Projeto de casa: saiba o que é, o que deve ter e como fazer - Poli Júnior

Projeto de casa: saiba o que é, o que deve ter e como fazer

Projeto de casa: saiba o que é, o que deve ter e como fazer

Ao pensarmos em construir algum empreendimento, por mais que seja apenas uma residência, é importante para o sucesso da construção que se tenha um bom planejamento do que será feito, e para isto serve o projeto da casa.

Por mais que seja apenas uma casa, a construção não é algo simples como muitos acreditam. 

Existe uma sequência de passos que devem ser seguidos para que se atinja a excelência em sua execução, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

O que é o projeto de casa e o contém nele?

O projeto da casa é composto por um conjunto de projetos arquitetônicos de residências. 

E sua função é serem usados como um guia durante todo o processo de desenvolvimento e execução da obra, indicando onde e como deverão estar dispostos os elementos da construção.

Cada casa deverá ser projetada para atender as necessidades daqueles que irão morar nela e as condições do terreno.

Isto leva a infinitas possibilidades, desde a escolha de determinada fundação por ser a que melhor se adequa ao solo do terreno, até as escolhas do revestimento que mais agrade o futuro morador.

Para atender as necessidades do cliente, o profissional deve fazer um estudo junto ao cliente, para que se tenha todas as necessidades e características do cliente necessite, de modo que a residência se torne o mais confortável, harmonioso e eficiente possível.

O projeto da casa são um conjunto de documentos, feitos a partir de estudos e análises detalhadas. 

Os projetos que o compõem são:

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é composto por um conjunto de desenhos técnicos que descrevem como será a casa. Um dos seus componentes é a famosa planta baixa, que se trata de um corte horizontal sendo possível ter a vista superior da edificação. Outros elementos que compõem o projeto arquitetônico são:

  • Fachadas;
  • Planta humanizada;
  • Cortes;
  • Quadro de esquadrias;
  • Planta de cobertura.

Projeto Estrutural

Este é de responsabilidade do Engenheiro Civil calculista, pois ele fará a análise da planta baixa, resistência do solo, cargas da edificação e então irá calcular e desenhar a estrutura necessária.

Neste projeto são detalhadas, dando dimensões e composições, os elementos estruturais, que podem ser de dois tipos:

  • Fundação: radier, sapata, e viga baldrame.
  • Superestrutura: Pilares, vigas e lajes.

Projeto Legal

Este é um projeto parecido com o arquitetônico, no entanto, sem as informações que não sejam úteis para a prefeitura.

O objetivo deste projeto é demonstrar a prefeitura que as normas e exigências estão sendo atendidas, com a exigência de dados como:

  • Taxa de ocupação;
  • Taxa de aproveitamento;
  • Taxa de permeabilidade;
  • Iluminação;
  • Ventilação;
  • Recuos.

Projeto Elétrico

Imagem por SMC Projetos

 

O projeto elétrico determina como deverá se dar os circuitos elétricos e seus componentes.

Também deve constar o quadro de distribuição com todos os disjuntores.

Projeto Hidráulico

Como o próprio nome indica, o projeto hidráulico irá representar todos os elementos, ligações e equipamentos do sistema hidráulico, com suas dimensões e capacidades. Incluindo águas pluviais e esgoto, água fria e quente.

Projeto de paisagismo e de interiores

Imagem por Studio Class

 

Estes projetos são mais focados na parte humanizada da planta, onde o paisagismo irá abordar a implementação de um jardim, com suas espécies de plantas utilizadas, localizações, etc. 

Já o de interiores irá evidenciar o interior da residência, detalhando a mobília, cores, texturas, etc.

Qual a importância do projeto de casa?

A casa tem uma função essencial na vida de uma pessoa, fornecendo abrigo e segurança aos seus moradores. Já o projeto da casa é de grande importância, tanto para construção em si quanto para os futuros moradores.

Durante o planejamento ela tem como função representar graficamente como será a casa antes mesmo de se dar início a construção. 

O que facilita quando há a necessidade de se fazer alterações, evitando gastos futuros com demolições. 

Além, é claro de ser utilizado como documentação tanto para liberação da construção quanto como guia durante a construção

Assim, quando já se tem a casa construída, e for necessário se fazer uma reforma, o projeto da casa irá auxiliar a identificar locais onde irão estar elementos críticos, como estruturas, encanamento, fiação elétrica, entre outros.

Evitando danos a esses elementos e assim, evitando custos desnecessários.

Quais os passos para criar um projeto de casa correto e sem erros?

Para se elaborar o projeto da casa, é necessário que se siga alguns passos. 

E, é claro, só depois de bastante estudo, planejamento e análise que se passará para as etapas de execução.

Levantamento e análise do terreno e requisitos

Primeiramente, é importante que se conheça, e registre, as características do terreno, como dimensões, resistência e composição do solo, para que em uma etapa futura, o engenheiro possa fazer cálculos precisos que irá dar segurança a edificação

Também é importante que se tenha uma conversa com o cliente, onde ele irá expressar qual será a função do imóvel, quais características deverá ter e quais necessidades precisam ser atendidas.

Projeto arquitetônico

Aqui então o arquiteto dará início ao processo de criação do projeto arquitetônico, primeiramente fazendo esboços e croquis para dar uma melhor noção ao cliente e este dar o feedback, acrescentando ou retirando elementos que não o agradem.

Após esse alinhamento com o cliente, se dá início ao desenho técnico do projeto arquitetônico propriamente dito. Sendo adicionado todos os elementos e fazendo o registro de todos os processos. 

Incluindo os projetos hidráulico, elétrico, e de cobertura, para que sejam usados nas etapas de construção. Para auxiliar esse processo podem ser usados softwares, como AutoCad, Revit e SketchUp.

Cálculos

Com os dados coletados na etapa do processo de elaboração do projeto da casa, em conjunto com os documentos da etapa anterior o Engenheiro calculista faz os cálculos necessários para dimensionar a estrutura da casa e a partir disto desenhar o projeto estrutural.

Assim, para o planejamento e elaboração do projeto da casa, é necessário que se tenha a maior quantidade possível de informações relacionadas ao local onde será construído.

Além de informações do cliente, desde os requisitos, que irão guiar as necessidades do cliente, também devemos nos atentar a necessidades como as de ergonomia e conforto em si.

Evitando que se execute uma casa que não seja adequada aos moradores, ou que não tenha ventilação, ou mesmo que tenha uma iluminação natural pobre, causando uma necessidade do uso de luz artificial, gerando assim mais custos aos moradores

Caso ainda tenha alguma dúvida de como fazer um projeto de casa da forma correta e não ter mais dor de cabeça? Fale com a gente clicando aqui sem maiores compromissos.

Inscreva-se na nossa Newsletter