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Ultima Atualização: fevereiro 2, 2022

Gestão Empresarial e Consultoria

Entenda como evitar a sobrecarga de trabalho no seu time

Um homem está sentado à mesa de um escritório com vista para a cidade.
Índice
Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".

Na dinamicidade do mercado atual, um dos conceitos mais populares para os profissionais é o do burnout, que remete a um esgotamento físico ou mental causado pela sobrecarga de trabalho, e que pode, inclusive, se desenvolver em uma síndrome.

A cada dia que passa essa sobrecarga se torna ainda mais comum, trazendo sérias consequências não só para os colaboradores em si mas também a empresa como um todo.

Hoje mais do que nunca é de extrema importância que a organização se preocupe e se responsabilize pela saúde e bem-estar de cada colaborador, proporcionando o melhor ambiente possível para a realização de cada processo e atividade.

Para conferir quais são as causas da sobrecarga de trabalho, suas consequências e como evitá-la é só continuar lendo esse post!

O que você irá aprender aqui:

Por que as pessoas têm sobrecarga de trabalho?

Talvez você já tenha ouvido falar no conceito do mundo VUCA. Em inglês, é uma sigla para volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).

Esse termo surgiu na década de 90 quando a comunidade militar dos Estados Unidos passou a usá-lo para descrever o mundo pós-Guerra Fria. Por mais que tenha surgido em um ambiente bastante específico, ele acaba representando muito bem a realidade do âmbito empresarial.

Inúmeros são os fatores que contribuem diretamente com a sobrecarga de trabalho, e um dos principais é o alto volume de demandas do colaborador.

É natural que, junto com o crescimento da empresa, cresça também o volume de atividades de cada pessoa, porém um dos pontos críticos nessa questão são os curtos prazos dados para elas, o que acaba gerando uma pressão muitas vezes desnecessária tanto por parte dos seus líderes quanto pelo próprio colaborador.

falta de organização também aparece como um fator delicado em relação a sobrecarga de trabalho.

Vale salientar que nem sempre é uma falta de organização do próprio colaborador, mas também de alguns fatores “externos” como o trabalho de outros colaboradores, líderes, da própria empresa ou até mesmo de clientes.

Isso acaba gerando bastante estresse e má qualidade na execução de atividades, causando até a desmotivação dos envolvidos.

Mais um ponto crucial bastante influenciador para a sobrecarga de trabalho é a preocupação obsessiva de sempre superar as expectativas dos clientes.

É crucial que toda e qualquer empresa tenha como objetivo proporcionar as melhores experiências possíveis para os seus clientes, incluindo também a superação das suas expectativas, mas é de responsabilidade da organização, em conjunto com os colaboradores, de encontrarem um limite saudável para ambas as partes, tanto a curto quanto a longo prazo.

Quais são as suas consequências?

Naturalmente, para várias causas da sobrecarga de trabalho existem várias consequências. É imprescindível identificar quais são elas, e traçar estratégias que de fato sejam efetivas na sua solução e também prevenção. Confira abaixo algumas dessas consequências!

Baixa produtividade

Devido a esse esgotamento mental e físico, o colaborador acaba perdendo um pouco da sua capacidade de análise e raciocínio, diminuindo a qualidade dos seus resultados.

Desmotivação

Com todos os pontos já mencionados anteriormente no texto, fica fácil entender o porquê da desmotivação. Maus resultados e a excessiva pressão  no colaborador, em principal, afetam o alinhamento do seu propósito com o da organização, causando a desmotivação.

Prejuízo à saúde dos colaboradores

A Síndrome de Burnout, mencionada anteriormente, é apenas um dos exemplos de como a sobrecarga de trabalho pode afetar a saúde de um colaborador. Outros exemplos que podem ser citados: transtorno de ansiedade, bipolaridade, síndrome do pânico e depressão.

Aumento de custos da empresa

Além do fato de algumas empresas arcarem com os custos dos tratamentos de saúde de alguns colaboradores, outro fator que afeta financeiramente a organização é a baixa produtividade das equipes, que faz com que levem ainda mais tempo para executar processos e atividades.

Alto turnover

turnover diz respeito à rotatividade dos colaboradores de uma empresa. Existem vários tipos e causas para o turnover, e é realizado um cálculo que descobre a porcentagem da sua empresa. Caso queira saber mais informações sobre, é só clicar aqui.

Como evitar a sobrecarga de trabalho no meu time?

Visto tudo isso, existem algumas ações e práticas que podem ser aplicadas na empresa para minimizar ou até mesmo reverter o efeito da sobrecarga de trabalho. Alguns exemplos estão listados abaixo:

Ofereça treinamentos

Investir no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos colaboradores é essencial em qualquer situação, principalmente em situações de sobrecarga de trabalho. Ao realizar essa ação, a empresa estimula a otimização do trabalho dos seus times, mostrando novas ferramentas e técnicas para o aumento da produtividade.

Organize a sua empresa

Muitas causas da sobrecarga de trabalho podem ser solucionadas com as soluções de gaps da sua empresa, otimizando processos, analisando resultados e definindo estratégias a serem seguidas a partir desse momento.

Crie cronogramas

Não só para colaboradores específicos, mas também para times, departamentos ou para a empresa inteira, caso seja necessário. Defina prazos em conjunto, monte o passo a passo, com objetivos e metas claras para todos os envolvidos.

Realize confraternizações e eventos internos

Em determinados momentos na organização, é necessário uma oportunidade de reforçar a cultura da empresa e aproximar os colaboradores, estimulando a criação de laços de confiança, especialmente em momentos delicados.

Agora você está mais preparado e sabe as principais práticas para evitar a sobrecarga de trabalho no seu time! Para conferir mais posts como este, é só clicar aqui.

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