Controle de qualidade é um ponto essencial em empresas de diversos segmentos. Trata-se de um sistema que possibilita entender o padrão de qualidade de desenvolvimento de produtos conforme os parâmetros previamente definidos.
Esse controle não visa apenas garantir bons resultados nos serviços prestados, já que isso é esperado no momento em que o cliente contrata uma empresa especializada.
É uma maneira de otimizar os processos e cada vez mais melhorar o que é oferecido pelo seu negócio.
O consumidor exige que a mercadoria ou serviço adquirido esteja em conformidade com as especificações técnicas prometidas. É justamente isso que deve ser garantido por meio do controle de qualidade realizado dentro da empresa.
Sendo assim, preparamos esta matéria para que entenda mais sobre este assunto e saiba o motivo de investir nessa gestão e padronização de processos.
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O que é controle de qualidade?
O controle de qualidade é um sistema utilizado para mensurar a qualidade de serviços e produtos conforme suas especificações técnicas.
Essa análise busca otimizar a satisfação dos colaboradores, consumidores e fornecedores. Por isso, a técnica leva em conta a opinião do cliente e dos consumidores finais.
Além disso, o controle de qualidade se preocupa com as relações de compra e venda, a fim de atender as expectativas das pessoas.
Dessa forma, ele garante que um produto ou serviço seja atrativo e que o acompanhamento da qualidade leve em conta processos objetivos para a valorização da imagem da empresa.
Outro ponto positivo é a utilização de sistemas de controle capazes de melhorar continuamente os processos. Isso permite que a organização aperfeiçoe suas operações de forma natural.
Por que o controle de qualidade é importante para as empresas?
O controle de qualidade é importante porque é uma ferramenta que otimiza a satisfação dos clientes de uma empresa. Ou seja, a entrega de mercadorias e serviços atende às expectativas dos consumidores e pode até mesmo superar o que era esperado.
No entanto, essa estratégia não significa que a empresa entregará produtos de total excelência, mas sim estar em conformidade com os requisitos pré-estabelecidos para garantir a satisfação dos clientes.
Falhas e erros são comuns em qualquer negócio. Contudo, não devem apenas ser solucionados — é preciso estudá-los para mensurar tudo o que acarretou a situação e procurar a solução para evitar que os problemas não aconteçam mais.
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Como fazer o controle de qualidade?
Agora que você já entendeu o conceito de controle de qualidade, confira alguns passos de como colocar esse plano em prática na empresa! Veja:
Comece pela padronização de processos
A padronização de processos é uma forma de saber exatamente aquilo que precisa ser feito, com moldes pré-determinados.
O efeito da padronização possibilita que a empresa execute todas as etapas de forma igualitária e que consiga até mesmo encontrar alguma falha a ser sanada.
Realize treinamentos com os colaboradores
Uma das melhores formas de corrigir as falhas em uma organização e estipular um padrão na produção é por meio do treinamento de colaboradores.
Converse com sua equipe e prepare-os sobre todas as etapas dos processos produtivos, visto que o conhecimento diminuirá erros e retrabalhos. Faça workshops, dê palestras ou até mesmo converse individualmente.
Lembre-se de que são eles quem ajudarão a corrigir as inconformidades na empresa, o que refletirá diretamente em uma redução de custos.
Tenha suporte especializado
Contar com um suporte especializado é uma excelente opção para o controle de qualidade. O auxílio pode vir de líderes para as equipes ou até mesmo de especialistas na área de atuação.
Você pode utilizar também ferramentas que vão ajudar na análise de cada um dos processos, sistemas, produtos, com o objetivo de identificar e solucionar problemas.
Conte com a ajuda da tecnologia
Para ampliar a qualidade dos processos internos é fundamental utilizar ferramentas que ajudem no desenvolvimento das atividades e que proporcionem otimização e inovação constante.
Por essa razão, é interessante introduzir novas tecnologias e investir na utilização de indicadores de desempenho. Assim, essa prática facilita o entendimento de resultados.
ISO 9000 é sinônimo de controle de qualidade?
O ISO 9000 é parecido com o controle de qualidade, já que ambos visam o mesmo propósito.
Porém, o ISO é referente às melhorias dos processos de uma organização, apenas. Enquanto isso, o controle de qualidade busca otimizar os produtos e serviços oferecidos.
Basicamente, o ISO 9000 e seus sucessores se baseiam em um conjunto de normas que estão aptas a serem usadas em diversos tipos de empresas, inclusive na área industrial e outras instituições.
Esse conjunto de regras elenca requisitos destinados a averiguar e proporcionar continuidade para o sistema de gestão da qualidade.
O ISO foi criado em 1946, na Suíça, com a sua primeira sede na cidade de Genebra. Desde então o mundo inteiro aderiu às condutas estipuladas pelo sistema.
Como a Poli Júnior pode ajudar no controle de qualidade?
A Poli Júnior trabalha com gestão de processos e tem o objetivo de ampliar a eficiência da sua empresa.
Por meio de uma análise consistente, a nossa equipe consegue diagnosticar gargalos que estão impedindo o seu negócio de atingir uma maior e melhor nível de produtividade.
Assim, buscamos solucionar e definir planos de ação para que você possa implementar na sua empresa.
Nossa meta principal se baseia na redução de custos, otimização das atividades diárias, oferecimento de soluções inovadoras pautadas na análise de dados, além de fomentar uma cultura Data Driven para aumentar os resultados da sua organização.
Nossas principais entregas são:
- Modelagem dos processos;
- Mapeamento da cadeia de valor;
- Soluções para eliminar gargalos;
- Dashboard com indicadores definidos.
Além disso, a Poli júnior oferece benefícios como:
- Maior eficiência em sua empresa;
- Diminuição dos custos operacionais;
- Redução de retrabalhos.
Enfim, como você percebeu, o controle de qualidade representa otimizações nos processos, sendo essencial para qualquer negócio que procura por um crescimento saudável.
Por isso, não espere mais tempo para implementá-lo em sua empresa. Busque usufruir dos seus benefícios, pois certamente vai melhorar sua operação e produção de produtos e serviços, além de aumentar a satisfação dos seus consumidores.
Lembre-se de que você deve contar com a ajuda de quem é especializado no assunto, como a Poli Júnior. Conheça o nosso serviço de gestão de processos e muito mais!