fbpx

novembro 30, 2021

Criação e Gestão de Negócios

O que é mapa de stakeholder? Conheça o que está por trás desse conceito!

mapa de stakeholder
Índice

Promover a consultoria de processos e dados de modo transparente, a fim de engajar todos os envolvidos em um negócio, é fundamental nas tomadas de decisão. O mapa de stakeholder surgiu exatamente para facilitar esse processo.

Esse método serve para identificar e analisar quem são os stakeholders do seu modelo de negócio. Ou seja, uma estratégia determinante para se alcançar objetivos na empresa.

Esse mapeamento é um meio de compreender todas as partes interessadas e, a partir desse mapa, constatar uma série de ações que visam otimizar o relacionamento e envolver os stakeholders nos processos da organização.

Se você ficou curioso e quer entender um pouco mais sobre o mapa de stakeholder, saiba o que e qual a sua importância. 

Confira agora!

O que é mapa de stakeholder?

o que é mapa de stakeholder

Os stakeholders são pessoas ou organizações interessadas no sucesso do projeto em que eles fazem parte.

O mapa de stakeholders possibilita que se visualize as possíveis relações que envolvam as tomadas de decisão em um projeto. Você precisa ter em mente que há uma variedade de pessoas interessadas nos projetos e nos resultados de sua empresa.

Assim, o mapeamento viabiliza a compreensão de como a organização pode atender às expectativas dos stakeholders. Ou seja, esse mapa permite que haja um maior controle sobre o impacto das estratégias do negócio sobre os stakeholders.

O mapa de stakeholder também ajuda na criação de suas personas. Ou seja, as representações dos consumidores da sua marca.

São eles que determinarão as estratégias de comunicação, vendas e relacionamento do seu negócio. É importante ressaltar que todos esses processos devem ser feitos por pessoas especializadas no assunto.

Se isso não acontecer corretamente, suas estratégias podem se tornar totalmente desalinhadas com o seu público. Você deve ter a visão de que, ao fazer esse mapeamento, é possível antecipar problemas e identificar as melhores oportunidades.

APROVEITE E VEJA | O que é Matriz RACI e como aplicá-la? 

Por que o mapa de stakeholder é importante?

Antes de saber sobre qual a importância dos stakeholders na empresa, é preciso entender que existem várias pessoas, grupos e organizações que podem afetar projetos e negócios de modo negativo ou positivo.

Ou seja, stakeholders são aqueles capazes de influenciar o sucesso dessas iniciativas. Por esse motivo que eles têm uma grande importância nas estratégias de uma organização.

Compreender os stakeholders de um projeto ou empresa é fundamental para que se possa conquistar as metas de uma estratégia.

Isso pelo fato de propiciar uma visão mais abrangente sobre os processos do negócio. O mapa de stakeholder é um meio de simplificar o entendimento sobre como a empresa pode melhorar, como gerar mais vantagens aos envolvidos e como otimizar os processos.

Contudo, uma questão que precisa ser sempre considerada é que o nível de importância de um stakeholder pode se modificar ao longo do tempo. Isso ocorre porque dependem do negócio ou do modelo do projeto que está sendo executado.

importância mapa de stakeholder

Quais as diferenças entre stakeholders e shareholders?

Ambos esses termos costumam ser confundidos facilmente, afinal são constantemente usados em contextos empresariais, mas nem sempre estudados de forma profunda como deveriam ser.

O conceito de “shareholder”, que em português diz respeito ao “acionista”, retrata uma pessoa, ou grupo de pessoas, que têm uma parcela de participação, ou seja, ações de uma organização.

Mesmo sendo bem similares, os conceitos são muito diferentes. Em resumo, as diferenças são:

  • Stakeholder: engloba todas as partes interessadas e que dependem de uma empresa. É dividido em setores primário e secundário e, a partir da relação constante, gera impactos positivos ou negativos nas tomadas de decisão e no desenvolvimento de uma empresa;
  • Shareholder: se refere aos acionistas de uma instituição, ou seja, pessoas ou grupo de pessoas que, a partir de uma relação estreita da diretoria, busca obter lucratividade e manutenção de sucesso dos negócios da organização.

LEIA TAMBÉM | Por que o comportamento organizacional é importante?

Como fazer o mapa de stakeholder?

como fazer mapa de stakeholder

O mapa de stakeholder faz parte do kit de ferramentas das pessoas de negócios e pode ser utilizado em diversas ocasiões de desenvolvimento de produtos, consultorias, startups, entre outros.

Desse modo, veja a seguir como fazer esse mapeamento de maneira efetiva em sua empresa:

Entender quais são esses grupos

O primeiro passo de como criar um mapa de stakeholders é entender quem são esses grupos interessados nas atividades da sua empresa. É fundamental considerar os stakeholders internos e externos.

Analisar o que o público-alvo espera

Nessa fase, você precisa descrever quais são as expectativas e os interesses que os stakeholders identificados anteriormente podem ter em relação ao seu negócio.

Aqui, o mapeamento se torna muito importante para que, posteriormente, você possa determinar as melhores estratégias a fim de corresponder ao que o público interessado espera da organização.

Identificar o que cada parte necessita

Por último, nesse último passo você deverá identificar os stakeholders da sua empresa a partir do que cada parte necessita, levando em consideração o nível de interesse por eles apresentados, o grau de influência que eles apresentam e o impacto que as suas ações podem exercer sobre eles.

interesse stakeholder

Como a Poli Júnior pode ajudar?

O segmento de gestão e criação de negócios da Poli Júnior busca impulsionar sua empresa e tirar suas ideias do papel, para você abrir ou crescer a sua empresa. Para isso pode ser utilizado o mapa de stakeholder, como também outros métodos.

Por meio de um trabalho em diversos modos de atuação, a Poli Júnior pode ajudá-lo a encontrar seu público-alvo através de uma pesquisa de mercado.

Assim, nós sabemos como atingir seu nicho, compreendemos seus concorrentes, a auxiliamos na gestão das suas finanças por meio de estratégias sólidas e certeiras.

Não importa o tamanho e o estágio atual do seu negócio — nossa consultoria está aqui para auxiliá-lo a crescer e a se desenvolver.

Aproveite agora mesmo e fale com nosso time! Saiba como podemos ajudá-lo na gestão do seu negócio.

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress