fbpx

junho 14, 2021

Tecnologia e Inovação

Softwares: a solução e criatividade de grandes empresas!

Pessoa estudando o que é um software

Nos dias atuais, a tecnologia vem proporcionando uma série de mudanças significativas na sociedade em que vivemos, incluindo nos negócios. Os softwares, estão participando desse processo cada vez mais, se tornando um instrumento extremamente importante para as empresas.

Sua importância se dá exatamente por causa das possibilidades oferecidas por esses programas ou sistemas.

Se você observar bem, as organizações estão constantemente buscando soluções para resolver ou simplificar os mecanismos de trabalho. Em muitos casos, elas encontram nos softwares essas soluções.

Quando essas ferramentas são utilizadas da forma correta, elas facilitam, e muito, os métodos de trabalho. Isso serve para explicar a sua importância, bem como entender os motivos pelos quais os negócios buscam os softwares para facilitar diversas atividades ou procedimentos essenciais.

Mesmo quando não há soluções disponíveis no mercado para o que você precisa, é possível desenvolver uma alternativa que se encaixe perfeitamente ao seu modelo de negócio.

Desta maneira, caso você queira compreender melhor a importância dos softwares para as organizações, saiba que você está lendo o conteúdo certo. Além de entender a importância, traremos um apanhado de informações interessantes sobre esses equipamentos.

Boa leitura!

Primeiramente, você sabe mesmo o que são softwares?

Os softwares podem ser definidos como um programa ou sistema desenvolvidos para computadores ou outros equipamentos eletrônicos. Esse mesmo termo é utilizado para descrever apps, scripts, etc.

No mercado atual, há diversos tipos de softwares que foram projetados para executar diferentes tipos de atividades, seja em um computador, tablet, celular, smart TV, console de videogame ou em outros aparelhos eletrônicos que sejam capazes de rodar essas ferramentas.

Esses softwares funcionam por fornecer instruções ao hardware, o que possibilita um funcionamento. Desta forma, eles são divididos em três principais categorias:

  • Softwares de programação: os softwares de programação são utilizados pelos programadores durante o desenvolvimento de novos softwares e programas. Nessas ferramentas, é utilizado algumas linguagens de programação, como C, Java e Python.
  • Softwares de aplicação: abrange todos os programas oriundos das programações de softwares. Estão presentes em grande parte da nossa rotina, sendo utilizados em computadores ou dispositivos móveis. Os jogos, aplicativos de redes sociais e navegadores são alguns exemplos, desempenhando diferentes atividades específicas no nosso dia a dia.
  • Softwares de sistema: é a base em que os anteriores vão rodar. Por causa disso, os softwares de sistema podem ser considerados os mais importantes, fazendo a comunicação entre o computador e o usuário. O Windows, macOS, Android e IOS são alguns dos softwares de sistema mais importantes e utilizados.

Por que os softwares são tão importantes para as empresas?

Após entender melhor o que é um software, chegou o momento de compreender a sua importância, ou melhor, os motivos que fazem dele um instrumento necessário e extremamente poderoso.

Como muitos já sabem, as tecnologias são amplamente utilizadas pelos negócios por servirem na otimização de processos, tempo e recursos. Desta forma, o propósito dos softwares segue o mesmo caminho, tornando inúmeras atividades mais simples e práticas.

Ou seja, a sua importância é gigantesca para as empresas de todos os segmentos e tamanhos. Em um mundo cada vez mais inserido no ambiente tecnológico, os softwares desempenham um papel cada vez mais importante.

A praticidade e agilidade são apenas alguns dos diversos benefícios proporcionados pela utilização dessas ferramentas nas organizações. Por exemplo, os softwares de gestão conseguem facilitar a rotina dos negócios de forma abrangente, simplificando os processos em diferentes situações.

É possível armazenar dados sobre estoque, preços, pendências, contato de fornecedores, etc. Outro ponto positivo consiste na confiabilidade. Quando as informações são colocadas nos softwares de forma correta, a chance de um resultado incorreto acaba sendo inexistente.

Em alguns casos, as empresas precisam integrar sistemas ou projetos para facilitar os processos de forma geral. Nessas situações, os softwares de integração conseguem fazer essa tarefa, integrando uma série de mecanismos em um único sistema.

Além de tudo isso, essas ferramentas possibilitam a tomada de decisões rápidas, oferecem maior controle dos prazos e permitem a redução de custos.

Nem todo mundo associa o investimento em softwares com as possibilidades de redução de custos, algo extremamente importante para as empresas. Afinal de contas, todos os negócios buscam reduzir custos, não é verdade? Pois bem, justamente por simplificar processos e realizar diversas atividades de maneira simples, os softwares acabam proporcionando uma redução de custos relevante para as organizações.

Outra possibilidade é o desenvolvimento de aplicativos exclusivos das empresas para celulares. Eles servem para oferecer serviços, produtos, ofertas e informações sobre a empresa de forma exclusiva para os clientes, sendo mais uma ferramenta que aproxima os clientes do negócio. As organizações que fazem investimentos do tipo estão conseguindo obter resultados surpreendentes.

Como faço para ter um software na minha empresa?

Ter um software facilitando os processos da sua empresa é algo mais simples do que parece. Em uma rápida busca na internet, com toda certeza você encontrará várias opções disponíveis, algumas até gratuitas.

Mas, muitos gestores ficam em dúvida quando precisam definir se devem realizar a contratação de uma opção já disponível no mercado ou se é mais oportuno idealizar algo totalmente novo. Porém, não há uma resposta definida para essa questão.

A empresa deve analisar o cenário para conseguir tomar essa decisão. Quando existem opções no mercado que atendem perfeitamente às necessidades do negócio, é de se imaginar que contratar uma dessas opções seja o caminho mais viável. Por outro lado, quando não há alternativas que se encaixem perfeitamente ao que a empresa busca, o investimento em um software totalmente novo se torna uma possibilidade a ser considerada.

Nas ocasiões em que as organizações procuram uma ferramenta para executar atividades mais simples e rotineiras, como a gestão financeira, a contratação de uma opção já existente no mercado acaba se tornando a melhor alternativa. Os softwares de gestão empresarial que estão disponíveis nos dias atuais conseguem auxiliar nas principais atividades realizadas por uma empresa, emitindo nota fiscal eletrônica, cadastrando os clientes e fornecedores, gerando relatórios e por aí vai.

Contudo, quando nos referimos aos negócios que possuem processos específicos, bem como um complexo sistema de trabalho, é muito provável que os softwares disponíveis no mercado não atendem a diversas exigências. Nessas situações, um estudo deve ser realizado para encontrar a melhor alternativa.  É recomendado que uma empresa especializada no assunto seja consultada para desenvolver o software da forma correta, garantindo que todas as necessidades da empresa sejam atendidas.

A Póli Júnior, empresa júnior formada pelos alunos da Universidade de São Paulo (USP), está conseguindo ajudar muitas empresas que buscam soluções do tipo. Isso acontece através de um rigoroso protocolo de segurança, tornando as necessidades dos negócios em soluções realmente eficazes.

Em um desenvolvimento de software, a concepção pode ser considerada o primeiro passo. Seguindo esse caminho, a Póli Júnior consegue reunir tecnologia, inovação e design para trazer um protótipo testável em um curto espaço de tempo.

Desta maneira, organizações que buscam softwares que permitem a centralização e organização de dados podem contar com a ajuda da Póli Júnior para colocar as ideias em prática. Outras soluções também são viabilizadas por nós, incluindo aplicativos para celulares e outras alternativas. Caso você queira entender melhor como funciona o nosso, agendar uma avaliação ou falar com um de nossos especialistas, basta dar um clique aqui.

Mais artigos

plugins premium WordPress