fbpx

novembro 11, 2021

Tecnologia e Inovação

Por que o desenvolvimento de software é primordial para as empresas?

desenvolvimento de software
Índice

O processo de desenvolvimento de software é constituído por procedimentos estratégicos, que têm o objetivo de arquitetar e testar a criação de aplicativos e demais softwares.

O desenvolvimento de sistemas oferece várias vantagens para os negócios, uma vez que esse tipo de solução otimiza setores e serviços de diversos segmentos empresariais, como também ajuda na diminuição de custos.

Contudo, para que uma solução seja entregue, é preciso seguir as melhores práticas de programação, como também o auxílio de profissionais capacitados para a área.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você saiba como o desenvolvimento de apps e softwares são essenciais para as empresas, além do porquê de contratar especialistas no ramo

Confira agora!

Como é feito o desenvolvimento de software?

como fazer desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software é uma atividade em que profissionais de programação criam sistemas de computação para diferentes usos.

É um sistema baseado em um conjunto de códigos. Ou seja, instruções escritas com um tipo de linguagem computacional.

Esses códigos não são visualizados pelos usuários, uma vez que essas instruções serão traduzidas na tela do equipamento eletrônico. É como se o profissional escrevesse em uma língua e a máquina traduzisse para outra. 

Os “devs”, nome comum que são chamados os desenvolvedores, são os responsáveis pelos softwares. Eles podem trabalhar com diferentes conjuntos de códigos, a depender da demanda.

Um software, em sua estrutura básica, é constituído por uma gama de códigos interligados e relacionados que criam um produto. Assim, o desenvolvedor cria uma sequência que, ao ser executada, pode dar vida a uma aplicação.

Alguns exemplos de linguagens de programação são:

  • PHP: é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Serve para criar sites dinâmicos, extensões de aplicativos e otimizar softwares e sistemas operacionais;
  • Kotlin: é um tipo de linguagem de programação que diminui erros comuns de código e se integra a aplicativos existentes. Assim, para quem deseja criar um app Android, por exemplo, essa é a solução ideal.

Por que é importante contratar especialistas em desenvolvimento de software?

O desenvolvimento de software demanda conhecimento, já que são linguagens bastante específicas que não ensinadas no nosso dia a dia. Por isso, contratar especialistas do setor para a sua empresa é uma opção bastante interessante.

Além de diminuir erros que pessoas pouco entendidas podem cometer, os profissionais da área também ficam disponíveis para ajudar em qualquer urgência.

Os especialistas são indicados para quem precisa de processos corporativos bem definidos. A Poli Júnior é referência no ramo de desenvolvimento de sistemas e pode ser sua opção ideal!

porque-contratar-desenvolvedores

Enfim, são muitos os motivos para contratar especialistas. A seguir, veja a importância em contar com especialistas nesse ramo:

Escolha da melhor arquitetura de software

O processo de desenvolvimento de um software possibilita que o sistema comece a ser desenhado. A arquitetura é o alicerce inicial de todo o projeto.

Isso pelo fato de que ela é quem determina o funcionamento interno do sistema para que todas as especificações sejam compreendidas. Esse processo envolve a estrutura, como também pontos referentes à linguagem de programação, design de interface, entre outros.

Geralmente, isso é posto em prática por um arquiteto de software. É importante salientar que a arquitetura de software é diferente do desenvolvimento de software!

Suporte em casos de dúvidas ou emergências

As empresas responsáveis pelo desenvolvimento de softwares disponibilizam um helpdesk para sanar qualquer dúvida ou emergências com os programas.

Assim, caso aconteçam urgências com o sistema, profissionais estarão disponíveis para atender e sanar qualquer erro. Isso mostra a importância de contar com uma empresa especializada, como a própria Poli Júnior.

Otimização de processos internos

Os especialistas em desenvolvimento de softwares não apenas criam o sistema, mas também levam em consideração tudo que o cliente falou que precisa otimizar e outros insights.

Assim, eles desenvolvem o programa levando em conta as necessidades da empresa a fim de otimizar todos os processos da organização. O software lançado é então desenvolvido a quatro mãos. 

otimização de softwares

Quais são as etapas do desenvolvimento de software?

O desenvolvimento de software conta com algumas fases que são essenciais para a sua criação. Veja, a seguir, quais são elas: 

Levantamento de requisitos

Todo projeto que visa criar um programa exige bastante atenção. Não pode haver negligência nessa etapa, uma vez que isso poderia colocar em risco todo o trabalho realizado.

O levantamento de requisitos serve para entender quais as reais necessidades dos clientes. Ele determina se o software precisará seguir certas especificações e padrões. Nessa fase, tanto o cliente como o gerente do projeto são responsáveis pela constituição.

Análise de requisitos

Depois de realizar o levantamento de requisitos, é preciso analisá-los para saber se é viável a criação do sistema.

Após reunir as informações, é fundamental verificar se há erros, ambiguidades, contradições ou dados incompletos. A partir disso, os especialistas terão subsídios para realizar o serviço considerando as condições pré-estabelecidas.

Análise financeira

Esse é o momento de estimar quais serão os custos do projeto. Ou seja, analisa-se a quantidade de recursos financeiros e humanos para desenvolver o programa conforme o que foi requisitado pelo cliente.

Quanto maior a complexidade do software, maiores serão os custos. Tudo isso deve ser negociado e estipulado em contrato assinado por ambas as partes.

Produção

produção de software

A fase de produção pode ser dividida em várias partes, conforme a dificuldade de desenvolvimento do software e da metodologia empregada na sua condução.

Os profissionais podem determinar a entrega em módulos. Isso quer dizer que, em vez de finalizar tudo de uma vez, é possível liberar diferentes partes do projeto, sendo que o cliente aprova ou não cada etapa entregue.

Testes

A fase de teste é bastante importante, uma vez que é nela que os códigos se submeterão às condições de verificação.

O segredo é testar todas as possibilidades antes de lançar um produto, a fim de reduzir a possibilidade de ocorrer erros após sua implementação.

Implementação

Após a finalização das rodadas de testes, a implementação pode acontecer em diferentes etapas.

Pode haver sessões de treinamento para que o cliente aprenda a utilizar o software e também pode acontecer o trabalho de manutenção futuro, nas situações em que são descobertas falhas ao longo do tempo.

Por que contratar a Poli Júnior para desenvolvimento de software?

poli júnior desenvolvimento de software

A Poli Júnior é especializada no setor de desenvolvimento de softwares. Você terá em mãos ferramentas personalizadas para atender suas necessidades, centralizando e organizando dados e processos, a fim de agilizar e potencializar o seu negócio.

Nossa empresa desenvolve sites institucionais, marketplaces, e-commerces, portais e outros sistemas totalmente customizados para atender empresas de qualquer segmento de atuação.

Nossos serviços incluem:

  • Personalização;
  • Acompanhamento de indicadores;
  • Centralização de dados, entre outros.

Se você ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre as soluções da Poli Júnior, veja aqui os nossos serviços de Sistema de Informação.

Aproveite e entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress