Matriz RACI: o que é e por que usá-la? Descubra suas vantagens para empresas!

Quando se fala em Matriz RACI, estamos nos referindo a uma ferramenta de gestão muito importante na atribuição de responsabilidades dentro de um projeto de trabalho.

Quem atua no setor empresarial provavelmente já se deparou com alguma atividade importante, que não foi realizada pela falta de designação para o responsável certo.

Os gestores devem também ter maturidade e enxergar as limitações e qualidades de sua equipe, a fim de garantir que cada envolvido tenha responsabilidade por suas tarefas.

É preciso contar com um plano de negócios para ajudar nas suas tomadas de decisões relacionadas ao futuro da empresa. Além disso, é importante também o uso de ferramentas específicas para obter o sucesso, como a Matriz RACI.

Por isso, neste artigo vamos explicar o que é essa ferramenta, para que usá-la e quais as suas vantagens. Continue aqui e leia a matéria completa!

Boa leitura.

O que é Matriz RACI?

o que é matriz raci

Matriz RACI é uma ferramenta que ajuda na gestão de tempo, de pessoas e na distribuição de atividades em um projeto. O objetivo é melhorar as habilidades dos colaboradores e acompanhar as tarefas da empresa.

Ao consultar a Matriz RACI, os funcionários que executam um projeto e os colaboradores de outros setores ficam cientes sobre quem precisa fazer o quê e quando.

Para que as entregas sejam concluídas com sucesso e dentro do prazo certo, é fundamental que alguém se responsabilize pela criação da ferramenta. Além disso, é necessário contar com suporte, consultas de especialistas e aprovação do planejamento.

A Matriz RACI é representada por meio de um sistema de gráfico. Cada colaborador vai conhecer suas atribuições e responsabilidades através das informações disponíveis na ferramenta.

Essa delimitação permite saber qual o tempo necessário para a execução das tarefas, para que assim se tornem assertivas e eficientes.

VOCÊ SABIA? | CONTROLE DE QUALIDADE PODE PADRONIZAR PROCESSOS

Quais são os papéis da Matriz RACI nas empresas?

A sigla “RACI” deriva do inglês Responsible, Accountable, Consulted e Informed

Os papéis da Matriz RACI são aqueles em que a empresa e os funcionários devem tomar para otimizar os processos internos e externos. Veja como funciona detalhadamente a seguir:

Responsible

responsável matriz raci

O papel Responsible trabalha no domínio de técnicas e procedimentos referentes a uma atividade, sendo designado para a sua execução.

Marcado pela letra R, o colaborador responsável assume a tarefa de entregar uma ou mais demandas, sendo que ele poderá contar com assistentes ou não.

Ele se diferencia dos demais por ser quem executa a maior parte da atividade, ao passo que os assistentes atuam na otimização do projeto. Sempre que uma tarefa é finalizada, uma autoridade passa e examina o que foi feito.

Accountable

Accounteble é aquele que recebe uma atividade finalizada. Ele verifica se o resultado é eficaz e aprova o andamento do projeto para a próxima fase.

Por isso, essa autoridade geralmente é um coordenador, gerente ou diretor de algum setor da empresa.

Para que a Matriz RACI agilize os processos, cada atividade precisa ter somente um Accountable. Porém, nada impede que ele possa desempenhar outras tarefas diferentes.

Consulted 

A fase de Consulted corresponde a um especialista que disponibiliza todo o suporte necessário para que os outros colaboradores trabalhem a atividade da melhor maneira possível.

Assim, se um assistente de laboratório fizer um teste, ele pode pedir auxílio a um biólogo para sanar suas dúvidas, por exemplo.

Informed

Por último, o Informed se relaciona àqueles que, mesmo não tendo participação direta no cotidiano de um projeto, necessitam ser avisados sobre seu desenvolvimento.

É o caso de colegas de outros setores e gestores, que podem simplificar a conclusão das atividades ou que dependem dos resultados para que as decisões sejam tomadas.

Como a Matriz RACI pode ajudar as empresas?

como a matriz raci pode ajudar

Com uma clara definição de atividades e posições, a Matriz RACI proporcionará maior equilíbrio na execução dos processos na empresa e ajudará no comportamento organizacional dos colaboradores.

Assim, quando todos tiverem uma visão panorâmica das suas funções, é possível averiguar como anda a performance dos profissionais a fim de promover a rotatividade de tarefas necessárias.

Existem outros sistemas de gerenciamento, mas a Matriz RACI é uma das melhores opções. Veja os benefícios dela para os empresários:

Melhora a comunicação entre os colaboradores

A Matriz RACI é uma ferramenta que causa impactos positivos na comunicação, já que detalha todos que estão envolvidos em um projeto e qual a real função de cada um deles.

Desse modo, você pode reduzir ruídos na comunicação, já que todos têm conhecimento do que fazer, quem pode oferecer suporte e qual profissional aprovará cada etapa.

Foca no core business do negócio

A Matriz RACI consegue agilizar os processos focando no core business do negócio. Quando as atividades são distribuídas de maneira correta, os colaboradores sabem certamente o que deve ser feito.

Isso elimina potenciais erros de execução na empresa, melhorando o tempo de finalização dos processos e otimizando os resultados.

Elenca a responsabilidade de cada profissional

As empresas são justas apenas quando o repasse de atividades não deixa ninguém sobrecarregado. Assim, cada profissional terá suas responsabilidades bem definidas e sem problemas por falta de equilíbrio.

A divisão assertiva dos trabalhos otimiza toda a operação da empresa, elevando a organização na rotina da empresa.

Deixa os processos mais fluidos

processos matriz raci

Por delimitar atividades, a Matriz RACI reduz a sobrecarga de trabalho, fazendo com que os processos se tornem mais fluidos.

Assim, em vez de acumular atividades, haverá melhor distribuição. Isso torna a realização mais fácil e com maior probabilidade de bons resultados.

Monte a Matriz RACI e outros gerenciamentos com a Poli Júnior!

Para otimizar os processos internos e externos da sua empresa, é importante contar com boas ferramentas de gestão, como a Matriz RACI.

Para isso, a Poli Júnior pode te ajudar nessa empreitada! Nosso objetivo é impulsionar sua empresa e tirar suas ideias do papel, para facilitar a abertura ou crescimento do seu negócio.

Por meio da pesquisa de mercado e formas de como alcançá-lo, além de entender sobre seus concorrentes, ajudamos você a traçar estratégias e obter os resultados pretendidos.

Se você quer aplicar a Matriz RACI em sua empresa ou alguma outra ferramenta de gestão, entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como a Poli Júnior pode alavancar o seu negócio!

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Materiais Ricos

Posts relacionados