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Ultima Atualização: março 14, 2022

Tecnologia e Desenvolvimento de Software

10 aplicativos de produtividade que sua empresa deve usar na crise do coronavírus

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Conhça aplicativos de produtividade para ajudar no desempenho da sua empresa.

A pandemia do novo coronavírus transformou o mercado de trabalho de forma inesperada. 

Por isso, com o intuito de minimizar o contágio, empresas de diversos setores já vem adotando o home office como uma solução. 

O grande desafio do trabalho remoto é o de garantir uma comunicação efetiva das equipes e conseguir manter a produtividade dos funcionários mesmo em um ambiente doméstico e com muitas distrações.

Pensando nisso, separamos 10 aplicativos e ferramentas que podem ajudar sua empresa e seus colaboradores a desempenharem melhor no trabalho a distância durante esse período de instabilidade:
 

Para chamadas em vídeo

Hangouts Meet

O Hangouts Meet é uma ferramenta do Google para realizar vídeo chamadas, que permite a conversa com até 30 pessoas ao mesmo tempo, e possibilita a integração das agendas dos usuários para sincronizar reuniões programadas. 

O aplicativo do Hangouts Meet é gratuito e compatível com iOS, Android e Web.

Na plataforma, o usuário pode compartilhar a tela do seu dispositivo, além de existir a função de chat, ideal para troca de links e debates sobre o tema exposto.

Devido à pandemia da Covid-19, o Google está oferecendo acesso gratuito a recursos avançados da ferramenta até dia 1° de julho de 2020 para todos os que possuem conta no G Suite.

Zoom

O Zoom é um aplicativo de videochamada para Android, iOS e Web que permite até 100 pessoas em uma reunião de modo gratuito por até 40 minutos. 

Em versões pagas, é possível realizar reunião com até 500 pessoas simultaneamente. 

O Zoom também dá a possibilidade de compartilhamento de tela e está entre os aplicativos mais baixados durante a quarentena. 

Porém, a ferramenta tem sido motivo de desconfiança de algumas empresas por uma série de vulnerabilidades encontradas na proteção da comunicação entre os usuários.

Microsoft Teams

O Microsoft Teams é a solução da Microsoft para realização de videoconferências. 

A ferramenta permite fazer videochamadas com até 250 pessoas no modo gratuito e está com recursos avançados liberados por seis meses devido a quarentena. 

O Teams também permite a sincronização de agendas para facilitar o agendamento de reuniões, além dos recursos de chat e compartilhamento de tela durante as videoconferências.

Para comunicação entre as equipes

Slack

O Slack é um aplicativo de comunicação interna para empresas que possibilita a interação rápida entre os usuários através de comandos ágeis e compartilhamento de diversos tipos de arquivos. 

O Slack permite a customização da plataforma e canais de acordo com a necessidade da sua empresa, além da possibilidade de realizar chamadas de voz entre os usuários e integração com aplicativos externos, como, por exemplo, o Google Agenda em que é possível receber notificações no slack quando uma reunião marcada via Agenda do Google está prestes a começar.

O aplicativo é gratuito, mas para adquirir recursos avançados, como, por exemplo, chamadas de vídeos, existem planos pagos a partir de 4 dólares.

Discord

O Discord é um aplicativo de chat por voz e texto para comunicação interna de equipes. A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada tanto na versão desktop e mobile, sendo compatível com iOS e Android. 

O aplicativo permite o compartilhamento de tela para usuários que estão na mesma conversa, e recentemente após uma atualização do sistema, o Discord também permite a realização de vídeos chamadas

A ferramenta permite uma maior facilidade na comunicação das equipes, já que com apenas a liberação do microfone o usuário pode começar a falar com os colegas de trabalho de forma ágil e rápida.

Para produtividade e organização de tarefas:

Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de tarefas e equipes baseada no método kanban.É uma ferramenta colaborativa que permite gerenciar atividades individuais e de grupo.

O aplicativo permite a criação de diversos quadros com listas de tarefas em que se pode colocar:

  • prazos; 
  • descrição das atividades; 
  • checklists; 
  • upload de arquivos;
  • personalização da plataforma por temas;
  • atribuir etiquetas de importância para cada atividade cadastrada na ferramenta.

O Trello oferece pacotes gratuitos com muitas possibilidades de utilização. Caso o usuário tenha interesse em recursos avançados do aplicativo, é possível fazer o upgrade por até R$9,99 mensais.

Monday.com

A Monday.com é uma ferramenta para gestão de tarefas e acompanhamento de projetos que permite a organização dos fluxos de trabalho, colaboração das equipes, acompanhamento de prazos e integração com outros aplicativos de trabalho.

Além disso, ferramenta potencializa o trabalho remoto em equipe, fazendo com que os colaboradores estejam integrados e alinhados às atividades da organização, se adequando também as necessidades da empresa. 

O aplicativo é pago com planos a partir de R$27,00/mês.

Toggl

O Toogl é um aplicativo de controle de horas trabalhadas que informa a quantidade de tempo investido em um cliente ou projeto. 

Um dos maiores desafios do home office é a gestão de tempo e conseguir identificar a quantidade de tempo que você ou sua equipe investe em cada tarefa é importante para poder se organizar melhor no dia dia. 

Por isso, esse aplicativo contabiliza o tempo automaticamente e disponibiliza relatórios detalhados sobre as horas trabalhadas. 

O Toogl é pago, mas permite um teste gratuito na plataforma.

Focus To-Do

O Focus To-Do é um aplicativo baseado na técnica do pomodoro, método de gerenciamento de tempo em que divide o trabalho em períodos de 25 minutos de produtividade com pequenos intervalos de descanso. 

No aplicativo é possível adicionar e organizar tarefas em listas, configurar lembretes, prazos, definir prioridades e notas para as tarefas.

É uma ótima opção para quem deseja gerenciar melhor o seu tempo de trabalho.

Clicksign

A Clicksign é uma plataforma de assinatura eletrônica de documentos, com o objetivo de diminuir a burocracia e gerar mais eficiência em transações. 

A ferramenta permite a assinatura à distância de documentos importantes que não podem esperar até o término da quarentena.

Porém, a Clicksign é paga, mas permite um teste gratuito de até 14 dias na plataforma.Você também pode gostar:
15 ferramentas para o gerenciamento de tarefas do seu time

Conclusão

Com a chegada do novo coronavírus e com a nova forma de trabalhar, seus colaboradores vão passar por diversos desafios em que será necessário jogo de cintura para entregar o melhor mesmo de longe. 

Por isso, é importante que sua empresa esteja preparada para dar o suporte necessário as equipes e aos clientes, entregando a melhor experiência e atendimento mesmo a distância.

Então, investir em ferramentas e aplicativos que ajudem seus colaboradores a trabalharem durante o home office é fundamental para que as equipes consigam se manter com a comunicação ativa e alinhadas no mesmo objetivo

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