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Ultima Atualização: março 15, 2024

Gestão Empresarial e Consultoria, Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Como aplicar uma pesquisa de mercado em um novo negócio?

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa com laptops.
Índice

Diversas etapas são necessárias antes de começar um negócio e o planejamento é fundamental para entender quais passos devem ser dados.

Para ajudar a entender o nicho de atuação da sua empresa, analisar o mercado e traçar estratégias, a pesquisa de mercado é fundamental para novos negócios.

É correto afirmar que, a pesquisa de mercado serve para que os riscos, que todo empreendedor corre ao iniciar um projeto, sejam reduzidos.

A pesquisa de mercado funciona como um medidor que recolhe dados de uma determinada parte do mercado para que, através da análise dessas informações, decisões possam ser tomadas.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é essencial para que um plano de negócios possa ser traçado posteriormente.

Através das informações coletadas por meio da pesquisa, é possível entender o comportamento do seu futuro cliente, quais os hábitos de consumo da região onde você deseja abrir sua empresa, quais são seus concorrentes etc.

A pesquisa de mercado pode ser dividida em dois tipos: a primária e a secundária.

Na primária, a empresa interessada nos dados a serem coletados, é que se encarrega da pesquisa, em alguns casos, profissionais são contratados.

Já a secundária, acontece quando empresas ou pessoas especializadas no tema são encarregados de fazer a coleta das informações.

A realização da pesquisa de mercado é fundamental para a gestão de negócios do futuro empreendimento.

Visto que, graças a pesquisa é possível ter uma visão mais assertiva do que esperar no mercado e qual será a aceitação do novo empreendimento. 

Todos os anos, milhares de novos negócios são iniciados, mas sabemos que somente uma pequena parte deles sobrevive aos primeiros anos.

Mas o que há de errado com estes empreendimentos?

Será que o plano de negócios desses empreendimentos não era bom o bastante?

Será que sua gestão de negócios não foi boa o suficiente?

Será que o empreendedor não se dedicou o bastante?

Ou será que faltou investir em uma pesquisa de mercado que ajudasse a definir as melhores estratégias para firmar seu negócio?

Um dos principais benefícios da pesquisa de mercado, é que este estudo age a favor da sua futura empresa. 

Afinal, os dados coletados são capazes de indicar em quais etapas e áreas é necessário mais investimento, onde é preciso concentrar mais esforços, o que alterar no plano de negócios e muito mais.

Principais perguntas respondidas com os resultados da pesquisa:

  • Quem será o seu público-alvo e qual o tamanho deste público?
  • Quais informações devo saber sobre o público?
  • O quanto o público está disposto a gastar nos meus produtos?
  • Quais preços colocar nos meus produtos ou serviços?
  • Quais são meus principais concorrentes?
  • Quais são os lucros dos meus concorrentes?
  • Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
  • Como se comporta o mercado nesta área?
  • Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
  • O que pode melhorar e diferenciar uma empresa do mesmo ramo?

Benefícios da pesquisa de mercado

– Conhecer seu público-alvo: através das personas construídas com base nos dados colhidos na pesquisa de mercado, é possível traçar um perfil mais efetivo do seu futuro consumidor e conhecê-lo um pouco mais.

Não é novidade que, no mundo dos negócios, é preciso saber para quem sua marca está sendo criada, quais são as necessidades desse público, quanto estão dispostos a investir em seus produtos e/ou serviços.

Com todas essas informações em mãos, o plano de negócios fica menos suscetível aos erros. Ainda, é possível traçar estratégias de marketing, divulgação e comunicação apenas se baseando na pesquisa.

– Conhecer a concorrência: saber mais sobre os concorrentes do seu empreendimento te dá espaço para estudar e criar meios de se destacar entre eles.

Por meio da pesquisa de mercado, também é possível conhecer as estratégias dos concorrentes e ainda, aprender com os erros deles e tirar proveito dos acertos, adaptando-os ao seu tom de voz e missão.

– Encontrar fornecedores: o seu empreendimento pode ter a melhor gestão de negócios, mas se não tiver fornecedores de qualidade e confiáveis, de nada adianta.

Os fornecedores serão seus parceiros e ninguém passará por perrengues na hora de lidar com eles.

O estudo prévio de mercado, te ajuda a encontrar os melhores distribuidores para o seu negócio, além de te dar tempo para pesquisar preços, prazos e demais detalhes.

– Conhecer o mercado: os resultados da pesquisa vão te deixar ver a dimensão do mercado ao qual sua empresa irá fazer parte.

Através dessas informações, é possível saber onde os lucros serão gerados, conhecer as tendências da área e analisar a performance do seu produto ou serviço nesse ambiente.

– Encontrar oportunidades: com a pesquisa de mercado, sua empresa pode se conectar às melhores oportunidades com antecedência.

Compreender novas demandas com antecedência e coletar informações.

Tais informações podem ajudar a colocar sua empresa em local de destaque.

Como aplicar a pesquisa de mercado com a Poli Júnior?

Aqui na Poli, temos uma área dedicada somente a criação e a gestão de negócios novos.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica e o primeiro passo para isso, é realizando uma pesquisa de mercado.

Com a nossa análise de informações importantes, público-alvo e mercado, podemos iniciar um plano de negócios mais efetivo.

Além disso, podemos incluir plano de marketing, plano financeiro e operacional na lista de serviços.

Ou seja, menos riscos e mais tempo para focar no seu empreendimento novo.

Caso seu negócio não seja recente, mas você precise de uma consultoria especializada para alavancar seu empreendimento, na Poli, você encontra.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui

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