fbpx

Ultima Atualização: fevereiro 2, 2022

Gestão Empresarial e Consultoria

Viabilidade financeira: aprenda a calcular se a sua nova ideia será efetiva

viabilidade financeira
Índice

Ter uma ideia inovadora é um grande passo para alcançar o sucesso, mas é apenas o começo! Antes de tirá-la do papel, é fundamental verificar sua viabilidade financeira. Mas como fazer isso?

Muitos empreendedores e gestores estão com a mesma dúvida neste momento. Afinal, estamos falando de uma etapa indispensável para um bom plano de negócios, garantindo que seus recursos sejam aplicados naquilo que realmente vale a pena.

Quando isso é feito da forma adequada, suas chances de crescer e se destacar no mercado são bem maiores. Se é isso que você deseja, não deixe de conferir este post até o final!

O que é viabilidade financeira

o que é viabilidade financeira

A viabilidade financeira nada mais é que a confirmação de que um investimento tem o potencial de gerar receita. Ela é verificada por meio de uma análise profunda, que leva em consideração inúmeros aspectos.

Assim sendo, quando dizemos que uma ideia é financeiramente viável, estamos nos referindo ao fato de que ela pode trazer bons retornos para a empresa. Em outras palavras: vale a pena investir!

Como funciona o estudo de viabilidade financeira

Para se chegar a uma conclusão segura e confiável, é preciso desenvolver um estudo de viabilidade financeira. Afinal, o relatório não é embasado em achismos ou “feeling” — modelos de gestão que não prosperam e colocam seu negócio em risco.

Na verdade, tudo é conduzido com muita seriedade, já que estamos lidando com a aplicação de dinheiro em uma ideia. Por isso, o estudo é feito base em análises de mercado, além de outras técnicas, como:

  • projeção de fluxo de caixa;
  • projeção de receitas e investimentos necessários;
  • análise de indicadores, como o payback e break-even

Os pontos que serão avaliados

É importante ressaltar que existem diversas maneiras de se verificar a viabilidade financeira de um projeto. Cada estratégia tem seus benefícios e pode ser útil para o empreendedor. Ainda assim, existem alguns pontos que sempre são avaliados. Conheça-os:

  • quanto é preciso para iniciar o projeto;
  • em qual nicho ou área o dinheiro será aplicado;
  • quais serão as despesas de receitas — curto, médio e longo prazo;
  • quanto se espera ganhar com o capital investido;
  • qual a estimativa de lucros, após quitar o investimento.

Como verificar a viabilidade financeira da sua ideia

Como verificar a viabilidade financeira da sua ideia

Sem uma análise de viabilidade financeira, os riscos de fracasso são grandes. Isso porque, o estudo responde muito mais do que “invista” ou “não invista”. Na verdade, ele pode te ajudar a tomar decisões e até a melhorar sua ideia inicial.

Diante disso, você precisa saber como essa verificação é feita. Preparamos um breve resumo para que você entenda toda a sua complexidade e importância. Confira!

Projeção de receitas, despesas e investimentos

Nesse primeiro momento, uma equipe de especialistas identifica se a sua ideia pode se transformar em dinheiro no futuro. Com isso, várias análises são realizadas, com foco não apenas na ideia, como no mercado em que ele será lançado — pontos, como nicho e sazonalidade são considerados. 

A ideia aqui é fazer projeções de receitas, despesas e investimentos. Lembrando que a expectativa de retorno deve ser realista para que o empreendedor não fique frustrado ou enfrente problemas que poderiam ser evitados.

Projeção de fluxos de caixas

Nessa fase, são realizadas projeções de fluxos de caixas, isto é, das saídas e entradas dos caixas da empresa. Esse é um indicador de sustentabilidade empresarial e, por isso, não pode ficar de fora de uma análise de viabilidade financeira.

Um projeto que gasta mais do que ganha não é viável, certo? Então, é preciso ficar atento a esse dado, observando a diferença entre as projeções das receitas e das despesas.

Análises de indicadores

Assim que todos esses detalhes são verificados, a análise de viabilidade pode seguir para a etapa seguinte. Agora, é hora de analisar alguns indicadores financeiros e econômicos importantes. 

O objetivo dessa fase é conferir, de maneira mais realista e baseada em dados, qual a expectativa de lucratividade da ideia, bem como o tempo necessário para se recuperar o dinheiro investido. Veja algumas das métricas que podem ser usadas:

  • TMA (Taxa Mínima de Atratividade) — encontra o retorno mínimo que seu projeto terá;
  • TIR (Taxa Interna de Retorno) — é a rentabilidade da ideia, devendo ser maior que a TMA;
  • Payback — em quanto tempo as receitas pagarão os investimentos.

Identificação dos investimentos

Depois de todas as análises realizadas e da definição da viabilidade financeira do projeto, é hora de pensar de forma prática: “de quanto preciso para, pelo menos, começar a tirar essa ideia do papel”?

Em resumo, é preciso ter uma ideia clara e segura do investimento mínimo inicial. Além disso, é preciso pensar em imprevistos e ter uma reserva de caixa ou plano de ação, caso os custos se alterem ao longo do processo.

É importante dizer que esse tipo de estratégia evita que você pare no meio do caminho. Afinal, isso seria terrível e representaria o fracasso de um negócio, uma vez que investimentos já foram feitos e tudo depende de seu resultado.

Conclusão

O brasileiro é um povo empreendedor, o que faz da sua mente um berço para boas ideias. É bem provável que você já tenha tido várias ideias inovadoras e que, também, já tenha abandonado muitas delas.

A questão é se, por algum motivo, você decidiu transformar um projeto em realidade, é preciso fazer isso da forma certa. Caso contrário, você terá mais um negócio na lista dos que não prosperaram — e isso tem vários motivos.

Para que tudo saia conforme o esperado, é preciso pensar em despesas, receitas e investimentos. É por isso que conhecer a viabilidade financeira de uma ideia é tão relevante e deve ser feito logo no início de tudo.Essa é uma das poucas formas de garantir um futuro de sucesso, mostrando seus pontos positivos e negativos e te ajudando a tomar decisões que te levem para a direção certa. Está pronto para isso? Entre em contato com a Poli Júnior e converse com um de nossos especialistas.

Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".

Compartilhar

Mais artigos