fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Tecnologia e Desenvolvimento de Software, Gestão Empresarial e Consultoria

Passo a passo para desenvolver um aplicativo

Uma mão segurando um smartphone com ícones de mídia social para desenvolver um aplicativo.
Índice
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.
Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".

Atualmente, não há como imaginar nosso dia a dia sem fazer uso de pelo menos um aplicativo.

Seja para enviar mensagens, pedir comida, postar fotos ou pedir um carro, o fato é que a criação de sistemas personalizados e os aplicativos facilitam e muito, a rotina de milhões de pessoas diariamente. 

Ainda que haja diversos tipos de aplicativos disponíveis para os usuários, a todo momento novas ferramentas são criadas.

Ideias para novas formas de agilizar processos ou trazer diversão para as pessoas surgem a todo momento. 

Através dos aplicativos é possível ter uma boa renda, mas para chegar até este nível, é preciso saber como desenvolver uma ferramenta desse tipo.

Assim como no desenvolvimento de software, a criação de um aplicativo exige atenção e auxílio de profissionais.

Para saber mais sobre o tema e tirar sua ideia de app do papel de uma vez por todas, continue a leitura. 

A importância dos aplicativos

Ainda que os aplicativos de uso geral, podem ser de grande valia na rotina das pessoas, gerar lucratividade e atrair novos negócios, não são os únicos que representam importância tanto para a população quanto para os criadores.

Os aplicativos mais populares, como citamos no início, são importantes, ágeis e tornam a vida mais fácil.

No entanto, há outros tipos de aplicativos que representam quase a mesma coisa: os apps de uso interno, os apps próprios. 

A era digital ganha cada dia mais força e demonstra a cada dia sua importância e empresas que querem se firmar diante desse cenário, devem se adaptar e investir no que seu público deseja.

E a criação de sistemas personalizados é uma ótima maneira de fazer isso. 

As ferramentas de uso interno facilitam a vida dos clientes pois, podem oferecer atendimento exclusivo e personalizado, trazer mais proximidade com a empresa e diminuir a perda de tempo na espera por atendimento.

A ideia de investir na criação de sistemas personalizados para seus clientes ou até mesmo para seus colaboradores, é uma decisão que envolve estratégias de negócio.

Ter a ideia é o primeiro passo, mas também é preciso saber se é viável, como implementá-la e quais os frutos que se espera colher através desse investimento.

Muitas empresas já apostam no desenvolvimento de softwares para administrar e gerenciar processos corporativos e da mesma forma que estas ferramentas têm ajudado empresários, os aplicativos podem ter o mesmo efeito.

E não se deixe enganar, existe público para os mais diversos tipos de aplicativos.

Tudo o que facilita a vida das pessoas e possibilita realizar compras, solucionar problemas e se conectar com mundo na palma da mão, é bem-vindo. 

Mas antes de iniciar o passo a passo da criação de um aplicativo, é preciso se perguntar: a quem esta ferramenta vai ajudar? Qual o meu objetivo ao criá-la?

Por isso, é importante contar com auxílio de profissionais que ouçam suas ideias, ofereçam soluções para possíveis impasses e acima de tudo, digam a verdade sobre a viabilidade do projeto. 

Passo a passo para a criação de um aplicativo

É nessa fase que as perguntas feitas anteriormente começam a ser respondidas.

A criação de sistemas personalizados vai muito além da ideia, veja o passo a passo:

  • Defina o público-alvo: seu aplicativo será de uso interno ou externo? Para quem ele está sendo desenvolvido? É preciso ter estas questões respondidas previamente.

O app será para atendimento ao cliente, entretenimento, uso exclusivo para funcionários? Defina também a faixa etária principal a ser atingida pela sua solução, hábitos de quem deve baixar o app etc.

  • Pesquise: pode parecer estranho, mas para desenvolver um aplicativo certeiro, é necessária a realização de uma pesquisa de mercado.

O primeiro passo é conferir as lojas de aplicativos mais famosas e ver quantos aplicativos com a mesma proposta já existem (caso seja um app de uso geral).

A pesquisa de mercado faz com que sua ideia não seja só mais uma na multidão. A partir da pesquisa, você pode colocar diferenciais no seu app e destacá-lo.

  • Esboço: nessa etapa, a ideia começa a ganhar forma, o que era antes apenas sugestões e pensamentos deve ser agrupado e nomeado.

Nessa parte também já é preciso decidir sobre monetização, uso de propagandas dentro da ferramenta e se os usuários precisarão ou não pagar para baixar o app. 

  • Criação de telas: após o esboço, é preciso dar cara ao aplicativo.

As telas que o usuário vai ter acesso, são chamadas de Wireframes e as páginas que estarão inclusas dentro da ferramenta devem interagir entre si.

É através do Storyboard que isso é definido.

Aqui, você precisará utilizar as informações que tem sobre seu público-alvo para tornar a experiência de uso melhor, investir na criação de sistemas personalizados para o seu tipo de usuário. 

  • Back End: aqui, é preciso fazer todo o trabalho ‘dos bastidores’ do app. Nesta fase, devem ser pensadas as soluções de armazenamento, construção de base de dados e estabelecimento de servidores. 
  • Melhorias: é preciso que o aplicativo passe por uma avaliação crítica para que possíveis falhas sejam solucionadas e melhorias sejam feitas.

O olhar de profissionais pode fazer toda a diferença nessa etapa, eliminando os riscos de que a ferramenta chegue incompleta até os usuários finais.

  • Finalização: nessa fase, todos os dados colhidos até aqui, devem ser implementados no aplicativo.

Também deve ser criada uma conta na loja de aplicativos escolhida para disponibilizar sua ferramenta e UI (User Interface) é desenvolvida.

Esta deve ser atrativa, intuitiva e funcional, acima de tudo.

  • Teste Beta: antes de disponibilizar sua criação de sistema personalizado para o grande público, é ideal que haja testes beta.

 

Desta forma, é possível corrigir algum erro que aparece de última hora e garantir o sucesso do aplicativo quando o lançamento oficial ocorrer. 

Após todas essas etapas, por fim, é hora de lançar o aplicativo, para o lançamento também são necessárias estratégias.

É preciso divulgar e fazer com que as pessoas saibam que sua solução existe e já está disponível para elas. 

Para te ajudar no desenvolvimento de softwares ou aplicativos de sucesso, conheça a Poli Júnior!

Conheça a Poli Júnior

A Poli Júnior está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia, a criação de sistemas personalizados e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada na Poli ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

Compartilhar

Assine nossa newsletter

Receba os melhores conteúdos de engenharia, negócios e inovação em seu email.

Mais artigos