Checklist dos Materiais de Obra: como sabemos uma obra é um empreendimento que pode ser bastante complicado de se gerir.
São diversos itens para se considerar, de segurança patrimonial, mão de obra, materiais de obra e prazos, e necessita de um acompanhamento muito próximo.
Mesmo uma obra pequena como de uma casa popular requer certo cuidado, já que ao se negligenciar pode comprometer a estabilidade da casa, e consequentemente a segurança das pessoas que viveriam nela.
Para manter-se a par de todos os detalhes da obra, um checklist é uma ferramenta muito útil para a qual o gestor poderá dispor para manter a obra no caminho certo.
Vamos conhecer mais sobre como fazer uso dessa ferramenta muito importante para a gestão de uma obra.
Planejamento
O primeiro passo para que possamos fazer um bom checklist de materiais de obra é nos atentarmos ao planejamento.
O planejamento é o primeiro passo para qualquer empreendimento e tem uma enorme importância dado que quão melhor é sua qualidade, menor a quantidade de imprevistos e gastos extras na obra.
Agora com o planejamento em mãos podemos verificar quais processos serão executados e com essa informação podemos mensurar os materiais necessários na obra assim como os serviços e equipamentos.
Projeto
Com o planejamento nós temos uma ideia de quais processos serão executados na obra, mas com a elaboração de um projeto por um profissional teremos um quantitativo mais sólido.
Pois, a partir da planta é possível então mensurar os materiais da obra e os equipamentos necessários para a construção.
Uma obra pequena como uma casa, tem a maioria dos seus processos manuais, não necessitando o aluguel de muitos equipamentos.
O custo de um projeto equivale, normalmente, a uma porção irrisória do valor da obra, proporcionando a redução no custo com a resolução de problemas não previstos.
Este disponibilizará as plantas-baixa, hidráulica e elétrica da casa, podendo assim ser mensurada seus materiais e processos.
Qualidade do material
Um ponto de extrema importância para qualquer obra é a qualidade do material e da mão de obra utilizada.
Pois, mesmo nas menores obras um componente de baixa qualidade irá prejudicar a construção.
Tomemos o exemplo de um cimento de baixa qualidade, ao completar todo o processo de enrijecimento ele poderá não apresentar a resistência que desejamos.
Ou mesmo madeira fraca na estrutura da cobertura, onde ela pode não ter passado por todos os processos que a garantiriam resistência a água, a agentes químicos e biológicos.
Então podemos perceber que para uma casa de qualidade, que dificilmente apresentará defeitos é preciso que se use materiais de qualidade na obra, assim como também os processos devem ser executados com excelência.
Tendo em vista os fatos citados anteriormente vamos falar sobre os componentes básicos para construção de uma casa.
Primeiramente vamos dividir o passo-a-passo de uma obra.
Quais os materiais necessários para uma obra?
1. Fundação
A fundação é a base da obra e é nela que tudo vai se apoiar para que ela então se apoie no solo.
Existem diversos tipos de fundação, e uma das mais populares para a construção de casas é a Radier.
Esta é escolhida, principalmente pelo seu baixo custo e sua rapidez na execução.
Imagem por Escola da Engenharia
Radier é uma fundação rasa onde se constrói uma placa que abrange toda a área da construção.
Após a limpeza e compactação do terreno se coloca um lastro de brita, e por sobre esse lastro se coloca a armadura do radier.
Após isso coloca-se formas de madeira para fechar a área concretada e então se adiciona o concreto, de modo a preencher toda a área da construção.
Materiais necessários:
- cimento,
- brita,
- areia,
- formas de madeira
- armadura radier.
2. Estrutura
Para residências populares, os métodos mais usados de estruturas são as moldadas in loco e as pré-moldadas.
Imagem por Buildin
Para se fazer uso das estruturas moldadas in loco necessitamos dos materiais que compõem o concreto e das formas usadas para moldar a estrutura.
Já as pré-moldadas já são compradas prontas, necessitando apenas serem instaladas no local determinado.
3. Vedação
A etapa de vedação é aquela em que se constrói, como o próprio nome diz, o que veda os cômodos. As paredes, o piso e a cobertura todos se encaixam nesse ponto do processo.
A vedação pode ser dividida em vertical e horizontal. Sendo a vertical as paredes e a horizontal sendo lajes, cobertura e piso.
A vedação vertical mais comum é o de alvenaria de tijolo cerâmico, onde são postos de forma intercalada e colados entre si com argamassa.
4. Cobertura
O tipo mais popular de cobertura é o composto por uma estrutura de madeira e com telha de cerâmica.
A estrutura de madeira se dá por vigas de madeira que apoiam ripas e caibros.
Todas presas com pregos para evitar que se desloquem. E por cima são instaladas as telhas presas no topo e encaixadas uma na outra.
5. Louças, esquadrias e revestimento
Os últimos itens a se considerar no nosso checklist de materiais de obra são as louças, esquadrias e o revestimento.
Dentre as louças estão as pias e bacia sanitária.
Enquanto as esquadrias são as compostas por portas e janelas, comumente de madeira.
E o revestimento é tudo aquilo usado no exterior e interior para cobrir e proteger a estrutura e a vedação.
Conclusão
Como vimos, são itens simples para a execução de uma obra. No entanto, se deve estar sempre atento aos materiais da obra. Observando sua qualidade, procedência e estado.
Tendo o checklist em mãos, importante para economizar ainda mais se fazer uma pesquisa de preço de todos os materiais da obra, para assim evitar gastos desnecessários.
Caso ainda tenha alguma dúvida de como construir a sua casa, você pode nos contatar pelo próprio site ou telefone também, sem maiores compromissos.
Solicite já seu projeto e faça um orçamento!
Quer conhecer mais sobre engenharia civil? Clique aqui e acesse nossos outros posts!