fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Tecnologia e Desenvolvimento de Software, Gestão Empresarial e Consultoria

Inovação e tecnologia: como inserir estes componentes ao seu negócio?

A mão de um homem segurando um globo com ícones de inovação e tecnologia.
Índice

Certamente, quem decidiu abrir um empreendimento nos últimos anos, se deparou com as palavras “inovação e tecnologia”.

Mesmo aqueles que já estão no meio empresarial há alguns anos lidam com essas palavras diariamente.

Isso acontece porque, a cada dia o mundo está mais globalizado, o que facilita a chegada de tendências de mercado em todas as partes do mundo.

Além disso, não há como negar que a tecnologia tem avançado a cada ano e que inseri-la nas companhias pode trazer mudanças significativas em diversos aspectos. 

No entanto, nem todas as empresas trabalham com inovação e tecnologia ou sabem como implementar esses novos componentes em suas atividades.

Diante da importância desse tema, decidimos trazer este artigo para te ajudar a se adaptar aos novos tempos, seja em um novo negócio ou em um empreendimento que está passando por mudanças.

Para saber mais, continue a leitura.

O que é inovação e tecnologia?

Apesar de estar presente no dia a dia de muita gente e de ser um termo repetido à exaustão, nem todos sabem a que se refere a inovação e tecnologia. 

A inovação está ligada a algo novo, diferente do que já existe, ainda que parecido.

Nem sempre uma ideia inovadora se relaciona a algo jamais visto, mas sim ao aperfeiçoamento de ideias e projetos que já existem, mas que não atendiam às expectativas. 

A inovação pode se referir ao fato de executar tarefas em menos tempo e com mais qualidade, a partir de uma mudança, de uma nova implementação. 

Dentro do mundo dos negócios, inovar é essencial para manter a lucratividade, a competitividade e a produtividade, elementos fundamentais para o sucesso de um empreendimento. 

Já no que diz respeito à tecnologia, o dicionário diz que: a tecnologia de refere ao estudo e ao conjunto de técnicas e sistemas, processos, métodos e instrumentos ligados à atividade humana.

Mas não é só isso, a tecnologia está ligada a pesquisa e a evolução desses estudos, métodos e também a capacidade humana de realizar novas descobertas. 

Sendo assim, é possível dizer que, no meio empresarial a junção de ambos os processos, é essencial para o sucesso de uma companhia. 

Inovação e tecnologia juntas são importantes aliadas ao crescimento de empresas.

Como inserir inovação e tecnologia na sua empresa?

O desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos têm ganhado cada dia mais espaços nas empresas que estão em busca de inovação e tecnologia.

Ainda, com essa prática, é possível notar que investir em melhorias e modernizações dentro das companhias não precisa ser um processo extremamente caro. 

É possível unir inovação e tecnologia, qualidade e preços justos!

Também é possível dizer que o desenvolvimento de software está ligado à inovação, afinal, a criação de um programa que traga um novo modo de gerenciar os negócios, é inovador.

O mesmo acontece com os aplicativos e sites e para trazer cada dia mais desses dois elementos para o mundo dos negócios, investir em pesquisa de mercado pode ser imprescindível. 

Isso porque, somente conhecendo o nicho ao qual está inserido ou pretende adentrar, qual seu público-alvo e as deficiências do mercado, é possível criar soluções utilizando inovação e tecnologia.

A pesquisa de mercado, além de ajudar no desenvolvimento de softwares e sites mais voltados às necessidades da empresa e do público, auxilia em diversos outros aspectos dentro da empresa.

Por isso, se o seu empreendimento está passando por reformulações, investir em pesquisa de mercado pode ser a peça que faltava para unir todos esses aspectos. 

Mudar hábitos tanto na gestão quanto no modo de trabalho dos colaboradores, também é uma ótima forma de inserir estes elementos na rotina de uma companhia.

Ainda que não seja possível realizar todas as mudanças de uma vez, ir aos poucos pode ser benéfico para dar aos colaboradores e administradores mais tempo para adaptação.

A pesquisa de mercado dará a direção e as mudanças podem ser feitas de acordo com um cronograma estabelecido previamente e que também pode ser feito e executado com a ajuda de profissionais do ramo. 

Dicas de inovação e tecnologia

  • Olhe para dentro: antes de iniciar mudanças relacionadas à inovação e tecnologia, é preciso que você observe como está a sua empresa agora.

Quais são os pontos fortes e fracos? Como você quer que sua companhia esteja em 5 anos? É preciso contratar ou demitir? Essas são algumas questões que podem ajudar a definir qual caminho seguir.

  • Tenha metas: através de um plano de negócio bem estruturado, é possível saber quais as metas de uma companhia a longo, médio e curto prazo.

Verifique seu plano e defina as prioridades, se ainda não tem um plano de negócios, providencie. 

  • Estude os resultados: analisar resultados antigos e compará-los com os mais recentes é importante para saber se as mudanças têm trazido os resultados esperados.

Somente através da mensuração de dados você terá segurança para manter ou mudar estratégias. 

  • Invista: não há como inserir inovação e tecnologia a uma empresa sem investimentos.

Com o site, aplicativo ou software a serem desenvolvidos em mãos, busque investir em empresas especializadas no assunto para que essa área tecnológica esteja sempre em ordem e funcionando com qualidade.

  • Treine os colaboradores: quando se trata de tecnologia, muitas vezes, é preciso considerar o treinamento dos funcionários para que estes possam usufruir plenamente das novas ferramentas de trabalho.

Tal atitude vai melhorar a execução de tarefas, a produtividade e consequentemente, a lucratividade.

  • Cliente em foco: de nada adianta investir em inovação e tecnologia se estas não estiverem voltadas para o cliente.

Faça apenas aquilo que atende e supera as expectativas da sua persona, não perca tempo e nem dinheiro com ótimas tecnologias que não tenham o perfil do seu público e da sua empresa. 

Para saber mais sobre tecnologia e inovação, conheça mais sobre a Poli Júnior, aqui temos um setor e profissionais dedicados exclusivamente ao desenvolvimento dessas soluções!

Conheça a Poli Júnior

A Poli Júnior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia, a criação de sistemas personalizados e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada na Poli Júnior ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Compartilhar

Mais artigos