Como uma consultoria de processos pode ajudar empresas com problemas de estoque?

Uma das partes que mais pode gerar problemas, é o estoque e quando a situação parece fora de controle, a melhor maneira de colocá-la de volta aos trilhos é optar por uma consultoria de processos.

Quando se trata do mundo dos negócios, alguns setores podem ser mais difíceis de lidar do que outros.

No entanto, é importante dar atenção adequada a todas as partes para que uma empresa se mantenha produtiva e acima disso, lucrativa.

A falta de um plano de negócios que também envolve o estoque, pode causar transtornos. Visto que, não é incomum que em muitas companhias o estoque tem sempre produtos a mais do que deveria.

Causando assim, desperdício. Isso porque, dependendo do tipo de mercadoria, estas podem vencer sem ter sido usadas ou vendidas.

A falta de produtos também é um problema, tanto para a produção quanto para a venda.

Para que haja um equilíbrio, é preciso observar diversos fatores, entre eles: a média de vendas e a procura por determinada mercadoria em cada época do ano.

O que é consultoria de processos?

Antes de tudo, é preciso dizer que a consultoria de processos, é um serviço que deve ser prestado apenas por especialistas em gestão de processos.

Os profissionais envolvidos neste trabalho, estão preparados para encontrar e solucionar problemas e melhorar processos já comuns para o empreendimento.

Empresas que estão passando por mudanças de direção ou que estão vendo sua lucratividade cair, devem investir não somente em uma consultoria especializada, mas também em um plano de negócios pensando especialmente para o caso.

Uma dúvida bastante recorrente em relação a consultoria de processos, está relacionada ao porte da empresa.

Muitos empreendedores acreditam que serviços como estes são destinados apenas às multinacionais ou empresas de grande porte.

O que não é verdade, se você tem uma empresa, independentemente do porte do negócio, se as coisas não andam tão bem quanto deveriam, uma consultoria de processos vai te auxiliar e muito.

Mesmo em uma companhia menor, fazer a gestão de processos, quando não se tem uma base ou conhecimentos específicos sobre determinado assunto, pode ser bastante desafiador.

Deste modo, contar com uma visão crítica e aprofundada dos problemas e também dos pontos positivos, faz toda a diferença.

 

Consultoria de processos e solução de problemas de estoque

É muito improvável que alguém conheça uma companhia de sucesso que não tenha um bom plano de negócios e uma boa gestão de estoque.

Para que este setor da empresa seja equilibrado, é preciso que os administradores conheçam bem as necessidades da corporação e também de seus clientes.

Como dito anteriormente, é preciso observar a média de vendas e a procura por determinadas mercadorias em cada época do ano.

Isso quando estamos falando sobre produtos que vendem mais por temporada, como por exemplo: itens mais utilizados no verão ou no inverno.

É sempre bom ter algumas peças em estoque, mas via de regra, o pico de vendas ocorre apenas em determinadas estações.

Através da consultoria de processos, é possível que, com base no estoque, os administradores possam tomar melhores decisões em relação aos meses seguintes.

Existem ainda, algumas particularidades em relação ao controle de estoque e com uma gestão de processos eficiente, erros em relação a compra de produtos sem necessidade cairão drasticamente.

Conheça os tipos de controle de estoque:

  • Temporário: é um controle que acontece a cada determinado período de tempo e serve para prevenir a falta de mercadorias.

 

  • Permanente: acontece diariamente, ou melhor, em tempo real. Através dessa atividade, as reposições das mercadorias são feitas assim que o estoque atinge o mínimo de produtos armazenados.

Em relação a mensuração de estoque, esta ocorre de duas formas: a mensuração física, relacionada à quantidade de mercadorias e a mensuração de valor monetário, que determina os valores investidos em cada produto.

Por que contratar uma consultoria de processos?

A consultoria de processos e a gestão de processos, estão relacionadas de muitas formas. Isso porque, muitas companhias contratam especialistas em consultoria de processos para que a gestão de processos melhore.

A primeira razão que faz com que um gestor opte pela contratação desses serviços, é a queda de produtividade e consequentemente, de lucratividade.

No entanto, ambos os fatores podem estar relacionados à falta de uma gestão eficiente do estoque.

A falta da qualidade dos serviços e produtos oferecidos e o descontentamento de clientes, também são sinais de que algo em seu plano de negócios e na gestão de processos, não estão saindo corretamente.

Veja agora 4 razões para contratar uma consultoria de processos:

– Conhecimento sobre o tema e olhar apurado: os profissionais que prestam esses serviços têm especialização em suas áreas de conhecimento e também informações valiosas sobre o funcionamento do mercado.

Além disso, entregam um olhar apurado sobre o negócio, conseguindo sugerir soluções que aqueles que estão todos os dias dentro da empresa, não conseguem ver, por estar totalmente envolvido com determinados processos;

– Processos padronizados: com a padronização de processos, é possível prever os próximos passos a serem tomados, além disso, ao optar pela padronização, ocorre também a diminuição dos erros, estabelecimento de um padrão de qualidade e de trabalho e por fim, é um facilitador de aprendizagem, principalmente quando se trata de novos colaboradores;

– Mais produtividade: uma das maiores vantagens da consultoria de processos, é a organização que esta oferece em diversos aspectos.

Com um estoque mais organizado, por exemplo, a produtividade pode ser alavancada.

Com as tarefas e recursos bem organizados, a capacidade produtiva tende a subir, assim, gerando mais produtividade, lucratividade e qualidade nos serviços prestados;

– Pensamento estratégico: existe uma grande diferença entre ter planos para fazer uma empresa deslanchar e ter estratégias para que isso aconteça.

Para que os planos saiam do papel e tragam resultados efetivos, é necessário um especialista para unir planos com resultados finais esperados.

Além de auxiliar em problemas de estoque, a consultoria de processos vai auxiliar sua empresa em diversos outros aspectos.

Para saber mais sobre gestão de processos e outros serviços, visite nosso site

Banners do Rock Convert copiar min 1
Compartilhe esse post