou até mesmo um automóvel. É por meio dele que uma visualização completa de todos os ângulos do que está sendo projetado se torna realidade, principalmente quando levamos em conta que o desenho abrange a vista frontal, lateral esquerda, lateral direita e superior do objeto.

Com isso, uma série de vantagens são geradas, incluindo a redução de erros, algo sempre buscado pelos empreendedores, seja ele qual for. E para você conhecer mais sobre a verdadeira importância de um projeto mecânico nos dias atuais, continue lendo esse texto até o final.

Boa leitura!

Primeiramente, você realmente sabe o que é um projeto técnico mecânico?

Antes de descobrir quais motivos tornam o projeto técnico mecânico indispensável nos dias atuais, você precisa saber o que é um, não é verdade?

Pois bem! Um projeto técnico mecânico pode ser definido como um conjunto de desenhos que vão servir para descrever os componentes de um determinado projeto. Ele é considerado uma ferramenta de criação, além de ser um processo de transferência de informação, o que contribui para a criação de um projeto com mais qualidade e precisão.

Quando paramos para analisar um projeto técnico mecânico, percebemos que ele é composto por várias visualizações do objeto que está sendo desenvolvido. Isso permite que todos os componentes sejam vistos a partir de ângulos diferentes.

Desta maneira, se você está planejando a criação de uma peça ou produto novo, ou até mesmo a melhoria de uma ferramenta já existente, com certeza o projeto técnico mecânico precisa ser levado em consideração por você. Além disso, muitos operadores de máquinas que já estão em funcionamento acabam recorrendo-lhe para garantir que os métodos corretos estão sendo utilizados nesses equipamentos.

O melhor de tudo é que as representações podem ser feitas para peças e produtos específicos, o que permite uma melhor adaptação às necessidades do cliente.

Porém, para um desenho técnico mecânico ser, de fato, eficaz, ele precisa ser elaborado por pessoas capacitadas. Os maiores responsáveis pelo seu desenvolvimento são os engenheiros mecânicos, profissionais que conseguem garantir a eficiência do projeto.

Mas, afinal, qual é a importância de um desenho técnico mecânico para os projetos da minha empresa?

Após conhecer melhor o que é um desenho técnico mecânico, chegou o momento de descobrir a verdadeira importância dele para os projetos da sua empresa.

Para começar, é necessário compreender que os benefícios desse instrumento vão muito além das questões abordadas aqui. Ele consegue ajudar no resultado de um projeto de diversas formas, o que acaba justificando a sua importância.

Sabendo disso, vamos conferir alguns exemplos de benefícios proporcionados por um bom desenho técnico mecânico?

Veja só:

·      Maior produtividade: por haver menores chances de fabricar peças defeituosas, o aumento da produtividade é uma das maiores vantagens. E não para por aí, já que a fabricação dos equipamentos ocorre de maneira mais rápida. Portanto, os desenvolvedores do projeto têm condições de criá-lo com mais agilidade e espontaneidade;

·      Produtos com mais qualidade: em decorrência da possibilidade de padronização do processo de fabricação, os resultados dos projetos acabam tendo mais qualidade. Com isso, a satisfação final do cliente é viabilizada com mais facilidade;

·      Manutenção facilitada: quando se tem um desenho que pode servir como um mapa de um determinado produto, os profissionais responsáveis pela manutenção desse equipamento têm maiores chances de encontrar e prevenir os erros. Desta maneira, fica muito mais simples identificar possíveis defeitos, além de solucioná-los com mais rapidez.

·      Melhor gestão de conhecimento: em um mercado extremamente competitivo, o domínio do conhecimento na área de atuação é uma questão fundamental. Isso permite um crescimento mais saudável e acelerado, o que deve ser buscado constantemente pelo seu negócio;

E como funcionam as etapas de um desenho técnico mecânico?

Um desenho técnico mecânico bem elaborado precisa ser desenvolvido seguindo algumas etapas importantes. E para você compreender de uma vez por todas como funciona esse caminho, separamos as principais etapas dele.

Em primeiro lugar, uma pesquisa informacional deve ser realizada. Ela vai servir para as informações, ideias e anseios dos clientes serem coletados. Assim, a finalidade do produto será viabilizada, bem como as dimensões imaginadas.

O próximo passo consiste no detalhamento e modelagem do produto. Caso você não saiba, a modelagem 3D é feita por meio de programas computacionais que permitem criar e modificar um produto de acordo com a sua representação bi ou tridimensional. Ou seja, é possível visualizar e esboçar uma peça ou máquina de forma bastante realística, além de gerar um modelo palpável, em uma escala reduzida, via impressão 3D. E quando se trata de um conjunto de peças, também é possível fazer estudos de movimento e realizar a montagem completa do equipamento.

Após haver uma construção tridimensional do projeto, o detalhamento acontece. É a partir de então que os desenhos técnicos em 2D são realizados para que as informações precisas das especificações sejam pensadas e, com isso, o produto seja fabricado corretamente. Para isso, é necessário seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Por fim, a vista explodida e a lista de componentes entram em ação. Elas dão suporte ao processo de identificação e enumeração das peças, além de permitir um encaixe adequado a cada uma delas.

E aí, o que você achou? Para saber como a Poli Júnior pode ajudar o seu negócio a aproveitar as melhores possibilidades da engenharia mecânica, basta dar um clique aqui. Além disso, se você gostou desse conteúdo e deseja aprender mais sobre outros assuntos importantes, você só precisa clicar aqui para acessar o nosso blog. Até logo!

Descrição: 5 segundos de protólogo político e segredos.

Mais artigos

plugins premium WordPress