fbpx

Ultima Atualização: abril 22, 2021

Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Tipos de Inovação: conheça todos e como usar para melhorar sua ideia

Uma lâmpada é desenhada em um quadro negro com círculos ao seu redor.
Índice
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Uma das coisas mais essenciais para quem administra uma empresa é o conhecimento sobre inovação.

Principalmente quais os tipos de inovação, suas características e aplicações, que podem trazer mudanças importantes para o negócio.

Especialmente em relação a otimização de processos da empresa.

Conhecer os tipos de inovação vai ajudar gestores a tomarem decisões sobre quais inovações são mais adequadas para cada negócio.

Esse conhecimento servirá não só para a liderança da empresa, mas também para as equipes responsáveis e para os colaboradores no geral.

Por isso, nesse conteúdo, vamos te mostrar o que é inovação e quais os tipos de inovação existentes para você ficar a frente da concorrência.

O que é inovação

Podemos definir a inovação como a introdução de uma alteração no andamento dos processos

inovação é uma palavra da linguagem própria do empreendedorismo que é utilizada para se referir a novidades aplicadas em processos que, realmente, apresentam resultados positivos para a empresa.

Sejam eles maiores lucros, solução de problemas, ocupação de mercado, entre outros.

Para se aplicar a inovação em sua empresa, requer a criação de condições para que as mudanças sejam introduzidas. 

Isto é, uma cultura de inovação, onde o se tem o trabalho de sempre convencer os colaboradores e envolvidos no processo sobre a importância dessa transformação.

Assim como, a incorporação de capacidades dinâmicas pelos setores atingidos. 

E após isso se identificar a que mais se adequa ao conteúdo das alterações.

Uma cultura de inovação organizacional permite uma maior facilidade na adesão de novos métodos pelos colaboradores. 

Iniciando com inovações incrementais, onde são feitas pequenas mudanças de forma constante até se atingir o objetivo almejado.

Com o tempo os colaboradores se tornam cada vez mais receptivos a mudanças, sendo mais fácil a implantação de mudanças mais fácil e rapidamente, sem a necessidade de dividir em tantas etapas como na inovação incremental, aplicando uma inovação radical ou disruptiva.

método de incrementação mais utilizado nas empresas, já que é o modo que melhor se adequa aos diversos tipos de setores e departamentos dentro de uma empresa. 

Já que, por exemplo, departamentos de marketing e TI são mais abertos a mudanças, setores mais tradicionais e conservadores tendem a apresentar resistência às mudanças que são propostas pelos gestores.

Qual a importância da inovação para o seu negócio?

Como já vimos, a inovação se dá pela busca da melhoria em processos, produtos e serviços, essas melhorias visam desde promover a redução nos custos, gerando mais lucros para a empresa, até garantir uma maior eficiência aos produtos e serviços.

Essas mudanças também podem promover uma opinião pública melhor em relação à empresa, alcançando assim mais possíveis clientes. 

Além de garantir um lugar no mercado, já que empresas em que não se investe em uma cultura organizacional, há diversos problemas que serão mais dificilmente solucionados por métodos mais tradicionais.

E sem melhorias constantes, o produto se torna rapidamente ultrapassado, sendo deixado de lado pelos consumidores.

Quais os tipos de inovação existentes?

Como já falamos aqui, a escolha de qual tipo de inovação será utilizada é decidido pelos gestores com base nos conteúdos das mudanças que serão feitas. 

Elas são divididas em 3 principais tipos:

1. Inovação de processos

Podemos aplicar a inovação em conjuntos de ações necessárias para atingir um dos objetivos da empresa. 

Isto é, aplicar melhorias nos processos que a empresa executa no seu dia a dia.

Os gestores estão sempre procurando por novas maneiras de colocar as suas soluções no mercado, sempre otimizando os processos produtivos, buscando o aumento da produtividade e a redução de custos.

Como exemplos de inovação de processos, podemos citar dois exemplos bem atuais:

  1. A aplicação da internet das coisas no design e produção de bens;
  2. A análise de big data (uma grande quantidade de dados) na criação e desenvolvimento de produtos.

2. Inovação de produtos e serviços

Vemos exemplos de inovação de produtos e serviços no nosso dia a dia, de novas embalagens de biscoito até novos modelos de computadores. 

Já a inovação de produtos está em toda nossa volta, e principalmente nas prateleiras de lojas e supermercados.

Esse tipo de inovação compreende as modificações de design, função, mecanismos, software, hardware e os demais elementos que compõem o produto em si.

Em relação às inovações em serviços, seguem a mesma lógica da inovação de produtos, onde as mudanças ocorrem na maneira com que o serviço é executado. 

Podendo haver alterações em como uma atividade é executada, que pode igualmente se beneficiar de novas ideias e acréscimo de tecnologia no serviço.

3. Inovação geral e setorial

Como último dos tipos de inovação, temos a inovação que ocorre na própria empresa como um todo, como mudanças na cultura organizacional, ramos de atividade e modelo de negócios, ou mesmo apenas em um dos setores da empresa.

Para isto, é importantíssimo que se conheça as características de cada área da empresa, para que seja possível então a implementação de dos tipos mais adequados aos setores.

Conclusão

inovação em uma empresa não se resume à criação de novos produtos.

Mas sim se dá pela mudança da mentalidade da empresa, aplicando métodos melhorados, para que seus processos e criações sejam mais produtivos.

Portanto, a decisão sobre os tipos de inovaçãoque serão implementados dependem de diversos fatores, e para se tomar essa decisão é necessário que se tenha pleno conhecimento de cada um dos setores e dos produtos e serviços da empresa.

E é a partir dessas análises que se pode perceber os fatores, tanto dos produtos quanto da empresa em si, que podem ser melhorados, reduzindo assim os custos e aumentando os lucros

Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

Compartilhar

Assine nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos de engenharia, negócios e inovação em seu email.

Mais artigos