Design de Interiores: saiba porque um projeto estrutural é essencial para seu interior

O design de interiores tem como objetivo planejar e designar ambientes a partir de padrões de estética, conforto e funcionalidade.  

Ao contrário do que muitos pensam, o design de interiores não se trata apenas de decoração. Claro que a escolha de paletas de cores, revestimentos, móveis, etc, são parte fundamental do trabalho de um designer, mas não representam a totalidade da atividade exercida.  

Entender todos os anseios estéticos dos clientes e associar isso a funcionalidade de forma eficiente, harmoniosa e prática, é com certeza o ponto fundamental de todo esse processo.

Além disso, o designer de interiores também é responsável por coordenar e determinar prazos, orçamentos e trabalhos de demais profissionais envolvidos no processo como: eletricistas, pintores e marceneiros.

Assim, tendo em vista o que é o design de interiores e os seus objetivos, partiremos para o pronto principal do nosso artigo e te faremos entender o que é um projeto estrutural e como ele é essencial para o seu interior.

O que é o projeto estrutural?

Também chamado de cálculo estrutural, o projeto estrutural é complementar aos demais planejamentos existentes em um processo de reforma e construção.

Tem por objetivo dimensionar e detalhar elementos estruturais como: Vigas, pilares, lajes, alvenaria, estruturas metálicas, etc.

Esse detalhamento é possível a partir de cálculos precisos, capazes de tornar o projeto inteiro mais seguro e assertivo.

Por que ele é essencial para o seu interior?

O projeto estrutural reúne uma série de benefícios indispensáveis, que os tornam essenciais para o design de interiores. A seguir, preparamos uma lista com os principais deles:

1. Redução de custos pela racionalização de materiais

Essa redução é possível graças aos cálculos realizados durante o projeto estrutural, sendo capazes de definir de forma minuciosa a quantidade real e exata de materiais necessários para a construção.

Assim, há a racionalização e a economia destes materiais, diminuindo gastos excessivos e evitando desperdícios significativos.

2. Segurança da obra

Além de mais barata, um projeto estrutural também é capaz de tornar a sua obra mais segura.

Isso acontece pois todo o processo de trabalho é pensado e planejado de forma responsável, conferindo assim maior segurança para todos os profissionais e maquinários envolvidos.

Sem dúvidas, é um dos aspectos mais importantes para a realização de uma construção, por isso deve ser levado em consideração de forma muito séria.

3. Redução da mão de obra

Outro benefício capaz de reduzir significativamente os gastos de uma construção é a redução da mão de obra necessária durante esse processo.

Como tudo é planejado e pré-definido, a mão de obra torna-se muito mais produtiva, evitando gargalos de produção (etapa mais lenta e sobrecarregada do processo de produção) e demais adversidades as quais costumam surgir em processos não projetados estruturalmente.  

4. Dimensionamento das estruturas

Parte fundamental do projeto, o cálculo estrutural utiliza de fatores extremamente importantes para o dimensionamento das estruturas, tais como: Clima e ação dos ventos, cargas permanentes, acidentais e resistência do concreto.

A partir desses fatores é possível definir as características estruturais necessárias para que não haja futuros acidentes na construção, conferindo ainda mais segurança, durabilidade e resistência.  

5. Redução de tempo

Como já dito anteriormente, o planejamento estrutural é capaz de evitar possíveis gargalos produtivos e demais adversidades que demandam tempo e burocracias durante o processo de trabalho.

Assim, a partir do estudo prévio desses processos é possível reduzir significativamente o tempo de obra, tornando a construção além de tudo mais ágil.

6. Facilidade em manutenções futuras

Além de aumentar a resistência e a durabilidade da construção, o projeto estrutural também possibilita que as manutenções futuras sejam realizadas de forma simples e detalhada.

Isso acontece pois, com o projeto em mãos é possível observar toda a estrutura e como ela funciona, facilitando todos os processos de manutenção e tornando-os mais ágeis e assertivos.

7. Execução da obra

O projeto serve como um verdadeiro manual de instruções, sendo um guia de tudo que deve ser feito e como deve ser feito.

Assim, além de facilitar toda a execução da obra, também padroniza e evita possíveis caos na mesma.

8. Maior qualidade construtiva

Por fim mas não menos importante, todas as etapas e todos os benefícios existentes conferem a construção uma qualidade indiscutível e dificilmente alcançada sem o projeto estrutural.

Por isso e por todos os outros fatores expostos acima, é essencial contar com esse planejamento para a sua construção.

Mas, o que é necessário para dar início a um projeto estrutural?   

Como é um projeto complementar, conta com a necessidade de demais documentos e projetos arquitetônicos para poder ser feito, dentre os principais podemos destacar:

  • Laudo de sondagem do terreno: Importante elemento de segurança para uma construção independente do porte da mesma.
  • Projeto arquitetônico da construção: Sendo a base de tudo que será feito, a partir do projeto será possível realizar os ajustes e complementos necessários.
  • Características de construções adjacentes: Fundamental para que não haja acidentes e intercorrências com obras vizinhas.  
  • Prazos para início e término da obra: Com esses prazos estabelecidos, é possível definir o que fica mais viável e até o encurtamento dos mesmos.
  • Desejos do cliente: Um dos tópicos mais importantes é saber o que o cliente deseja, pois será a partir deles que toda a obra será projetada.
  • Levantamento da topografia: A partir desse levantamento é possível definir estruturas de contenção.  
  • Classe de agressividade ambiental e definição do terreno: É necessário caracterizar o ambiente em que a construção será realizada em urbano, industrial, marinho ou rural. A partir disso, é possível criar condições que tornam possível a existência da construção de acordo com o clima e os aspectos ambientais do lugar, além de prever a durabilidade da mesma.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é, quais os benefícios existentes e como dar início a um projeto estrutural, basta torná-lo uma prioridade nos seus designs, construções e reformas.

Para isso, é fundamental contar com uma empresa de engenharia qualificada e experiente, capaz de proporcionar as melhores soluções para você e para o seu projeto.

A Poli Júnior além de atender aos requisitos acima, conta com uma engenharia acessível, pronta para atender às suas necessidades de forma responsável e efetiva. Para nos contatar e entender mais um pouco acerca dos nossos serviços, basta clicar aqui.

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts relacionados