Inspirações de arquitetura: quais as tendências para 2022?

Em um mundo que exige cada vez mais praticidade, residências confortáveis e que possam ser multifuncionais estão em grande evidência.

As novas inspirações de arquitetura estão relacionadas à valorização ou incorporação de ambientes. Isto é feito por meio dos próprios projetos arquitetônicos e pelo emprego de elementos de decoração.

As tendências para residências em 2022 refletem os novos anseios da sociedade. Os espaços podem aparecer com diversos estilos, com decorações ou cores vibrantes, mas o minimalismo ainda é a base da decoração.

Para que possa construir ou reformar sua casa ou apartamento da melhor forma possível, você deve se basear em quais são as inspirações de arquitetura para o próximo ano. Que tal começar agora?

Confira as tendências para o ano de 2022, além de outras informações importantes. 

Boa leitura!

Como funcionam as inspirações para arquitetura?

inspirações de arquitetura quais são

Quando se fala em arquitetura, existem muitos profissionais que se permitem transformar a imaginação em realidade. O próprio ato de imaginar é um indicativo de inspiração, mas esse processo é bastante particular.

Por falar em processos, as inspirações de arquitetura partem de todo o ecossistema dos projetos. O modo como os ambientes estão formatados, as cores das paredes e até mesmo a decoração são fundamentais para completar um desenho.

Por isso, separamos alguns dos processos de inspirações de arquitetura mais falados para 2022, que podem fazer parte do seu projeto arquitetônico:

Decor

A natureza faz cada vez mais parte da decoração de uma casa ou apartamento. A relação do interno com o externo está muito mais em voga e as pessoas que moram em ambientes compactos buscam inserir essa tendência no seu lar.

Cores

A busca por cores tradicionais ainda é bastante forte, porém cores vivas e marcantes são uma das inspirações de arquitetura em 2022. O tom eclipse, por exemplo, é a aposta do próximo ano no Brasil.

Ambientes

Com o surgimento da pandemia, as pessoas observaram a necessidade de ter mais conforto em casa. Assim, muitas residências estão incorporando espaços como escritório ou ambientes práticos e multifuncionais.

Quais são as inspirações de arquitetura para 2022?

As tendências para 2022 são promissoras, uma vez que elas repercutem as mudanças que todos tiveram durante o período de isolamento social. 

Desse modo, móveis funcionais, bem-estar, tecnologia, entre outras inspirações de arquitetura ganharam um novo propósito após meses em casa.

As pessoas buscam cada vez mais a sua essencialidade. Os ambientes precisam proporcionar aquilo que elas consomem. A arquitetura deve ter coerência com o que a sociedade está passando, mas também com a bagagem de vida e as raízes dos moradores.

Veja, a seguir, quais serão as inspirações de arquitetura para o próximo ano:

Mais jardins pela casa

inspirações de arquitetura plantas

Nos projetos arquitetônicos para 2022 se encontra a presença do verde, a fim de deixar os ambientes mais bonitos e arejados.

As plantas estão ganhando espaço e destaque na decoração. Elas podem ser colocadas de um modo simples e discreto, sendo inseridas em vasos, ou até mesmo de uma maneira mais direta, como em uma parede inteira da residência.

A natureza, em geral, faz com que os ambientes se tornem muito mais aconchegantes, o que otimiza o bem-estar geral para os residentes.

Uma dica importante é investir no design de interiores e unir a área externa com a interna. Essa é mais uma das inspirações de arquitetura para tornar os ambientes mais serenos, como se fossem uma verdadeira extensão um do outro.

Cômodos integrados

Outra inspiração de arquitetura são os ambientes integrados. Eles são bastante práticos e foram pensados para proporcionar amplitude, além de aproveitar todos os pontos da casa ou apartamento.

A famosa série hollywoodiana “Irmãos à Obra”, que passa semanalmente na Discovery Home & Health, foi um dos precursores da moda “integrada” no Brasil. 

Nos episódios, os irmãos falam frequentemente sobre a tendência da cozinha integrada à sala. Além de trazer mais amplitude, deixa com aspecto de conforto e proximidade entre todos da família.

Móveis compactos e multifuncionais

Os móveis compactos, simples de serem utilizados e combinados com o ambiente, serão uma das maiores apostas para o próximo ano.

Esse modelo de praticidade e conforto reflete os tempos de home office, que a pandemia trouxe para o nosso dia a dia.

As pessoas compreenderam que os móveis confortáveis e simples são muito mais úteis, já que podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada pessoa. Um quarto pode ser usado para trabalhar remotamente ou mesmo dormir, por exemplo.

Se o imóvel for alugado, também é possível fazer essas modificações, desde que haja autorização expressa do proprietário. 

IoT

No setor de arquitetura, a IoT (Internet das Coisas) apresenta um enorme potencial, ainda mais em trabalhos como a modernização de ambientes com o uso de soluções tecnológicas.

As chamadas “casas inteligentes” possibilitam mais conforto e praticidade na vida dos residentes. Elas também auxiliam no controle de energia e água por meio de comandos via controle remoto.

Como adaptar as novas tendências para sua casa?

cômodo integrado inspirações de arquitetura

São várias as transformações que estão acontecendo no mundo da arquitetura. No entanto, você não precisa se adaptar de uma vez, já que esse processo pode ser feito aos poucos.

O morador não precisa realizar uma mega obra para estar inserido nas tendências de arquitetura de 2022. Utilizar uma Alexa (Echo Dot) conectada com a TV, uma lâmpada inteligente, entre outros, já são pequenas mudanças.

Porém, se você está construindo a sua casa do zero, é possível consultar profissionais de arquitetura e conversar sobre projetos modernos. É uma ótima escolha, que pode refletir principalmente no conforto para os próximos anos.

Tire suas as inspirações de arquitetura do papel

Todas as inspirações de arquitetura levantadas são ótimas opções. Alguns processos podem ser feitos sozinhos, sem ajuda de profissionais. Mas as grandes obras exigem um serviço especializado, sendo a Poli Júnior uma opção ideal para o seu projeto!

Utilizamos a tecnologia BIM (Building Information Modeling) para criar um projeto personalizado para a sua residência, além de projetarmos espaços capazes de atender suas necessidades perfeitamente.

Com isso, oferecemos uma experiência completa em arquitetura e engenharia civil!

Se você deseja seguir algumas dessas inspirações de arquitetura, conheça nossos serviços especializados no setor e siga as nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram!

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Materiais Ricos

Posts relacionados