Projeto Hidrossanitário: entenda por que ele é um assunto muito comentado

Se você é uma daquelas pessoas que acredita que a instalação de uma torneira ou vaso sanitário se resume apenas à conexão de tubos e tubulações, saiba que não é bem assim. Na realidade, um bom projeto hidrossanitário garante o funcionamento correto dessa questão, o que ocorre por meio de algumas etapas de dimensionamento e cálculos.

Em decorrência disso, uma das obrigações do engenheiro responsável consiste em encontrar o melhor custo-benefício para você, além, é claro, de desenvolver um projeto realmente eficaz para a sua necessidade.

Isso evita que você tenha problemas com as instalações no futuro, algo que pode gerar um custo alto e desnecessário para você ou sua empresa.

Afinal de contas, você quer se livrar de problemas, não é verdade? Pois bem! Para evitar que o barato saia caro, é recomendado fazer o investimento em um projeto hidrossanitário realizado por um profissional realmente capacitado.

Para tirar suas dúvidas sobre esse assunto, continue lendo esse texto até o final. Além de entender o que é, de fato, um projeto hidrossanitário, você vai conseguir compreender o que torna ele tão importante.

Tenha uma boa leitura!

O que é um projeto hidrossanitário?

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber o que é um projeto hidrossanitário. Ele consiste na elaboração do sistema hidráulico do sanitário, bem como das águas pluviais.

No caso das águas pluviais, é possível realizar o aproveitamento e reutilização da água da chuva. De maneira resumida, o sistema hidrossanitário depende bastante da localização dos elementos estruturais, da alvenaria e da estruturação dos componentes que precisam de água para funcionar. Portanto, também torna-se fundamental ter em mãos os projetos estrutural e arquitetônico.

Um bom projeto hidrossanitário acaba sendo uma garantia de eficiência e durabilidade para as suas instalações. Ele é desenvolvido com o propósito de evitar danos desnecessários ao sistema de água ou esgoto da sua residência, ou empreendimento.

Ou seja, do sistema de esgoto até a água da chuva, o projeto vai garantir, de maneira inteligente, um dimensionamento funcional, durável e econômico da encanação completa, o que termina gerando segurança e tranquilidade aos usuários da edificação.

Incrível, não é mesmo? Quando um projeto hidrossanitário é desenvolvido por uma empresa especializada no assunto, dificilmente você terá problemas com a encanação da sua residência ou empresa. E não para por aí, já que há outros benefícios que precisam ser considerados por você caso ainda reste alguma dúvida sobre a importância do sistema hidrossanitário.

Desta maneira, vamos conhecer melhor os seus principais benefícios?

Principais benefícios do projeto hidrossanitário

Como foi falado anteriormente, o projeto hidrossanitário ajuda a evitar erros na construção ou reformas de uma edificação. Por mais que esses fatores ajudem a explicar a sua importância, saiba que existem outras questões importantes a serem consideradas.

Em primeiro lugar, saiba que estamos falando de algo obrigatório e exigido por lei pela vigilância sanitária (Art. 30). Com isso, a importância do projeto hidrossanitário não se dá somente por meio dos seus benefícios, ele é essencial. Sabendo dessa informação, ficará mais simples compreender as razões que o tornam tão falado nos dias atuais.

Se você está pensando em realizar uma reforma, é o projeto hidrossanitário que vai permitir localizar por onde passam as tubulações, o registro e a caixa de água apropriada a cada um dos sistemas ou torneiras. Esse, portanto, é um dos motivos pelos quais você deve recorrer ao projeto hidrossanitário.

E quando falamos nas fossas e sumidouros, o planejamento é um fator que precisa ser levado a sério, já que estamos falando de um sistema que em sua maior parte fica em locais de difícil acesso. Caso você não saiba, muitos deles estão, inclusive, enterrados. Ou seja, um planejamento realizado por alguém sem qualificações pode gerar custos extremamente altos. Por ser algo que pode ser evitado, você deve pensar duas vezes antes de optar por seguir esse caminho.

Além disso, para dar certo, é necessário existir um entrosamento entre o projeto hidrossanitário e os demais projetos da edificação. Com um bom projeto em mãos, a economia se torna apenas uma consequência. Gastos desnecessários com eventuais problemas dificilmente vão acontecer, o que acaba dando mais segurança para você.

Por fim, caso sua edificação não esteja de acordo com as normas do plano diretor da cidade, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das demais legislações vigentes, a sua legalização não poderá ser realizada.

Como a Poli Júnior consegue me ajudar?

Fundada em 1989, a Poli Júnior é considerada a primeira Empresa Júnior de Engenharia do Brasil. Sua formação se dá pelos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que desenvolve as soluções para o seu projeto de maneira personalizada, respeitando suas necessidades e construindo um relacionamento próximo de confiança e parceria. Em decorrência disso, a empresa conta com um histórico de projetos de sucesso em diversas áreas da engenharia. Nós conectamos conhecimento, estratégia, informação e dados para conseguir desenvolver as melhores soluções para as suas demandas.

Quando se trata do desenvolvimento de um projeto hidrossanitário, a Poli Júnior é especialista no assunto, tendo um vasto conhecimento sobre a questão.

Nossas soluções possibilitam uma redução de gastos na conta de água por meio de um trajeto eficiente que minimiza as perdas de pressão. Além disso, projetamos e dimensionamos as tubulações de forma a evitar infiltrações que possam causar patologias no futuro. E não para por aí, já que o nosso projeto permite o manejo adequado da água, evitando desperdícios e garantindo a qualidade para os usuários.

E aí, está preparado para desenvolver o projeto hidrossanitário do seu empreendimento de forma segura e eficiente? Caso você tenha se interessado pelo nosso trabalho, saiba que temos uma equipe de especialistas aguardando o seu contato. Basta dar um clique aqui para entrar em contato conosco agora mesmo!

Por outro lado, se você deseja aprender mais sobre outros assuntos importantes, basta clicar aqui para acessar o nosso blog. Ele é atualizado regularmente com várias dicas e informações interessantes que são cuidadosamente pensadas para ajudar você em muitas situações. Até mais!

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados