fbpx

Ultima Atualização: novembro 14, 2022

Tecnologia e Desenvolvimento de Software, Gestão Empresarial e Consultoria

Análise de dados e tendência de mercado: quais os benefícios

analise de dados
Índice
Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

A análise de dados se refere a entender de forma detalhada as informações de uma empresa.

 

Isso porque esses dados precisam ser reunidos e investigados de maneira minuciosa. 

 

Através da análise desses dados é possível chegar a resultados sobre ações de marketing, vendas, público-alvo, relacionamento e muito mais.

 

Mas o que será que a análise de dados pode fazer pela sua empresa? Quais vantagens oferece?

 

Descubra agora, nesse artigo.

 

O que é análise de dados?

 

A análise de dados é uma espécie de estudo aprofundado dos dados coletados das principais fontes de uma companhia.

 

Estes dados podem vir de e-mails, planilhas, documentos, ferramentas de automação etc.

 

Muitas vezes, os dados que são extraídos dessas fontes são totalmente desestruturados, no entanto, são de extrema importância para a boa gestão do empreendimento.

 

Mas a partir da coleta, as informações podem ser avaliadas do ponto de vista técnico por meio da tecnologia. 

 

Quando falamos sobre o uso da tecnologia na análise de dados, nos referimos aos programas utilizados para dar suporte aos analistas.

 

Estes programas detectam padrões de comportamento das informações coletadas. 

 

Graças a este estudo, é possível destrinchar um material desordenado e bruto e entender melhor os variados aspectos empresariais. 

 

Importância da análise de dados 

 

Para se manter em pé de igualdade com a concorrência, investir em inovação e tecnologia é fundamental, visto que, de acordo com o mercado atual, o uso da tecnologia é primordial para a gestão de negócios. 

 

Ainda, é importante ressaltar que o uso da tecnologia como ferramenta de trabalho faz com que os dados gerados sejam bem maiores, o que ajuda na leitura e compreensão dos mesmos. 

 

Um dos principais motivos para investir na análise de dados é poder rastrear as atividades realizadas pela empresa e como tais atividades foram recebidas pelo consumidor e/ou colaboradores.

 

Assim como, analisar ações de marketing, produtividade, relacionamento com o cliente, finanças etc.

 

De forma resumida, pode-se dizer que através da análise de dados é possível conhecer a empresa nos mínimos detalhes. 

 

Quer entender um pouco mais sobre analise de dados? Clique aqui e leia nosso artigo.

 

Quais os tipos de análise de dados?

 

  • Análise Descritiva: essa análise consiste na análise da situação atual das informações de um empreendimento, com base nas informações mais antigas, como um histórico. Por exemplo, o volume de vendas, volume por loja ao longo dos últimos meses.

 

  • Análise Preditiva: na análise preditiva é onde acontece a previsão dos cenários futuros, com base em modelos estatísticos, mineração de dados e aprendizado de máquina, a machine learning. Baseadas em comportamentos futuros, podemos trabalhar com estratégias diferentes ou até mesmo fortalecer as já existentes.

 

  • Análise Diagnóstica: esta análise é focada na compreensão da causa, afinal, para agir, é necessário entender o que está acontecendo, respondendo a perguntas como “quando?”, “quem?”, “onde?”.

 

  • Análise Prescritiva: nessa etapa da análise, observamos as consequências das ações tomadas. Dessa forma conseguimos prever quais serão as respostas de novas decisões. Essa análise possui alto valor agregado, pois precisa do elemento humano no processo.

 

É necessário dizer que analisar dados não é uma tarefa simples e prática.

 

Isso porque, sem as ferramentas certas, muita informação pode ser extraída de formas que não levem a interpretação correta, o que por sua vez pode trazer o efeito contrário para a empresa.

 

Uma boa leitura de dados deve ser clara e compreensível, transformando a gestão de negócios de um empreendimento, fazendo com que os dados sejam aliados nesse intuito. 

 

Benefícios da análise de dados

 

Como vimos até aqui, a análise de dados pode mudar a gestão de negócios, elevando a organização e os resultados de uma empresa a outro patamar.

 

Veja agora outros benefícios de compreender profundamente as informações de um empreendimento:

 

  • Compreensão do mercado: é através da análise de mercado que as empresas têm noção do que o consumidor busca, quais são as tendências e o que não funciona mais etc. É também através dessas respostas que a corporação traça suas estratégias para se manter competitiva e a análise de dados auxilia no entendimento do comportamento não só dos consumidores como também da empresa em diversas áreas. Assim, é possível se posicionar e planejar ações que conversem com as tendências e com o público-alvo de maneira assertiva;

 

  • Atender às necessidades do cliente: a empresa pode perceber as necessidades do consumidor por meio de algumas ferramentas, desde a interação nos canais da empresa até as respostas obtidas com questionários. É possível entender o perfil de consumo, para quais questões eles buscam solução e muito mais. Com o estudo desses dados, o empreendimento pode se moldar e atender ao consumidor de forma personalizada;

 

  • Analisar dados de forma contínua: para que os estudos de dados tenham reflexos positivos, a empresa realiza-os com seriedade e frequência. Afinal, o mercado muda, as exigências do consumidor mudam e os dados podem trazer as respostas. Não é recomendado que a análise de dados seja feita apenas uma vez já que, provavelmente, a empresa busca crescimento, lucratividade e produtividade de forma contínua. Dessa forma, um ciclo de análise e boa gestão é iniciado, sempre com os dados e a tecnologia como núcleo da administração. 

 

Para inserir a análise de dados na sua empresa e melhorar a gestão de negócios ou para saber mais sobre tecnologia e inovação, conheça a Poli Júnior!

 

Conheça a Poli Junior

 

A Poli Junior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia, a criação de sistemas personalizados e muito mais.

 

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

 

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada a Poli Júnior ajuda você.

 

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Compartilhar

Mais artigos