Análise preliminar de riscos: qual a importância dessa avaliação?

A análise preliminar de riscos (APR) é uma ferramenta que identifica potenciais problemas no local de trabalho e cria estratégias para evitá-los. 

Em outras palavras, é uma medida fundamental para o plano de negócios das empresas, já que prevê possíveis infortúnios que possam interferir na produção e afetar os processos internos.

A APR, como também é chamada, acompanha cada fase das atividades exercidas nas empresas e encontra falhas no planejamento. Desse modo, é possível escolher as melhores práticas para uma certa função e, assim, diminuir os riscos.

Quer saber mais sobre o que é análise preliminar de riscos e qual a sua importância? Continue na matéria e leia mais sobre o assunto! 

O que é análise preliminar de riscos?

o que é análise preliminar de riscos

A análise preliminar de riscos busca identificar e mensurar os problemas que o ambiente de trabalho pode apresentar para os funcionários de uma empresa.

Ou seja, é uma ferramenta que funciona como uma medida preventiva, que procura priorizar a antecipação de riscos.

Bastante utilizada no setor de construção civil e indústrias, a APR é importante em qualquer tipo de negócio, uma vez que sua função é mapear as atividades, identificando riscos para o meio ambiente, pessoas e até para a imagem da organização.

Assim que forem identificados os pontos frágeis da operação, cria-se um documento definindo e quais ações devem ser tomadas para o controle desses riscos.

É essencial que ela seja desenvolvida no campo de trabalho, para garantir que todos os envolvidos participem do processo.

Além disso, sua criação é uma medida obrigatória e está prevista em algumas normas regulamentadoras:

  • NR 12: refere-se à legislação de segurança em máquinas e equipamentos;
  • NR 18: rege as condições dos locais de trabalho das indústrias e do setor de construção civil;
  • NR 20: dita normas para a segurança e saúde no trabalho de quem atua com produtos inflamáveis e combustíveis;
  • NR 33: regulamentação de quem atua em espaços confinados;
  • NR 34: traz as condições e meios para o trabalho no segmento industrial, de construção e de reparos navais;
  • NR 35: norma regulamentadora para colaboradores que trabalham em altura;
  • NR 36: rege a segurança e a saúde no trabalho em empreendimentos de abate e processamento de carnes e seus derivados.

Qual o objetivo da análise preliminar de riscos?

A análise preliminar de riscos não é apenas um simples planejamento estratégico, mas sim uma forma de trazer mais segurança para a empresa.

Entre os objetivos principais da APR, podemos destacar:

  • Identificação de ações de salvaguarda;
  • Qualificação de causas de riscos;
  • Orientação dos funcionários da empresa sobre os riscos que compõem cada tipo de atividade;
  • Incentivo dos procedimentos considerados seguros;
  • Diminuição dos riscos e dos gastos excessivos que ultrapassam o planejamento inicial;
  • Prevenção de acidentes e das ameaças à segurança dos trabalhadores.

Por que as empresas devem fazer a APR?

por que fazer análise preliminar de riscos

Ao entender quais são os riscos, é possível desenvolver um checklist de acompanhamento das estratégias de prevenção com total prioridade, a fim de garantir a segurança de todas as operações.

Sabe-se que toda atividade conta com riscos. Algumas maiores e outras de menor impacto. 

Mas você deve entender que a análise preliminar de riscos não é um serviço subjetivo, uma vez que ela é baseada em métricas capazes de proporcionar muitas otimizações para seu negócio.

Veja, a seguir, a importância em adotar a análise preliminar de riscos na empresa:

Garantir a segurança de pessoas e processos

A análise preliminar de riscos ajuda a determinar quais desafios e problemas podem acontecer no ambiente de trabalho. Com isso, é possível resguardar a saúde do colaborador, bem como os processos da empresa.

A ferramenta identifica os riscos em potencial, como também previne danos aos equipamentos. Esses problemas poderiam gerar prejuízos ao negócio, além de uma possível paralisação das atividades.

Melhorar o bem-estar dos funcionários

A análise preliminar de riscos busca também promover o bem-estar dos colaboradores por meio do uso de equipamentos de proteção individual, assim gerando maior segurança à equipe.

Isso refletirá diretamente na melhor qualidade de vida dos funcionários, que estarão protegidos de acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho.

Evitar problemas com meio ambiente

A APR também atua com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), cujo objetivo é garantir a preservação do meio ambiente e da saúde dos trabalhadores.

Esse programa leva em conta potenciais riscos nos locais de trabalho por meio da antecipação, avaliação, reconhecimento e controle das atividades desempenhadas. 

Além disso, é validado também o uso de materiais de origem natural, sem que interfiram de alguma maneira no bem-estar do meio ambiente.

Como fazer a análise preliminar de riscos?

como fazer análise preliminar de riscos

Esse tipo de serviço deve ser feito por profissionais especializados, que entendam sobre o assunto. 

Muitas empresas utilizam o Excel como única ferramenta, mas nem sempre é suficiente para tamanho serviço. Outros negócios vão direto ao ponto, adotando sistemas complexos, que façam não só a APR, como também outros serviços.

Em meio a isso, a decisão mais vantajosa é realizar uma concepção de soluções digitais, que mostre o que é necessário para montar a análise preliminar de riscos.

A partir dessa concepção é possível identificar ações e classificar, para cada fase do processo, os riscos e falhas que podem acontecer. Torna-se mais fácil adotar as medidas corretas e eliminar a probabilidade de problemas acontecerem.

Qualquer solução digital, sejam apps ou softwares, também ficam melhor definidos antes de serem construídos propriamente.

Faça a análise preliminar de riscos com a Poli Júnior

O que concluímos até aqui, então, é que a análise preliminar de riscos é um fator essencial para qualquer empresa, independente de segmento, tamanho ou afins.

Existem várias formas de projetar a APR dentro dos negócios. Mas, antes de decidir como esse mapeamento será feito, a Poli Júnior pode ajudá-lo nessa missão!

Nós realizamos o serviço de concepção digital para que a sua empresa não gaste dinheiro desnecessariamente com projetos pouco interessantes. Validamos a ideia junto ao cliente antes de colocá-lo em ação.

Para saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco agora mesmo!

Aproveite também para seguir as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin.

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Materiais Ricos

Posts relacionados