As normas técnicas são indispensáveis para a qualidade e segurança do trabalho executado por diferentes empresas, inclusive para as de Construção Civil. Afinal, o setor lida com processos complexos e essenciais para a vida humana, devendo ser regulamentado e fiscalizado.
Quem vai construir ou reformar deve ficar atento a essas regras, visto que desrespeitá-las pode gerar muitos transtornos e prejuízos. Já pensou cuidar de todo o plano de negócios, mas ser multado ou ter a obra da sua empresa suspensa? Ninguém ficaria feliz com essa situação.
Sendo assim, o que acha de aprender um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura para entender o que é uma norma técnica e conhecer as principais regras para a Construção Civil!
O que são normas técnicas?
Normas técnicas são documentos que reúnem diversas orientações sobre um determinado tema ou setor. Elas são elaboradas e emitidas por um órgão, entidade privada ou organismo oficial, visando garantir a qualidade, segurança e eficiência de produtos e serviços.
No Brasil, a principal responsável por emitir esses documentos é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Seus regramentos disciplinam as mais variadas atividades, favorecendo o desenvolvimento do país.
Sem elas, não teríamos um padrão de qualidade e enfrentaríamos muito mais problemas, principalmente durante obras, reformas e construções.
Existem quantas normas técnicas para Construção Civil?
O setor de Construção Civil é um dos mais importantes para a economia brasileira. Mas muito mais do que isso, ele tem um papel crucial na vida das pessoas, sendo o responsável por tirar ideias do papel e transformá-las em prédios, casas, empresas, estradas e pontes, por exemplo.
Por sua função estratégica e devido à complexidade de suas ações, é normal que existam muitas regras destinadas às empresas e profissionais da área. A ABNT, por exemplo, já aprovou e publicou mais de 850 normas para o segmento.
Além disso, a discussão de novos temas e regras é constante, já que é preciso acompanhar as demandas da sociedade e a própria evolução das práticas e tecnologias.
NR x NBR: quais as diferenças entre essas normas?
Se você já parou para estudar um pouco sobre o tema, deve ter percebido dois tipos de regras para a construção civil: as Normas Regulamentadoras (NRs) e Normas Brasileiras (NBR). Mas, afinal, em que elas se diferem? Confira!
Norma Regulamentadora (NR)
A Norma Regulamentadora é elaborada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), uma instituição pública. Por isso, suas regras são obrigatórias em todo o território nacional.
Em geral, elas se concentram em procedimentos e orientações voltadas para a segurança no trabalho e podem ser alteradas conforme a evolução da sociedade, as demandas das empresas e as estatísticas.
Norma Brasileira (NBR)
A Norma Brasileira é elaborada pela ABNT para diversas atividades. Na Construção Civil, elas são definidas por especialistas da área, sempre fruto de debates e análises.
Perceba que elas foram aprovadas por uma entidade privada e, por isso, não têm força de lei. Porém muitas NRs exigem o cumprimento de NBRs, tornando-as obrigatórias. Daí a importância de conhecê-las e de garantir que sejam sempre respeitadas.
Quais as principais normas técnicas para o setor?
Agora que você já sabe o que são as Normas Técnicas, chegou o momento de se informar mais sobre o assunto. Para isso, selecionamos as principais NRs e NBRs para Construção Civil e preparamos um breve resumo.
Veja, a seguir, o que elas dizem e como são importantes para a qualidade, eficiência e segurança das obras e demais atividades desse segmento!
NR 6
A NR 6 trata do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI ‘s) no ambiente de trabalho. Segundo ela, o trabalhador da Construção Civil precisa estar devidamente protegido, usando os equipamentos necessários conforme as atividades desempenhadas.
O grande objetivo dessa norma é evitar acidentes e proteger a saúde e a vida de quem está no canteiro de obras. Por isso, se você vai construir, saiba que é seu dever disponibilizar todos os itens aos seus funcionários.
NR 35
A NR 35 trata da proteção de trabalhadores que exercem suas funções em locais altos, como prédios e pontes. Em geral, ela informa quais são as providências a serem tomadas e os equipamentos obrigatórios para que exista segurança em trabalhos feitos acima de 2 metros do nível do chão.
NBR 6.118
A NBR 6.118 é uma das mais importantes para a Construção Civil. Seu objetivo é detalhar as regras que construções de grande ou pequeno porte precisam cumprir em relação aos projetos estruturais de concreto como um todo — simples, armado e protendido.
Nela, é possível encontrar orientações sobre a qualidade das estruturas, além de critérios para avaliação da durabilidade do concreto e de segurança.
NBR 7.199
A NBR 7199 cuida de regulamentar o uso de vidros na Construção Civil — do projeto à execução da obra. Trata-se de uma norma antiga, de 1989, mas que passou por várias atualizações.
O texto em vigor tem orientações sobre o tipo de vidro mais indicado para cada caso e está de acordo com normas internacionais sobre o emprego de vidros temperados e laminados, por exemplo.
NBR 13.531 e NBR 13.532
A NBR 13.531 e a NBR 15.532 são normas voltadas para a regulamentação de projetos de edifícios. Por isso, tem temas e orientações bem específicas para projetos de arquitetura com o objetivo de assegurar um bom nível de qualidade e segurança.
Como a Poli Júnior pode te ajudar?
Conforme destacamos, o setor de Construção Civil conta com mais de 850 normas em vigor. Isso significa que executar uma obra dentro dos parâmetros legais e seguindo regras de qualidade, eficiência e segurança não é uma tarefa simples.
Além de conhecer as NRs e NBRs, todos os profissionais envolvidos na obra precisam entender a importância de atuar em conformidade com as normas técnicas. A Poli Júnior sabe bem disso e atua há mais de 30 anos com responsabilidade e compromisso com seus clientes.Por isso, se você vai construir ou reformar, conte com a ajuda da nossa equipe. Todos esses detalhes serão cumpridos, evitando problemas, multas e atrasos. Entre em contato agora mesmo e peça o seu projeto!