Como o estudo de gestão financeira influenciará no sucesso da sua empresa

A competitividade no mercado atual está cada dia mais alta, não importa qual seja o seu ramo de atuação.

Para tentar driblar a concorrência e se destacar, além de oferecer bons produtos e serviços, também é preciso ter um bom plano de negócios.

Este plano envolve diversas etapas que devem ser desenvolvidas com base em dados, pesquisas e estatísticas.

Dentro deste plano, também é de extrema importância dar atenção ao estudo de gestão financeira, para que o seu empreendimento obtenha êxito.

Porém, alguns empresários e gestores acabam negligenciando alguns tópicos dentro da administração de uma empresa.

No entanto, sabemos que lidar com todos os setores de uma companhia, mesmo as menores, não é uma tarefa fácil.

Por isso, hoje vamos falar mais sobre a gestão financeira de uma empresa e como ela pode influenciar seu negócio.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira tem papel fundamental para a saúde de uma companhia.

Afinal, a má aplicação dos recursos financeiros de uma empresa pode fazer com que o negócio venha a falir.

Além de contrair dívidas e diversos outros problemas que envolvem dinheiro.

Sendo assim, a gestão financeira é a área responsável por planejar e também controlar o uso dos recursos financeiros disponíveis em uma empresa.

Esta área tem influência em todos os demais setores do empreendimento, afinal, de alguma forma, todos os setores precisam de verba para se manterem.

Somente com a gestão financeira bem planejada dentro do plano de negócios e aplicada de maneira correta no dia a dia, que as operações podem ser realizadas de maneira a gerar lucros para o empreendimento.

Assim como em várias outras áreas, a gestão financeira deve ser feita de forma estratégica.

Ações estratégicas vão permitir a geração de lucros e também a redução de custos operacionais.

Sem o planejamento financeiro estratégico, o negócio pode enfrentar diversas dificuldades.

Dessa forma, é essencial não perder nenhuma informação, estabelecer processos, realizar análises e planejamentos de todos os passos.

Isso porque, a falta ou a falha em algum desses processos citados acima, pode fazer com que o administrador tenha uma visão errônea da gestão financeira da empresa.

Assim, gerando prejuízos, perdas de boas oportunidades de negócios e pouca competitividade, tudo o que uma empresa de sucesso não quer.

Qual a importância da gestão financeira?

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, 70% das empresas abertas no país fecham em menos de 10 anos após a abertura e pouco mais de 47% das empresas passam ilesas pelo 5° ano de existência.

Sabemos que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil.

São diversas taxas e impostos a serem pagos, além da burocracia envolvida nos trâmites.

No entanto, boa parte dos fechamentos dessas empresas, se deve à falta de lucratividade e de alguma maneira, a falta de uma boa gestão financeira e de um plano de negócios eficiente.

O fato é que, dificilmente um só fator é responsável pelo fim de um empreendimento.

Quando a empresa enfrenta dificuldades, com uma investigação básica é possível encontrar os vilões.

Em alguns casos, a culpa pode ser da concorrência, da crise econômica do país, da má administração de recursos ou da falta de investimento em planejamento antes de iniciar o negócio.

Com os exemplos relatados até aqui, não é difícil entender porque é tão importante ter um plano de negócios e uma gestão financeira correta.

Quando falamos para basear seu plano em dados concretos, é porque somente assim é possível ter um panorama da companhia.

Assim, a tomada de decisões pode ser feita de maneira mais assertiva, com informações internas, pode-se trabalhar na redução de custos operacionais.

Ainda, é possível traçar estratégias de crescimento em um determinado período de tempo e tantas outras ações para manter a sustentabilidade do empreendimento.

Não há como dizer que a gestão financeira não é um dos pilares de uma empresa saudável e acima disso, uma empresa que não fecha as portas nos primeiros anos por falta de planejamento.

Como ter uma gestão financeira eficiente?

poli gestao

Uma boa gestão financeira, é feita com base em dados, estatísticas e números.

Diversas informações são importantes para tornar esta gestão eficaz, mas os principais pontos são:

  • Custo fixo: tenha nota de todos os gastos que são realizados todos os meses. Os custos fixos são aqueles com valores que não sofrem alterações de maneira corriqueira, por exemplo: aluguel, pagamentos de salários, equipamentos.

 

  • Custos variáveis: já estes se relacionam aos gastos que não estão sob o controle total do gestor. São aqueles que podem ter um valor neste mês e um custo diferente no mês seguinte, por exemplo: insumos, comissões e matéria-prima.

 

  • Preços dos produtos: os valores de seus produtos e serviços estão de acordo com o praticado no seu nicho? Essas informações são extremamente importantes, é através delas que você vai traçar estratégias para obter lucros ou ter redução de custos operacionais, aumentar a competitividade etc.

 

  • Lucratividade: após subtrair os custos fixos e operacionais e pagar funcionários, sobram os lucros. Você sabe qual é o seu?

Muitos gestores, principalmente aqueles que não têm muita experiência, confundem faturamento com lucratividade. O faturamento se refere a tudo o que foi vendido, sem deduzir nenhum custo, já a lucratividade, é o que sobra após a dedução. 

Como vimos, a gestão financeira é sem dúvidas um dos pilares de uma empresa saudável, mas não consegue tudo sozinha. Para isso, é preciso planejamento e estratégia.

Se você quer uma empresa sustentável financeiramente, conte com a ajuda da Poli Júnior!

Conheça a Poli Júnior

A Poli, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação e a gestão de novos negócios.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.

Fazemos planos de negócio com base em pesquisas de mercado, com dados confiáveis e usando tudo que a tecnologia pode oferecer a seu favor.

Com a nossa análise de informações importantes, público-alvo e mercado, podemos iniciar um plano de negócios mais efetivo.

Além disso, podemos incluir plano de marketing, plano financeiro e operacional na lista de serviços.

Ou seja, menos riscos e mais tempo para focar no seu empreendimento novo.

Caso seu negócio não seja recente, mas você precisa de uma consultoria especializada para alavancar seu empreendimento, na Poli, você encontra.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Compartilhe esse post