Análise de Dados: mais que uma solução, uma necessidade!

Nos dias atuais, as transformações digitais acontecem de forma extremamente rápida, o que acaba forçando os negócios a ficarem sempre atentos. Em decorrência disso, uma série de informações estão à disposição das empresas, tornando a análise de dados uma tarefa bastante importante e cada vez mais necessária.

Fazer uma boa análise de dados interfere diretamente no desempenho das organizações, tornando-as mais competitivas em um mercado que exige eficácia.

Quando uma empresa quer destacar no mercado, bem como aumentar os lucros, a análise desses dados acaba se tornando um grande aliado, apontando com mais facilidade os caminhos que devem ser seguidos para ocorrer a elaboração de ações que tornem isso possível.

Afinal, tomar decisões de forma estratégica é algo que facilita, e muito, um determinado processo, não é verdade? Se você deseja compreender melhor esse assunto, além de entender como realizar uma análise de dados de forma definitiva, é importante continuar a leitura desse texto até o final. Com toda certeza, ao final da leitura, você vai conseguir tirar várias dúvidas sobre esse assunto.

Boa leitura!

O que é análise de dados?

A sua empresa tem à disposição uma série de informações e você ainda não sabe como elas podem ser úteis? É exatamente aí que a análise de dados vai conseguir ajudar, transformando os números em informação, ou melhor, em respostas para vários problemas.

Todos os negócios possuem documentos, planilhas, plataformas de gestão, e-mails e diversas outras ferramentas geram uma quantidade gigantesca de informações, mas nem sempre esses dados são analisados da forma correta. Esse material, conhecido também como Big Data, deve ser explorado com a ajuda da tecnologia.

Fica bastante inviável fazer uma análise correta dessas informações sem o auxílio de instrumentos tecnológicos nos dias atuais. Atualmente, diversos sistemas de automação conseguem dar suporte aos analistas, identificando padrões de comportamento nos dados. A partir dessa análise, as empresas conseguem elaborar estratégicas com muito mais facilidade

Desta maneira, entender e estruturar uma análise de dados eficiente permite aos gestores uma melhor tomada de decisões. É possível prever uma série de situações, além de enxergar com mais facilidade o comportamento do mercado.

Tudo isso acontece utilizando como base os padrões observados. Os benefícios gerados para o negócio são gigantescos, tornando-o mais competitivo e pronto para encarar um mercado que vive transformações de maneira constante.

Quais são os tipos de análise de dados?

Existem quatro diferentes formas de análise de dados. Para não restar dúvidas sobre isso, confira as características de cada uma:

  • Análise preditiva: é considerada o tipo de análise mais popular. Ela é voltada aos estímulos de previsões, ou seja, chega-se a conclusões que auxiliam a prever futuros cenários. Para isso dar certo, utilizam-se estatísticos e históricos, bem como mineração de dados e inteligência artificial. Ela é pensada para prever o comportamento do mercado, indicando possíveis riscos ou oportunidades que venham a acontecer no futuro.
  • Análise descritiva: é bastante utilizada quando se deseja descrever e entender alguns eventos em tempo real. Contudo, é limitada a descrever o objeto ou evento, não emitindo julgamento de valor. É muito utilizada pelos gestores quando se quer averiguar o que está acontecendo na empresa em real time, tornando viável um acompanhamento constante.
  • Análise prescritiva: é baseada em verificar as consequências das ações. Sendo considerada a mais complexa dentre as 4, a análise prescritiva consegue apontar o caminho ideal para que tudo ocorra como o esperado. Utilizando outras palavras, os caminhos para percorrer são analisados, tornando mais simples a obtenção das metas desejadas.
  • Análise diagnóstica: ajuda a compreender as causas de um evento, ou melhor, de que maneira os acontecimentos se desenvolveram. Desta maneira, é possível melhorar as estratégias que estão sendo utilizadas. A aplicação dessa análise nas vendas consegue proporcionar um enorme destaque, principalmente quando utilizada em conjunto com a análise preditiva. É possível entender, por exemplo, onde estão concentrados os compradores da marca.

Como melhorar a eficiência da sua análise de dados?

Para uma análise de dados ser realmente eficaz, algumas questões precisam ser levadas em consideração.

Embora fazer uma análise de dados seja um pouco complexo, vamos tentar simplificar para você. Confira algumas dicas fundamentais para esse processo:

#01. Faça a definição dos objetivos

O primeiro passo consiste em definir os objetivos diante da análise. Isso deve acontecer antes mesmo de iniciar a elaboração da análise de dados.

Essa etapa é muito importante, interferindo diretamente nos resultados buscados. Afinal, como é possível chegar a um objetivo se ele não existe? É imprescindível definir o que se deseja observar e estudar por meio das informações.

#02. Não deixe de realizar um planejamento

O planejamento é mais uma etapa fundamental para garantir o sucesso da análise de dados. Na verdade, o planejamento deve estar presente em todos os processos do negócio, incluindo quando se deseja realizar uma análise de dados.

É aqui que os processos de análise serão estruturados. Esse também é o momento de definição dos responsáveis que cuidarão dos dados de cada um dos setores. Como na definição de objetivos, tudo isso deve ser pensado antes mesmo de colocar em prática qualquer coisa. Sem planejamento, as chances de erros aumentam bastante.

#03. Busque indicadores que sejam importantes para o negócio

Os indicadores possuem um papel de extrema importância para todos os negócios, seja qual for o seu segmento ou tamanho.

Mas, é importante lembrar que os bons indicadores são aqueles que realmente desempenham alguma importância para a empresa. Algumas organizações dão relevância a indicadores que não fazem sentido ao negócio, dificultando qualquer análise.

Um e-commerce, por exemplo, precisa sempre levar em consideração a taxa de abandono de carrinho. Quando essa taxa é alta, é necessário entender os motivos, bem como os fatores que estão contribuindo para isso acontecer. Além desse exemplo, muitos outros dados que contribuem diretamente com os resultados da empresa precisam ser entendidos e considerados.

#04. Use a tecnologia ao seu favor

Em um mundo cada vez mais inserido nas possibilidades tecnológicas, a utilização de algumas ferramentas de automação acaba sendo importante para facilitar todo esse processo de análise de dados.

A captação de dados se torna muito mais simples e segura com o auxílio dessas ferramentas, tornando ainda maior a sua importância.

Conclusão

Como foi possível observar, a análise de dados desempenha um papel extremamente importante para as empresas que querem se manter mais competitivas. Na verdade, em um mercado cada vez mais competitivo, essa metodologia está se tornando indispensável.

Quando se deseja potencializar os investimentos, além de compreender uma série de dados importantes sobre o próprio negócio, a análise de dados acaba sendo uma alternativa. Ela vem conseguindo ajudar empresas de diferentes segmentos, contribuindo para que elas enxerguem melhor o comportamento da empresa e também do mercado. A tomada de decisões fica muito mais fácil, permitindo que as estratégias sejam elaboradas com mais precisão.

Percebeu o quanto estamos falando de um assunto importante, né? Os benefícios da análise de dados são enormes, favorecendo os negócios a atuarem com mais certeza em um mercado imensamente competitivo

Sempre que for necessário, não hesite em buscar ajuda profissional. Nem sempre sabemos de tudo, principalmente quando queremos implementar algo que não dominamos muito.

Gostou desse conteúdo? Se você quiser aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar diversos outros conteúdos importantes.

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados