Por que usar sistema fotovoltaico é vantajoso nos dias de hoje? Entenda!

O sistema fotovoltaico nada mais é que a energia solar gerada por meio de placas solares, que captam a luz durante o dia e transformam em rede elétrica.

A produção desse meio de energia pode ser realizada em grandes usinas solares ou até mesmo em residências, com ajuda de especialistas e de um projeto arquitetônico.

Em nosso país, a utilização do sistema fotovoltaico ainda está em fase de expansão. Porém, seu crescimento é nítido e encontra-se em diversos estabelecimentos do Brasil.

Diante desse aumento, vamos mostrar porque é vantajoso utilizar esse meio de energia, como também outras informações importantes sobre o sistema fotovoltaico. 

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e entenda mais! Boa leitura.

O que é sistema fotovoltaico?

o que é fotovoltaico

Fotovoltaico é a geração de energia elétrica por meio da luz solar. Esse mecanismo permite ao consumidor o abastecimento elétrico de residências e/ou empresas.

Com a evolução da tecnologia, os custos desse sistema foram diminuindo e permitiram que a energia solar fosse melhor aproveitada.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os sistemas fotovoltaicos de todo o país já se comparam a 70% da produção de energia elétrica que a Usina de Itaipu gera para o território nacional.

Isso ressalta o crescimento dessa nova fonte geradora de energia renovável. Nos próximos anos, toda a população aproveitará os benefícios da eletricidade gerada pelo fotovoltaico, direta ou indiretamente.

Como funciona o sistema de energia fotovoltaico?

Os principais equipamentos que fazem parte desse mecanismo são os módulos fotovoltaicos, conhecidos também como placas solares, e o inversor interativo.

Esses módulos têm em sua estrutura células solares, que se trata de uma unidade mínima de tecnologia capaz de realizar a conversão da luz em eletricidade.

As células solares são criadas a partir de materiais semicondutores, como o silício. Elas são produzidas com uma camada positiva e uma negativa e juntas criam um campo elétrico similar a uma bateria convencional.

Quando os fótons atingem uma célula solar, há liberação de elétrons em excesso presente na camada negativa, que passa para a positiva criando, dessa maneira, um circuito elétrico. Assim, os elétrons circulam nesse circuito, gerando eletricidade.

Várias células fazem parte de um módulo fotovoltaico, sendo que vários destes se agrupam para dar forma ao painel solar. Sendo assim, quanto mais painéis estiverem implantados, maior será a geração de energia.

como funciona sistema fotovoltaico

Onde o sistema fotovoltaico pode ser instalado?

Esse sistema pode ser utilizado para diversas finalidades. Sua instalação também não acontece apenas no ambiente residencial. Indústrias, comércios a até motorhomes podem adotar o mecanismo fotovoltaico. Veja, a seguir, alguns exemplos:

  • Casa: possibilita a produção de parte ou toda energia requisitada pela residência, o que diminui bastante os gastos com contas de luz;
  • Indústria/comércio: o sistema industrial é capaz de gerar toda a energia necessária para consumo em indústrias. O sistema comercial também supre a quantidade de energia solicitada pelas empresas;
  • Residência remota: permite que o consumidor instale um sistema gerador de energia em um ambiente diferente de sua residência.

APROVEITE E LEIA | QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS?

Quais as vantagens do fotovoltaico?

O crescimento do sistema fotovoltaico aconteceu principalmente pelos benefícios que ele oferece. 

Quando as empresas responsáveis fazem ainda um bom serviço, como a Poli Júnior, pontos como economia e sustentabilidade são perceptíveis pelos consumidores, além de outras vantagens.

Por isso, veja detalhadamente quais são esses benefícios:

Economia

fotovoltaico economia

A energia gerada por hidrelétricas pode representar um gasto muito elevado no orçamento. Dessa forma, especialmente quando há uso de equipamentos de alto consumo energético, o valor da fatura mensal tende a ser maior.

Nessa perspectiva, um dos principais benefícios do sistema fotovoltaico é exatamente diminuir a conta de energia elétrica mensal.

O mecanismo possibilita a criação de sua própria energia, reduzindo a necessidade de utilização dos serviços de concessionárias de energia elétrica.

Sustentabilidade

O Brasil, por ser um país tropical, recebe uma imensa quantidade de radiação solar. Essa fonte consegue gerar energia “para dar e vender”. 

Isso faz do sistema fotovoltaico muito vantajoso, visto que, diferentemente de outras fontes geradoras, aqui é necessário somente da luz solar, que é renovável e inesgotável.

Além dessa segurança, a sustentabilidade característica da geração limpa de energia é algo essencial atualmente.

Os efeitos do aquecimento global degradam o meio ambiente. Muitas fontes energéticas contribuem para isso, mas a energia solar ajuda a evitar essa situação, fornecendo eletricidade limpa para os consumidores.

APROVEITE E CONHEÇA | QUAL A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS?

Tempo de duração/manutenção

Um sistema fotovoltaico apresenta mais de 25 anos de vida útil, gerando energia elétrica de qualidade, sustentável e limpa.

Além disso, outro benefício que auxilia na valorização do fotovoltaico é referente ao seu processo de instalação. Esse mecanismo exige baixa manutenção preventiva como também corretiva.

Os próprios consumidores podem realizar a manutenção do sistema. A lavagem dos módulos, por exemplo, pode ser feita a cada 6 meses se estiverem sujos, já que a película protetora evita o acúmulo de poeira.

fotovoltaico economia

Como a Poli Júnior pode ajudar nos projetos fotovoltaicos?

O investimento em um sistema fotovoltaico é realizado a longo prazo. A Poli Júnior pode ser sua parceira nessa empreitada, uma vez que desenvolvemos os melhores projetos para implementação de energia solar.

Desde a definição dos materiais até a constituição da posição e angulação dos painéis, tudo é pensado em simplificar a implementação do sistema.

A Poli Júnior garante o bom funcionamento da instalação, durabilidade e segurança. Nosso projeto especifica e detalha todos os equipamentos necessários para a sua execução, proporcionando um resultado sustentável e uma economia de até 95% na sua conta de luz.

Dê o primeiro passo para garantir um modo sustentável e econômico de produção energética com a elaboração do seu sistema fotovoltaico! Agende conosco uma avaliação e saiba como podemos ajudá-lo.

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Materiais Ricos

Posts relacionados