Por que o comportamento organizacional é importante para as empresas? Entenda!

Comportamento organizacional faz parte da identidade de toda empresa. Ele é baseado na cultura, valores, crenças, objetivos e outros fatores importantes. 

Em suma, podemos dizer que é um elemento que reflete no clima da empresa e ajuda em diversas situações, como na consultoria de processos e dados, por exemplo.

O comportamento organizacional também tem uma forte relação com os resultados adquiridos nas empresas, refletindo diretamente na produtividade e outras tarefas do ambiente de trabalho. 

Como já dizia Émile Durkheim, “O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.” Por isso, saber desenvolver essa cultura organizacional é primordial para que o meio corporativo saiba repetir os passos da empresa.

Contudo, muitos líderes ainda têm dúvidas sobre como funciona este processo. Para acabar esse problema, vamos explicar qual a importância do comportamento organizacional e que diferença faz dentro das empresas.  

Se você ficou interessado no tema, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

O que é comportamento organizacional?

o que é comportamento organizacional

Comportamento organizacional é um tipo de análise e estudo sobre comportamentos individuais e coletivos de colaboradores e líderes nas empresas. A ideia é entender como eles impactam no ambiente de trabalho. 

Essa prática surgiu por volta da década de 1940, quando pesquisadores buscaram entender mais sobre como os indivíduos costumam se comportar no meio corporativo e como isso impacta nas funções das equipes. 

Além desse diagnóstico, a análise comportamental nas organizações também abrange quais são as necessidades para o desenvolvimento das equipes, seja de forma coletiva ou individual. 

Stephen Robbins, renomado autor norte-americano de livros sobre gestão de negócios, explica que o estudo dos tipos de comportamento organizacional investiga a sua atuação no ambiente laboral

Em contrapartida, os estudiosos John Newstrom e Keith David definem como o estudo e o conhecimento aplicado à forma como líderes e colaboradores se comportam nas empresas. 

Mas isso vai muito além da mera interação entre eles, porque esses elementos influenciam no funcionamento da equipe em geral. Os objetivos do comportamento organizacional são bem específicos. 

Por que o comportamento organizacional é importante?

A análise de comportamento organizacional é uma maneira de entender as relações em grupo e individuais, além de fazer a gestão de pessoas entre os colaboradores de uma empresa. 

Por ser um rigoroso processo de pesquisa, busca atender a objetivos específicos na gestão e desenvolvimento das empresas. Entre os principais estão:

  • Descrição: o foco do comportamento organizacional é compreender descrever em detalhes como o comportamento humano se desenvolve nas empresas;
  • Previsão: outro conceito trabalhado é uma previsão sobre como o comportamento dos funcionários pode cultivar habilidades no futuro;
  • Controle: compreender o comportamento organizacional também permite um maior controle das atividades no ambiente de trabalho;
  • Compreensão: analisar o comportamento dos indivíduos na empresa é uma forma de entender porque eles agem dessa maneira. 
importância do comportamento organizacional

Existem boas razões para esse estudo ser implementado nas empresas. Veja o por quê:

  • Auxilia na gestão de pessoas;
  • Torna o líder mais preparado;
  • Permite um relacionamento mais dinâmico entre a equipe;
  • Ajuda a desenvolver a inteligência emocional;
  • Gerencia as relações entre os grupos;
  • Deixa a comunicação muito mais fácil;
  • Ajuda a compreender sobre relações interpessoais;
  • Trabalha a resiliência do grupo.

APROVEITE E LEIA | Controle de qualidade: por que investir na padronização?

Quais os tipos de comportamento organizacional?

Existem diferentes tipos de comportamento organizacional que podem ser aplicados dentro das empresas.

Como os colaboradores das empresas podem ter diferentes comportamentos, vamos mostrar aqui os principais e o que deve ser trabalhado. Veja:

Baseado na ética

comportamento organizacional ético

O comportamento organizacional baseado na ética segue as condutas adequadas para a profissão exercida. Ou seja, é uma ligação com os valores da empresa e os padrões operacionais que ela desenvolve. 

Esse comportamento não se pauta apenas na honestidade e transparência no trabalho, como também pelo respeito com os superiores e colegas. 

Baseado na competitividade

O modo competitivo também influencia no comportamento organizacional

É natural que o cenário crie uma competição, em que a individualidade e seus interesses ficam sobrepostas ao coletivo. O clima na empresa é tomado por disputas, que podem exercer ou não o limite do que é uma conduta profissional ou não. 

Baseado no gerenciamento

O comportamento organizacional baseado em gerenciamento diz respeito à superioridade de uma hierarquia, que é aplicada em grupos. Essa prática é baseada em lealdade, confiança e amizade, além de outros aspectos priorizados.

No gerenciamento, existe um certo tipo de restrição sobre a autonomia. Desta forma, é possível entender como os líderes conduzem a equipe no ambiente corporativo. 

Baseado na autocracia

comportamento organizacional autocracia

O chamado comportamento organizacional autocrático ocorre quando as diferenças de hierarquia nas equipes aparecem de forma mais clara. 

Esse modelo é semelhante a uma liderança ditatorial, que mostra de forma transparente quem está no comando de determinado trabalho.  Esse tipo de líder não deixa margem para que os membros da equipe participem de forma mais ativa dos processos. 

Por estar centralizado em sua autoridade, ele somente dá instruções e espera que os colaboradores as cumpram. Quem não se encaixar desta forma, fica fora da empresa. 

Baseado na responsabilidade

Por ser um conceito amplo, a responsabilidade no ambiente de trabalho é muito presente no comportamento organizacional.

A responsabilidade corporativa não tem relação somente com prazos e resultados, mas inclui o comportamento de cada profissional, de forma individual, e como essa atitude se reflete no grupo. 

Como a gestão de processos pode ajudar o comportamento organizacional?

como gerenciar comportamento organizacional

A Poli Júnior pode ajudar em relação ao comportamento organizacional de uma empresa quando o objetivo é aumentar a eficiência dos processos. 

Por isso, entre em contato agora mesmo e conheça mais sobre os nossos serviços de gestão de processos!

Através desse serviço é possível fazer uma análise profunda e uma imersão nas situações que acontecem com um negócio, para assim encontrar o diagnóstico certo e elaborar a melhor solução.

Aproveite e agende agora mesmo um projeto conosco!

Compartilhe esse post
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Materiais Ricos

Posts relacionados