Atualmente, projetos arquitetônicos são elementos indispensáveis para otimizar a compreensão das necessidades apresentadas pelos usuários de determinado espaço.
Os escritórios de Arquitetura e Engenharia que realizam projetos arquitetônicos buscam, por meio deles, materializar as soluções capazes de satisfazer as expectativas de seus clientes.
Em linhas gerais, cinco etapas constituem um projeto arquitetônico:
- Levantamento de dados
- Estudo preliminar
- Anteprojeto
- Projeto legal
- Projeto executivo
No levantamento de dados, estuda-se as principais características do terreno e de seu entorno.
Essas informações são coletadas em conjunto com os objetivos e necessidades indicados pelo cliente.
Com os dados recém coletados, dá-se início ao estudo preliminar.
Nessa fase, os arquitetos e engenheiros iniciam o esboço do projeto.
É fundamental que esse esboço seja feito sob acompanhamento ativo do cliente, a fim de que suas expectativas estejam sendo contempladas pela ideação da equipe de projeto, por exemplo, a estrutura de um banheiro moderno difere desde o material da pia até o número de janelas de um banheiro rústico.
Ao ser aprovado pelo cliente, o projeto que acabou de ser esboçado passará por um processo de definição e dimensionamento: o anteprojeto.
Nessa etapa, são elaboradas as plantas baixas de cada pavimento, bem como as plantas de cobertura da edificação.
Esses documentos contêm informações gerais de cada ambiente, incluindo suas dimensões, áreas e instalações.
Alguns projetos são mais complexos e apresentam, junto às plantas, um modelo tridimensional, permitindo a materialização do projeto antes do início das obras.
Após a confecção das plantas baixas e das plantas de cobertura, configura-se o projeto de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes.
Essa etapa, chamada de projeto legal, tem por principal objetivo garantir a aprovação do projeto junto à prefeitura do município em que o projeto será executado.
O desenvolvimento detalhado do anteprojeto, também conhecido como projeto executivo, é a parte final de um projeto arquitetônico.
Nessa etapa, é feita a integração dos projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico) com o projeto arquitetônico da edificação, garantindo que a obra possa ser executada de acordo com as especificações detalhadas previamente.Você também pode gostar:
> Projeto de casa: saiba o que é, o que deve ter e como fazer
Onde fazer um projeto arquitetônico por um preço barato?
A Poli Júnior realiza projetos arquitetônicos com uma equipe formada por alunos da Escola Politécnica da USP.
Esses projetos são compostos por plantas baixas, plantas da cobertura e modelos tridimensionais da edificação.
Além disso, podem ser solicitadas perspectivas fotográficas dos modelos tridimensionais – são as chamadas renderizações.
Você pode conferir alguns projetos feitos pela Poli Júnior na aba Núcleo de Civil e solicitar um orçamento totalmente gratuito!
Quer conhecer mais sobre engenharia civil? Clique aqui e acesse nossos outros posts!