Diversas etapas são necessárias antes de começar um negócio e o planejamento é fundamental para entender quais passos devem ser dados.
Para ajudar a entender o nicho de atuação da sua empresa, analisar o mercado e traçar estratégias, a pesquisa de mercado é fundamental para novos negócios.
É correto afirmar que, a pesquisa de mercado serve para que os riscos, que todo empreendedor corre ao iniciar um projeto, sejam reduzidos.
A pesquisa de mercado funciona como um medidor que recolhe dados de uma determinada parte do mercado para que, através da análise dessas informações, decisões possam ser tomadas.
O que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é essencial para que um plano de negócios possa ser traçado posteriormente.
Através das informações coletadas por meio da pesquisa, é possível entender o comportamento do seu futuro cliente, quais os hábitos de consumo da região onde você deseja abrir sua empresa, quais são seus concorrentes etc.
A pesquisa de mercado pode ser dividida em dois tipos: a primária e a secundária.
Na primária, a empresa interessada nos dados a serem coletados, é que se encarrega da pesquisa, em alguns casos, profissionais são contratados.
Já a secundária, acontece quando empresas ou pessoas especializadas no tema são encarregados de fazer a coleta das informações.
A realização da pesquisa de mercado é fundamental para a gestão de negócios do futuro empreendimento.
Visto que, graças a pesquisa é possível ter uma visão mais assertiva do que esperar no mercado e qual será a aceitação do novo empreendimento.
Todos os anos, milhares de novos negócios são iniciados, mas sabemos que somente uma pequena parte deles sobrevive aos primeiros anos.
Mas o que há de errado com estes empreendimentos?
Será que o plano de negócios desses empreendimentos não era bom o bastante?
Será que sua gestão de negócios não foi boa o suficiente?
Será que o empreendedor não se dedicou o bastante?
Ou será que faltou investir em uma pesquisa de mercado que ajudasse a definir as melhores estratégias para firmar seu negócio?
Um dos principais benefícios da pesquisa de mercado, é que este estudo age a favor da sua futura empresa.
Afinal, os dados coletados são capazes de indicar em quais etapas e áreas é necessário mais investimento, onde é preciso concentrar mais esforços, o que alterar no plano de negócios e muito mais.
Principais perguntas respondidas com os resultados da pesquisa:
- Quem será o seu público-alvo e qual o tamanho deste público?
- Quais informações devo saber sobre o público?
- O quanto o público está disposto a gastar nos meus produtos?
- Quais preços colocar nos meus produtos ou serviços?
- Quais são meus principais concorrentes?
- Quais são os lucros dos meus concorrentes?
- Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
- Como se comporta o mercado nesta área?
- Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
- O que pode melhorar e diferenciar uma empresa do mesmo ramo?
Benefícios da pesquisa de mercado
– Conhecer seu público-alvo: através das personas construídas com base nos dados colhidos na pesquisa de mercado, é possível traçar um perfil mais efetivo do seu futuro consumidor e conhecê-lo um pouco mais.
Não é novidade que, no mundo dos negócios, é preciso saber para quem sua marca está sendo criada, quais são as necessidades desse público, quanto estão dispostos a investir em seus produtos e/ou serviços.
Com todas essas informações em mãos, o plano de negócios fica menos suscetível aos erros. Ainda, é possível traçar estratégias de marketing, divulgação e comunicação apenas se baseando na pesquisa.
– Conhecer a concorrência: saber mais sobre os concorrentes do seu empreendimento te dá espaço para estudar e criar meios de se destacar entre eles.
Por meio da pesquisa de mercado, também é possível conhecer as estratégias dos concorrentes e ainda, aprender com os erros deles e tirar proveito dos acertos, adaptando-os ao seu tom de voz e missão.
– Encontrar fornecedores: o seu empreendimento pode ter a melhor gestão de negócios, mas se não tiver fornecedores de qualidade e confiáveis, de nada adianta.
Os fornecedores serão seus parceiros e ninguém passará por perrengues na hora de lidar com eles.
O estudo prévio de mercado, te ajuda a encontrar os melhores distribuidores para o seu negócio, além de te dar tempo para pesquisar preços, prazos e demais detalhes.
– Conhecer o mercado: os resultados da pesquisa vão te deixar ver a dimensão do mercado ao qual sua empresa irá fazer parte.
Através dessas informações, é possível saber onde os lucros serão gerados, conhecer as tendências da área e analisar a performance do seu produto ou serviço nesse ambiente.
– Encontrar oportunidades: com a pesquisa de mercado, sua empresa pode se conectar às melhores oportunidades com antecedência.
Compreender novas demandas com antecedência e coletar informações.
Tais informações podem ajudar a colocar sua empresa em local de destaque.
Como aplicar a pesquisa de mercado com a Poli Júnior?
Aqui na Poli, temos uma área dedicada somente a criação e a gestão de negócios novos.
Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica e o primeiro passo para isso, é realizando uma pesquisa de mercado.
Com a nossa análise de informações importantes, público-alvo e mercado, podemos iniciar um plano de negócios mais efetivo.
Além disso, podemos incluir plano de marketing, plano financeiro e operacional na lista de serviços.
Ou seja, menos riscos e mais tempo para focar no seu empreendimento novo.
Caso seu negócio não seja recente, mas você precise de uma consultoria especializada para alavancar seu empreendimento, na Poli, você encontra.
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