fbpx

Ultima Atualização: agosto 18, 2022

Gestão Empresarial e Consultoria, Inteligência e Análise Dados, Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Como iniciar um processo de redução de custos operacionais de médias empresas

Uma mão segura um saco de moedas ao lado de uma pilha de moedas relacionadas aos custos operacionais.
Índice
Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

Buscar meios e entender como implementar o processo de redução de custos operacionais, é o que empresas de todos os portes e em todos os ramos de atuação tem procurado.

Uma tarefa que não é fácil para a gestão de negócios das grandes companhias e que pode ser ainda mais árdua em médias empresas.

Grande parte das dificuldades vêm do fato de que, inserir políticas de redução de gastos nesse tipo de empresa, pode levar mais tempo e exigir investimentos que, muitas vezes, não estão disponíveis no momento.

 

Há algum tempo, as companhias já estudam formas de inserir a redução de custos em seu plano de negócios e consequentemente, aumentar os lucros.

Depois dos últimos dois anos, a pandemia e todas as consequências que a situação trouxe para o mundo se tornou ainda maior e mais essencial para a saúde dos negócios.

Cortar gastos e conseguir fazer uma gestão de negócios assertiva, pode colocar uma empresa novamente no hall das melhores corporações de seu ramo de atuação.

Diante da crise, da recuperação dos negócios e da competitividade crescente, quem não encontra meios de se destacar, acaba sendo engolido pelo sistema.

Como sabemos, a competitividade é alta em praticamente qualquer nicho que uma empresa atue, por isso, é preciso ter um plano de negócio estratégico.

Por exemplo: de nada adianta insistir em aumentar o custo de seus produtos ou serviços e não conseguir cortar os custos internos.

Isso porque, sempre vai haver outro fornecedor ou prestador de serviço que oferece o mesmo, por um valor menor.

Assim, além de não se manter competitivo, sua empresa ainda perde o cliente e não corta os gastos , e é  o ponto chave neste caso.

Existem passos que são básicos, mas muito eficazes, para inserir um processo de redução de custos em um empreendimento.

Alguns deles são: evitar desperdícios de matéria-prima, água e luz, negociar com fornecedores, investir em treinamento de colaboradores, entre outros.

No entanto, uma gestão de negócios bem planejada, vai mais a fundo e encontrará maneiras personalizadas de atenuar os gastos.

Dicas de como iniciar um processo de redução de custos

– Comece pelas finanças: para saber onde os gastos podem ser cortados, é melhor começar sua gestão de negócios pelo princípio, as finanças.

Separe os gastos fixos e variáveis, anote quanto dinheiro tem a pagar e a receber.

Com estes números na ponta do lápis, é mais fácil saber a quantas anda a saúde do seu negócio, entender onde há desperdícios, onde é preciso investir, o que é possível cancelar e muito mais.

De olho nas finanças, é possível planejar os próximos passos de maneira mais concreta e assertiva.

Além disso, caso as metas não sejam atingidas, é mais fácil traçar estratégias e encontrar soluções.

 

– Engaje colaboradores: quando se trata de médias empresas, há uma vantagem, ter contato mais próximo com a equipe.

Este fator facilita no engajamento dos funcionários. O melhor plano de negócios, não funciona sem a colaboração do seu time.

Além de investir em treinamentos e palestras, se for necessário, ofereça bonificações e prêmios, caso as metas sejam batidas.

Ouça a opinião dos trabalhadores e pense em otimizar os turnos de trabalho e veja quais jornadas funcionam melhor na sua empresa.

 

– Estude taxas e impostos: existem diferentes níveis de taxação, de acordo com o seu tipo de empreendimento.

Por conta disso, e por não estar atento às cobranças de impostos, muitas empresas acabam gastando mais do que precisam no pagamento dessas taxas.

Ter apoio de um profissional de contabilidade, na hora de organizar essa parte da gestão de negócios é fundamental para quem deseja iniciar um processo de redução de custos.

 

– Adote tecnologia e inovação: uma das maneiras mais eficientes de cortar gastos é montar sua gestão de negócios com base em inovação e tecnologia.

 

Além de agir como facilitadora nas atividades cotidianas, a tecnologia ajuda a reduzir custos em diversas áreas, enquanto auxilia na organização de outras tantas.

Softwares e sistemas de gestão empresarial e financeira, podem fazer maravilhas dentro de médias empresas, desde facilitar o acesso a informações pertinentes, até manter um relacionamento mais próximo com clientes.

 

Importância da gestão de negócios na redução de custos

A gestão de negócios é fundamental para quem deseja manter seu negócio sempre em crescimento e com solidez para isso.

Uma boa gestão de negócios está atrelada ao processo de redução de custos, pois, somente assim este processo pode ser feito de maneira estratégica.

Não estamos aqui para dizer que implementar um plano de negócios com uma lucratividade, redução de gastos e produtividade, é uma tarefa fácil.

No entanto, com ajuda profissional e dedicação, essa é uma tarefa totalmente possível.

Antes de pensar em aumentar a lucratividade de sua empresa, é preciso saber qual é a sua lucratividade.

Por incrível que possa parecer, muitos gestores não têm total noção do quanto gastam ou do quanto lucram por mês, por semestre ou por ano.

Sendo assim, não há como obter resultados com a gestão de negócios, por isso, é preciso ‘colocar ordem na casa’, antes de qualquer passo.

Desta forma, a gestão de negócios demonstra sua importância em diversos níveis.

Desde a organização financeira, ao aumento de lucratividade, até o crescimento de produtividade e ao planejamento estratégico, todas as áreas dentro da média empresa, vão tirar proveito dessa gestão.

O processo de redução de custos para as pequenas e médias empresas, quando feito de maneira correta, traz controle financeiro, visão de futuro, possibilidade de firmar a marca.

Mas, acima de tudo, oferece a segurança que uma companhia precisa para crescer.

Se a sua meta como gestor ou dono de médios negócios é, atenuar riscos, aumentar a competitividade e a lucratividade, ter colaboradores mais engajados e não ter gastos desnecessários, você precisa dos serviços e dos profissionais da Poli Júnior.

Oferecemos gestão de negócios e projetos empresariais de diversas áreas com qualidade e preço justo. Saia do vermelho, conheça a Poli, clicando aqui. 

 

Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".
Ilustração de três figuras analisando dados em gráficos e um tablet. O Texto em Português divulga serviços de consultoria, convidando o telespectador a clicar em um botão para entrar em contato com a equipe de especialistas.
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Compartilhar

Mais artigos