Arquitetos e engenheiros: conheça a importância de cada profissional em um projeto

Quando se trata de obra civil residencial ou comercial, arquitetos e engenheiros são de extrema importância, não somente para a segurança do empreendimento, mas também para a redução de custos operacionais, entre outras tantas vantagens.

No entanto, boa parte das pessoas que iniciam uma obra, grande ou pequena, acaba por dispensar tais serviços por acreditar que podem dar conta do recado.

Infelizmente, ainda faz parte da cultura do nosso país, acreditar que estes especialistas apenas elevaram os custos da obra.

Muito desse pensamento se deve ao fato de que as pessoas não sabem realmente no que consiste o trabalho de arquitetos e engenheiros dentro de uma obra civil residencial ou comercial. 

Por isso, hoje falaremos mais sobre a função de cada um desses profissionais e qual sua importância para projetos tanto de obra comercial quanto de obra civil residencial. 

O que faz um arquiteto e qual sua importância?

Sabe quando uma casa ou qualquer outro tipo de imóvel tem todos os seus espaços aproveitados nos mínimos detalhes deixando o ambiente funcional e harmônico?

Pois bem, muito provavelmente a obra contou com o apoio de um arquiteto. 

Além de trazer ideias relacionadas ao aproveitamento de espaço, os arquitetos também trazem tendências para uma obra civil residencial.

Desta forma, deixando o espaço com toque clássico ou moderno, apontando soluções para possíveis impasses e dando opções dos melhores materiais a serem utilizados em cada cômodo. 

Cabe ao profissional de arquitetura ouvir e entender as necessidades dos moradores da residência ou dos frequentadores do empreendimento.

Com o auxílio do arquiteto é possível reduzir os custos operacionais bem como o tempo de execução da obra civil residencial ou comercial e o estresse que este tipo de atividade pode causar. 

Além de cuidar de toda a parte de otimização de espaços, materiais mais adequados e tendências, os arquitetos ainda auxiliam em etapas consideradas mais simples, mas de extrema importância.

Entre elas, a escolha dos móveis e até alguns conselhos de decoração, por exemplo.

Isso porque, este especialista pode ajudar tanto em uma obra civil residencial desde a construção até a decoração.

Algumas vantagens de contratar um arquiteto

  • Valorização do imóvel: ainda que seja apenas para uma reforma, o arquiteto tem capacidade de desenvolver projetos que ressaltem as características do imóvel.

Uma residência ou empreendimento que tem todos os espaços planejados e bem aproveitados tem muito mais chances de ter uma possível venda bem sucedida. 

 

  • Tirar os planos do papel: ao passar suas ideias durante uma obra civil residencial, o arquiteto vai fazer ao máximo para atender às suas expectativas e caso não seja possível botá-las em prática, dará outras possibilidades.

Além disso, o projeto será implementado de modo que atenda as necessidades de todos os moradores e/ou frequentadores. 

 

  • Criatividade: problemas que até então pareciam sem solução podem ter ótimas resoluções com ideias criativas e arrojadas que além de atender ao que era pedido, podem ir além das expectativas.

O arquiteto faz com que todas as peças se encaixem perfeitamente e que haja uma harmonia entre todos os cômodos.

Tudo isso, aproveitando espaços, reaproveitando materiais e ajudando na redução de custos operacionais

Agora, saiba um pouco mais sobre o trabalho do engenheiro!

O que faz um engenheiro e qual a sua importância?

Assim como o arquiteto, o engenheiro não tem sua real importância reconhecida.

Ainda que muitas pessoas saibam que uma obra civil residencial ou comercial de grande porte precisa do aval de um engenheiro, quando se trata de casas e comércios menores, as pessoas acabam por desprezar este serviço. 

O engenheiro é um dos principais responsáveis pela segurança da obra, isso porque é seu papel fazer cálculos que garantam a viabilidade do projeto de engenharia desde sua concepção até a fiscalização do andamento das etapas.

Contar com tais serviços e acompanhamento, pode trazer mais tranquilidade durante a execução da obra ou reforma e auxiliar na redução de custos operacionais.

Visto que, quando há um engenheiro responsável pela obra civil residencial, dificilmente os serviços precisarão ser refeitos. 

Muitos podem até cogitar investir nos serviços de engenharia durante a realização da construção de um estabelecimento, mas quando se trata de reformas, esses profissionais são comumente deixados de lado. 

No entanto, os projetos de engenharia são de grande valia também durante as reformas.

Paredes, vigas e colunas não podem simplesmente ser derrubadas e erguidas sem análise da estrutura do espaço e é papel do engenheiro fazer tais análises para garantir a segurança e a viabilidade dessas atividades. 

Quando se trata de reformas em edifícios, estes serviços são ainda mais necessários já que um dano na estrutura de um apartamento, pode colocar todo o prédio em risco. 

Algumas vantagens de contratar um engenheiro

  • Segurança: não há como pensar em uma obra civil residencial ou comercial que não ofereça segurança, com o auxílio de um engenheiro esta será uma das prioridades do projeto de engenharia.

Nada de falhas na estrutura ou na execução da obra, nada de soluções duvidosas para problemas e nada de insegurança.

 

  • Obra regularizada: como dito anteriormente, diversos tipos de obras precisam do aval de um engenheiro para acontecer e para estar dentro das normas estabelecidas.

Ao contratar um profissional para fazer seu projeto de engenharia, também terá essa vantagem, que pode gerar muito menos dores de cabeça e agregar na redução de custos operacionais.

Uma vez que, este profissional é versátil e pode agregar em diversas frentes. 

 

  • Experiência: como citado acima, o engenheiro é versátil e pode atuar em diversas frentes, uma delas é no acompanhamento da execução das etapas da obra civil residencial.

Assim, você pode ter certeza de que alguém que entende do assunto estará auxiliando os outros profissionais envolvidos a realizar as tarefas necessárias. 

Agora que você já sabe a importância que arquitetos e engenheiros têm na realização de projetos, não brinque com sua segurança, tempo e dinheiro, conte com estes serviços e conte com a Poli Júnior para encontrar os melhores profissionais.

Conheça a Poli Junior

A Poli, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada a Poli ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post