Reforma de Banheiro: o que é necessário e 8 dicas de expert!

internúcleos poli Júnior

Depois dos quartos, os banheiros são um dos principais cômodos de uma casa, onde boa parte do que envolve higiene está envolvido intrinsecamente com ele. Por isso, é de grande importância que se tenha atenção tanto para a construção quanto em possíveis manutenções e reformas.

Com o tempo, houve avanços tecnológicos nos dispositivos e materiais utilizados nos banheiros, e quem não quer um banheiro bonito e com materiais de qualidade e que promovam economia. Mesmo por ser um ambiente que não há uma permanência prolongada, acaba passando despercebido durante as reformas da casa.

 Alguns exemplos de itens que promovem a economia e maior eficiência no banheiro são torneiras que reduzem o desperdício de água, encanamentos de qualidade, descargas que reduzem os desperdícios. Assim, mesmo que o orçamento esteja apertado, é importante se dar atenção aos banheiros na reforma, até mesmo mais que em outras áreas de maior permanência.

Essas reformas afetam desde questões estéticas como a decoração, que muda com muita frequência, até a eficiência da utilização dos recursos, gerando uma maior economia. Onde estão sendo criados acessórios e equipamentos para banheiro cada vez mais econômicos e que oferecem novas soluções para os problemas.

O que é necessário para a reforma?

O primeiro passo para se fazer reforma de banheiro, é preciso ter atenção para que a execute de forma que traga apenas benefícios sem que sejam cometidos os erros que podem até mesmo causar danos à estruturas da edificação.

Estudo de necessidades

Assim, é importante que se faça um estudo de tudo aquilo que deverá ser feito, com as necessidades e problemas que o atual banheiro apresenta. Além de reunir todas as melhorias que se deseja fazer, das mais básicas e estéticas até as que promovem uma melhor e mais eficiente utilização dos recursos.

Análise de produtos no mercado

Analisando os dispositivos e materiais que se tem disponível no mercado, assim como suas qualidades e utilidades, para que se possa solucionar todos os problemas e necessidades que foram reunidas.

Planejamento do projeto

Após reunir todas as informações do que se deseja que seja feito em uma reforma de banheiro, é hora de montar um projeto de reforma, onde será exemplificada todas as mudanças que serão feitas no banheiro e como ele deve ficar ao fim da reforma.

É importante a contratação de um profissional que irá guiar toda a reforma, evitando erros que poderiam ser cometidos por pessoas menos experientes. Como um desses erros podemos citar o fato de não se analisar as plantas hidrossanitárias do banheiro, e assim sendo possível danificar o encanamento da casa durante a reforma.

8 dicas de expert para a reforma de banheiro

Para te ajudar a obter o máximo possível de resultados positivos com a execução das reformas planejadas, já que este é um ambiente importante e muito delicado. Vamos agora comentar sobre as 8 dicas de expert para te ajudar na sua reforma de banheiro

#01. Verificar as condições do banheiro

O primeiro ponto que se deve observar em uma reforma de banheiro são as condições em que o banheiro se encontra, se apresenta vazamentos, infiltrações em paredes e pisos, ou quaisquer outros problemas que possam surgir em um banheiro com o passar do tempo.

Além disso, também é importante analisar os registros e tubulações de água e esgoto, se estão em boas condições, e caso estejam velhas será o momento ideal para que se troque. 

#02. Procure ajuda de um profissional

Para evitar problemas durante todo tipo de reforma é importante se contar com profissionais qualificados, em uma reforma de banheiro o assunto é ainda mais delicado. 

Assim, contar com profissionais qualificados para se receber orientações precisas irá evitar a maioria desses problemas. Serão eles que irão saber indicar quais as melhores soluções no nosso caso para que se alcance os resultados desejados.

#03. Se atente a regras e normas

Dependendo do local onde você mora pode existir normas próprias que regulam as mudanças que podem, ou não, ser feitas. Condomínios e prédios são alguns exemplos dos tipos de moradia que apresentam regras.

Nesses casos, é necessário que se confirme com o síndico os horários em que a obra pode ser realizada, assim como conversar com o proprietário, quando for um imóvel alugado. Conversar com os vizinhos, principalmente do andar de baixo, é crucial para evitar desavenças e até precisará dele para realizar alguns tipos de reparos.

A ajuda profissional irá checar minuciosamente os detalhes da planta, se atentando à disposição dos canos e tubulações, assim como colunas e demais elementos estruturais.

Essa análise é especialmente importante quando se pretende instalar certos itens no banheiro, como uma banheira. Onde se deve analisar se a estrutura da edificação irá suportar o seu peso.

#04. Defina o estilo que seu banheiro terá

Para definir quais os elementos deverão ser comprados, é necessário definir qual será o estilo do banheiro. O seu estilo deverá ser harmonioso com o restante da casa, portanto essa área deverá seguir o mesmo estilo, ainda que sejam adicionadas particularidades.

#05. Revestimento e cores

Tendo o estilo definido, é hora de definir o esquema de cores que o banheiro irá seguir, além de qual tipo de revestimento se irá utilizar. Onde o esquema de cores irá seguir o estilo do resto da casa, no entanto ela também pode dar um ar especial para o cômodo.

O revestimento dos banheiros é mais um ponto a se atentar, tintas acrílicas e epóxi são muito utilizadas para o revestimento da maior parte do banheiro com exceção do box. Além de se usar produtos que dão um tratamento antimofo. 

Além de demais revestimentos com cerâmicas, porcelanatos, polímeros e diversos outros materiais que previnem infiltrações nas paredes.

#06. Iluminação

A iluminação é mais um elemento que dá uma vida nova ao ambiente, seja ela iluminação direta com lâmpadas de teto ou indireta com lâmpadas em sancas e espelhos.

No entanto, sua aplicação deve ser estudada cuidadosamente, para que se evite sombras indesejadas e pontos de luz inapropriados, que prejudicam o uso de espelhos.

#07. Plantas e decoração

Ao se executar uma reforma de banheiro tem sido cada vez mais comum inserir decorações como plantas. Que podem dar ao ambiente um aroma melhor, ou mesmo apenas uma vista mais aconchegante.

Sendo necessário que o ambiente tenha luz natural, mesmo que pouca, para que a planta se mantenha saudável. 

#08. Minimalismo

Um conceito que tem ganhado cada vez mais adeptos é o minimalismo, onde se tem um estilo com o mínimo de elementos. Esse estilo promove ambientes mais limpos e com um maior foco em texturas e formas em detrimento de cores e objetos.

O minimalismo apresenta um ar mais frio e sóbrio para o ambiente, sendo ideal para quem busca um ar mais sofisticado e elegante para o banheiro. Uma reforma de banheiro com a adesão do conceito minimalista promove, além do benefício estético, uma economia de custos com objetos.

layout de cozinha 1
Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts relacionados