7 Maneiras fáceis de economizar energia na sua casa

As novas tecnologias cada vez mais estão demandando mais energia das casas.

Por este motivo a busca no como economizar energia se tornou pauta importantíssima para o brasileiro.

Pensando nisso, vamos te dar 7 maneiras fáceis de economizar a energia na sua casa. Então acompanha.

1. Decoração inteligente

Um dos métodos mais baratos e fáceis, mas ainda assim eficientes é o aproveitar a iluminação natural.

26a

Algumas medidas simples irão auxiliar em como economizar energia:

  • Organize os móveis da casa de maneira que permita a entrada do sol;
  • Use vidros e espelhos na sua casa. Eles vão ajudar a refletir melhor as luzes naturais e iluminará a sua casa;
  • Opte por cores claras quando for pintar a sua casa. Esse tipo de cor reflete melhor as luzes naturais.
  • Utilize cortinas claras ou translúcidas. Com elas, a luz natural irá entrar em sua casa, mas ainda mantendo sua privacidade.

2. Atente-se no planejamento ou na reforma

Outro meio muito relevante para economizar energia é no momento de planejar o edifício.

Um bom planejamento promove economia, desde uma obra começando do zero até uma reforma em um cômodo.

Portas e janelas grandes bem posicionadas, de modo que venham a permitir a entrada da maior quantidade possível de luminosidade, fazem com que as luzes artificiais sejam menos necessárias durante todo o dia.

26b

Ao se atentar a posição geográfica da sua casa pode-se observar quais locais terão de receber uma maior incidência de luz solar segundo o movimento do sol durante o dia. 

Esses detalhes vêm a ajudar muito na redução da conta de energia, pois se tornará bastante desnecessária a utilização de métodos artificiais de iluminação.

3. Usar dispositivos mais novos

O uso de dispositivos novos tende a aproveitar melhor a energia que eles recebem da rede elétrica.

Lâmpadas LED, por exemplo, são um investimento que proporciona uma boa economia de energia.

Luzes LED não tem sua vida útil reduzida ao serem ligadas e desligadas constantemente e são 80 % e 30% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, respectivamente. 

Também, aparelhos eletrônicos como ar condicionado e refrigeradores antigos consomem muita energia, por este motivo a troca por um aparelho mais novo é importante nesse trabalho de economia. 

Além disso, outro aparelho que pode ser usado são as células fotoelétricas em luzes de áreas externas.

Estas elas só irão acionar as luzes a noite, quando há pouca ou nenhuma luminosidade natural, e irão desliga-las ao amanhecer.

Por fim, ao se procurar uma eletrodoméstico novo, devemos nos atentar às etiquetas de eficiência energética do INMETRO.

4. Desligar os eletrônicos e tirar da tomada

Outra medida simples, e que passa muitas vezes despercebida, que vem a auxiliar para que possamos economizar mais energia, é o simples ato de desligar os aparelhos da tomada.

Eletrônicos como televisores e micro-ondas, quando não estão sendo utilizados entram em modo de standby, onde eles permanecem prontos para uso, porém não gastando tanta energia quanto quando estão ligados. 

O ato de desconecta-los da tomada já promove a economia dessa energia que seria desperdiçada.

5. Cuide dos seus eletrônicos

Cuidar da manutenção dos eletrônicos é uma das muitas formas de tanto preservar sua vida útil quanto fazer com que estes eletrônicos não venham a gastar mais energia que o necessário.

Em geladeiras, um elemento básico na manutenção é a borracha de vedação.

Quando elas estão em mal estado fazem que a geladeira ligue o motor mais vezes para que a temperatura se mantenha estável, já que o defeito na borracha permite a entrada de calor no ambiente refrigerado.

higienização de filtros de aparelhos de ar condicionado deve ser efetuada periodicamente, pois o filtro sujo faz com que o temporizador do aparelho seja acionado mais vezes para que mantenha a temperatura do ambiente.

6. Racionamento do uso de aparelhos de alto consumo

Aparelhos como ferros de passar e chuveiros elétricos são aparelhos que consomem bastante energia elétrica para serem utilizados. Deste modo devem ser utilizados com consciência e moderação.

Banhos longos com o uso do chuveiro elétrico proporcionam um alto gasto de energia por seus componentes necessitarem de bastante energia para que aqueça a água.

Acumular uma boa quantidade de roupa para só então passa-las é um bom método para economizar energia, que, como o chuveiro elétrico precisa de bastante energia pra funcionar.

Assim, não sendo utilizado todo o dia, ele não enfrentará o processo de aquecer até a temperatura desejada e só então ser utilizado.

7. Deixe o sol entrar

Durante o dia, uma boa prática é deixar as janelas, cortinas e persianas abertas, para que o máximo possível de luz natural entre na casa. 

Este é o meio mais simples possível para que não seja necessária uma luz artificial no seu ambiente, tornando-o mais econômico e confortável. 

Grande parte dessas dicas são simples já são de conhecimento do público geral, no entanto, poucos as põem em prática. Ao seguir essas simples dicas podemos atingir uma boa redução na nossa conta de energia. 

São boas práticas que vem a tornar o nosso ambiente mais confortável e leve. 

E como podemos ver, a sua maioria se trata de trabalhar e de deixar entrar a luz natural, de modo que ela venha a iluminar o máximo possível da região.

Conclusão

Espero que essas dicas tenham ajudem você a economizar energia no final do mês.

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados