fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Gestão Empresarial e Consultoria

Tudo sobre a criação de um novo negócio

Um grupo de pessoas de negócios abrindo as mãos à mesa para firmar novos negócios.
Índice

Todos os dias surgem novas ideias sobre a criação de novos negócios.

Mas então, por que boa parte desses empreendimentos não consegue seguir em frente e fecha as portas em poucos anos ou meses?

O que será que falta para que ideias inovadoras consigam se firmar no mercado e atingir o nicho desejado?

Sabemos que a competitividade e as mudanças constantes do mundo atual, podem ser fatores que prejudicam a vitalidade de novas empresas.

Em muitos casos a falta de um plano financeiro estruturado e análise de mercado são os vilões.

No entanto, podemos afirmar que existe uma espécie de fórmula de sucesso e é preciso utilizá-la para que seu negócio seja bem-sucedido. 

Pensando nisso, hoje preparamos este artigo para falar tudo sobre a criação de novos empreendimentos, o que devo se atentar e tudo mais que você precisa saber antes de abrir uma empresa.

Para saber mais, continue a leitura!

Criação de um novo negócio: por onde começar?

Como dito no início, diariamente surgem novos negócios no Brasil, podemos dizer que somos um país de empreendedores.

Somente no ano passado, de acordo com o SEBRAE, foram abertas mais de 2 milhões de micro e pequenas empresas e a tendência é de crescimento também para este ano.

Ou seja, pessoas com vontade de inovar e trazer boas propostas é o que não falta.

No entanto, nós sabemos que apenas força de vontade e boas ideias não são o suficiente para transformar um novo empreendimento em um negócio de sucesso.

Para isso, a palavra-chave é: planejamento.

Esse planejamento deve ser feito em diversos aspectos, mesmo aqueles considerados mais simples. 

É aí que um bom plano de negócios se faz presente e extremamente necessário e isso vale tanto para novos empreendimentos quanto para empresas que estejam passando por reformulações. 

O plano financeiro envolve estudo e conhecimento do momento do mercado ao qual deseja se juntar, isso é fundamental para saber lidar com imprevistos e desafios que certamente irão surgir.

Além disso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado completa, para que se conheça tanto o público quanto o mercado com profundidade, e um plano financeiro que contenha previsões da tendência do mercado para que os possíveis riscos sejam minimizados ao máximo.

O que certamente facilitará a gestão da futura empresa e também facilitará a captação dos recursos necessários para fazê-la começar a operar. 

 

Plano de negócios, viabilidade econômica e pesquisa de mercado: qual a importância na criação de uma nova empresa?

Existem muitos aspectos relevantes na hora de iniciar uma nova empresa e o plano de negócios vai te ajudar a conhecer praticamente todos eles.

Através do plano de negócios, que é um documento extremamente detalhado onde todas as informações da sua empresa devem estar, é possível definir as estratégias para o futuro do empreendimento. 

Sócios, investidores, colaboradores e quem mais for autorizado, pode ter acesso a planos da empresa, bem como valores a serem investidos, estratégias de marketing, detalhes da gestão financeira, etc.

Além de conter todas essas informações pertinentes, o plano de negócios também traz mais segurança para quem deseja investir ou se associar à companhia.

Ainda, é uma importante ferramenta para a criação de um bom plano financeiro e para a boa gestão da empresa.

A viabilidade econômica significa analisar se o negócio terá um fluxo de caixa positivo, ou seja, se ele será capaz de gerar mais receitas do que despesas.

Para isso, é preciso fazer uma análise detalhada dos custos e das receitas previstas através de um plano financeiro.


Uma das principais fontes de custos para um novo negócio é o investimento inicial necessário para montar a estrutura do empreendimento.

É importante levar em conta todos os custos fixos e variáveis que serão incorridos, desde a aquisição de equipamentos até o aluguel ou compra do imóvel onde o negócio vai funcionar.

Além disso, no plano financeiro é preciso considerar os custos com pessoal, com materiais e insumos e com todos os outros gastos operacionais previstos.

Para saber se um novo negócio é economicamente viável, é preciso comparar as receitas previstas com os custos estimados.

Se as receitas forem suficientes para cobrir os custos e ainda sobrar um valor para lucro, então o negócio pode ser considerado com viabilidade econômica.

No entanto, se as despesas forem superiores às receitas, será necessário fazer alguns ajustes no modelo de negócio para torná-lo mais rentável.

Pesquisa de mercado

Já em relação a pesquisa de mercado, ela age como base do plano de negócios.

 

Esse tipo de pesquisa auxilia no entendimento do futuro do negócio, no conhecimento do público-alvo, no plano financeiro e em todas as estratégias a serem traçadas para garantir o sucesso do negócio.

Somente através da pesquisa de mercado você vai conhecer a receptividade do público e da região ao seu negócio, entender como está o mercado para o seu nicho e saber onde devem ser colocados mais esforços para que a sua companhia não seja mais um na multidão. 

Por fim, a pesquisa de mercado vai ser útil em relação a um dos maiores desafios do mercado: a concorrência.

É preciso estudar as empresas que se dedicam ao mesmo ramo que você, conhecer os pontos fortes e fracos e buscar meios de se destacar, oferecendo o que eles ainda não oferecem.

Com a pesquisa de mercado você pode mostrar o diferencial do seu negócio.

As oportunidades geradas por meio no plano de negócios  vão abrir portas e também facilitar o desenvolvimento do plano financeiro.

A consequência disso será a atração de clientes, investidores, fornecedores e é claro, colaboradores de qualidade. 

Dicas para começar o novo negócio

Agora que você já sabe que a importância de um plano de negócios e da pesquisa de mercado na criação de um novo empreendimento, veja algumas dicas para melhorar ainda mais a performance da sua nova empresa: 

  • Tenha estratégias: seja para a divulgação da inauguração, para fazer promoções, para contratar funcionários ou para qualquer outro passo que seja importante para a lucratividade do empreendimento, trace estratégias.

 

Todas as suas ações devem ter objetivos concretos, somente através deles é que será possível medir os resultados, mudar o plano de ação e planejar o futuro.

Sendo assim, seja para o plano de marketing, plano financeiro ou para o lançamento de um novo produto, não deixe as estratégias de lado. 

  • Invista nas redes sociais: o plano de marketing e as redes sociais são coisas que estão em paralelo para os negócios atuais.

 

É preciso estar presente nas redes sociais para que o público conheça ainda mais sua marca e produtos e/ou serviços.

  • Não se esqueça dos documentos: pesquise quais os documentos necessários para que seu negócio funcione dentro da lei, isso pode variar de uma cidade ou estado para outra.
  •  

Não deixe para última hora pois, essa parte pode ser burocrática e demorar mais que o previsto.

Se possível, conte com a ajuda de profissionais especializados para não correr riscos.

Muitas dicas para a abertura de um novo negócio podem ser sanadas apenas com a criação do plano de negócios, então essa é a parte mais importante do caminho que a ideia fará até se transformar em uma companhia sólida.

Para montar seu plano, tirar dúvidas e ter ajuda de profissionais especializados na área, conte com a Poli Júnior!

Conheça a Poli

A Poli Junior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia, a criação de sistemas personalizados e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada a Poli ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".

Compartilhar

Mais artigos