fbpx

novembro 26, 2021

Tecnologia e Inovação

Upgrade ou atualização de software: quais as diferenças e em qual investir?

Blocos de madeira soletrando a palavra "atualização" em um fundo azul.
Índice

Afinal, você sabe qual a diferença entre atualização de software e upgrade?

A atualização se refere ao aprimoramento da versão atual de um programa. Enquanto isso, o upgrade é uma versão totalmente nova do software com novos recursos importantes.

Muitas empresas adotam programas e aplicativos para diferentes funções. Alguns utilizam e-commerces para vender, outros apenas programas internos para organizar a produção. Assim, independente da funcionalidade, um upgrade sempre é necessário.

Com o desenvolvimento cada vez maior na tecnologia, além da criação de aplicativos a todo vapor, pode ser difícil acompanhar o que precisa ser feito.

Sendo assim, preparamos um artigo completo para que você saiba quais são as diferenças entre upgrade e atualização. Confira agora!

O que é upgrade de software?

o que é upgrade

Upgrade de software é quando há uma nova versão de um programa que oferece uma modificação significativa ou uma melhoria consistente em relação à versão atual.

Em várias situações, ele exige a compra da versão mais recente do software. Pode ser que venha com desconto se você possuir o modelo anterior do programa.

Para quem comprou um software recentemente e um upgrade foi lançado logo após, determinadas empresas do setor oferecem a nova versão de forma gratuita.

Assim, é importante registrar o software ao instalá-lo para saber quando se enquadra nesse modelo.

Por que o upgrade de software é importante?

Quando se pensa em software de gestão usado por empresas, o upgrade desse tipo de sistema é essencial. Diversos negócios utilizam o mesmo programa durante anos e não se preocupam em inserir novas aplicações que possam suprir suas necessidades.

Esse pode ser um problema, já que com os avanços da tecnologia no mundo, os sistemas tendem a ficar defasados rapidamente. O setor está em constante evolução e os softwares nem sempre são capazes por si só de acompanhar o crescimento do negócio. 

Daí a importância em realizar esse serviço, uma vez que o novo modelo vai suprir as novas necessidades da sua empresa. A economia “aparente”, gerada pelo uso de aplicações desatualizadas, pode resultar em uma diminuição de competitividade.

Ou seja, um upgrade de software é sinônimo de maior eficiência. Isso pode melhorar, ao longo do tempo, todas as operações e processos existentes em uma organização.

Qual a diferença entre upgrade e atualização de software? 

diferença entre upgrade e atualização

O upgrade de software é fundamental aos negócios, isso não temos dúvidas. 

Porém, em algumas situações, somente o processo de atualização já é suficiente para suprir tudo que a empresa precisa. Nesses casos, você deve analisar minuciosamente a situação do negócio para entender qual a melhor solução para aquele momento.

Veja a seguir em quais situações você deve optar por esse serviço ou atualização do sistema:

APROVEITE E LEIA TAMBÉM | O que é análise preliminar de riscos?

Atualização

As atualizações são destinadas a vários tipos de softwares. Na maioria das vezes, elas são gratuitas, uma vez que o preço geralmente está incluído no valor que você paga ao comprar uma aplicação.

Esse é um dos motivos pelos quais alguns programas são tão caros, já que oferecem atualizações constantes de seu sistema sem custos extras.

A atualização normalmente corrige bugs de um software ou melhora a sua funcionalidade. Esses problemas são encontrados e relatados pelos usuários depois que o programa já foi lançado ao público.

Outra diferença da atualização em relação ao upgrade é que ela está disponível com muito mais frequência. No geral, podemos dizer que a atualização:

  • Torna algo mais moderno e atualizado;
  • Repara o produto antigo;
  • É mais frequente;
  • Não apresenta custos;
  • Realiza pequenas mudanças;
  • Requer o software para funcionar.

Ou seja, as atualizações seriam como se você estivesse fazendo pequenos reparos em sua casa, enquanto o upgrade estaria reestruturando sua residência e renovando-a. 

Upgrade

O upgrade, todavia, acontece quando o programa existente é transformado em uma nova versão.

Um exemplo clássico disso é quando o Windows 7 evoluiu para a versão como o Windows 10. Anteriormente aconteceram outros upgrades, que sempre trouxeram melhorias bastante expressivas.

O upgrade fornece novos recursos e funcionalidades, em vez de apenas corrigir bugs ou fazer pequenas mudanças significativas. Trata-se de uma grande otimização e leva mais tempo para ser concluída quando comparada à atualização.

Podemos dizer que o upgrade:

  • É uma versão melhorada ou mais moderna de algum sistema;
  • Trata-se da versão mais recente do produto;
  • Acontece com menos frequência, já que inova o software;
  • Geralmente apresenta custos;
  • Realiza as principais mudanças na aplicação;
  • Não exige o software mais antigo para ser executado.
conceito upgrade

Quem deve escolher entre atualização ou upgrade? 

Nesse caso, tudo depende da situação em que o seu sistema se encontra. Por isso é fundamental contratar uma empresa especializada na área! 

A Poli Júnior pode te ajudar nessa empreitada. Para quem tem dúvidas e não sabe exatamente escolher entre a atualização ou upgrade, nós desenvolvemos soluções pensando em você. 

Nosso Núcleo de Tecnologia e Inovação trabalha desde a concepção de soluções digitais até o desenvolvimento de softwares personalizados.

Isso traz para as empresas maior organização de recursos, centralização de dados, controle, automatização e integração de atividades. Utilizamos tecnologias React, DigitalOcean e Node Js que garantem a qualidade de nossas entregas. 

Fale com a gente agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo!

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress