fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Arquitetura e Civil

Reforma: transforme sua casa ou comércio de maneira econômica e personalizada

Duas pessoas trabalhando em uma reforma com escada em uma sala com parede de tijolos.
Índice

Ao adquirir um imóvel para fins comerciais ou para moradia, antes de começar a utilizá-lo, é comum que o local precise de uma reforma para atender às suas necessidades ou planos futuros. 

Seja por se tratar de um imóvel antigo e que não estava com a manutenção em dia ou para que o ambiente fique com a sua cara, a consultoria de engenharia se faz necessária.

No entanto, quando se trata de obras pequenas ou grandes, sempre é preciso avaliar a viabilidade econômica do projeto, realizar o plano financeiro e é claro, contar com profissionais que entendam suas ideias e agreguem à obra. 

Tudo o que você precisa saber antes de reformar

Nunca é demais falar sobre a importância do planejamento quando se inicia uma reforma.

Tempo, dinheiro, mão-de-obra, materiais, expectativas, tudo isso entra no planejamento. 

Tão importante quanto os tópicos acima citados, é o auxílio de uma consultoria de engenharia ou de arquitetura, design de interiores e demais profissionais que sejam necessários para que o local fique como você deseja. 

É normal, ao notar que o imóvel precisa passar por uma reforma e muitas pessoas acreditem que incluir uma consultoria de engenharia no processo possa colocar em risco a viabilidade econômica da obra. 

Ainda, é comum pensar que por se tratar de ‘apenas’ uma reforma, não é necessário contar com tais profissionais, visto que, o imóvel já está de pé. 

É nesses dois pontos que podem estar os maiores erros ao iniciar uma reforma.

Primeiramente, existem diversas empresas e profissionais que prestam serviços de consultoria de engenharia ou arquitetura e afins e cobram um valor justo e que não vai encarecer sua obra.

A Poli Júnior é prova disso! Aqui, te ajudamos não somente prestando consultoria de engenharia, mas também ajudamos a colocar suas ideias no papel e montamos um plano financeiro viável. 

Em segundo lugar, pensar que por conta de o imóvel já estar de pé, estes serviços não são necessários, pode trazer riscos para a estrutura do imóvel e ainda, fazer com que você perca tempo e dinheiro, tirando a viabilidade econômica da obra e atrasando-a.

Caso o imóvel seja comercial, a reforma vai deixá-lo com a personalidade que deseja empregar ao empreendimento, além de ser o cartão de visitas para que os clientes sejam atraídos para o estabelecimento.

Se a reforma for realizada em um imóvel para moradia, esta é tão importante quanto. 

Afinal, será sua casa, local de descanso, lazer e também deve ter sua personalidade.

Além disso, conforto, segurança e sofisticação devem estar em primeiro plano. 

Vale lembrar que, para economizar durante a obra, é comum que os proprietários busquem profissionais que façam todos os serviços necessários, desde a consultoria de engenharia até a decoração.

Esta também pode não ser uma boa estratégia, visto que, dificilmente você encontrará alguém realmente capacitado para tantas funções.

E, além de sobrecarregar tal profissional, corre o risco de gastar mais do que o esperado, se comparar com a opção de investir em uma consultoria de engenharia e demais especialistas logo no início. 

Isso porque, profissionais da área já estão habituados a lidar com imprevistos, viabilidade econômica e orçamentos e atrasos e a dar soluções.

Tudo isso e ainda, garantir que sua obra estará segura e será entregue no prazo e da forma como deseja.

4 dicas para reformar de forma econômica e personalizada

  1. Coloque tudo no papel: para tirar seus sonhos do papel, primeiro é preciso colocá-los na ponta do lápis.

Anote suas ideias para o resultado final do imóvel, o que deseja e o que não deseja, até mesmo as ideias que parecem inviáveis devem ser anotadas.

Afinal, o olhar de um profissional pode trazer a solução que você precisa. 

Após colocar todas as ideias no papel, anote também qual sua expectativa de tempo em relação ao fim da obra, qual o valor disponível para realizar a reforma etc.

Com todos esses dados em mãos, busque uma consultoria de engenharia e entenda o que é ou não viável de acordo com seu plano financeiro e suas expectativas. 

  1. Conheça bem seu orçamento: ainda que haja um plano financeiro estruturado, imprevistos podem acontecer e é aconselhado que exista uma reserva para tais eventos.

Analise suas contas e estabeleça um teto de gastos, isso também pode ser feito com ajuda profissional.

Desta forma, fica mais difícil perder o controle das finanças e é mais fácil garantir a viabilidade econômica da reforma.  

Caso a reforma seja baseada em um empréstimo com alguma instituição financeira, o planejamento deve ser ainda mais rigoroso.

Afinal, você fará um empréstimo e não poderá pedir mais dinheiro a cada novo imprevisto. 

  1. Decoração: ainda que seja uma das partes finais da obra, a decoração é de extrema importância.

É através dela que sua personalidade será imposta ao imóvel.

Tenha em mente um estilo que mais lhe agrada tanto para residência quanto para comércio, em casos de imóveis comerciais e é importante que a decoração converse com os produtos e serviços oferecidos.

Com o estilo definido, fica mais fácil buscar itens de acordo com a proposta e pesquisar os melhores preços, fornecedores e profissionais.

  1. Escolha bem todos os profissionais envolvidos: é praticamente uma unanimidade dizer que obras dão muito trabalho e causam estresse.

Mas não precisa ser assim, escolha os profissionais que estarão envolvidos no projeto com calma.

Muitas vezes, a empresa que presta consultoria de engenharia também presta outros serviços e você pode encontrar tudo o que busca em um só lugar.

Isso já vai facilitar e muito, a sua vida. 

Analise os projetos anteriores executados pela empresa, busque referências, solicite orçamentos, reuniões e por fim, decida pela empresa que melhor atenda às suas expectativas. 

Para obter consultoria de engenharia e demais serviços especializados ligados à reforma de imóveis, conte com a Poli Júnior!

Conheça a Poli Junior

A Poli, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada a Poli ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Compartilhar

Mais artigos