Todos os dias surgem novas ideias sobre a criação de novos negócios.
Mas então, por que boa parte desses empreendimentos não consegue seguir em frente e fecha as portas em poucos anos ou meses?
O que será que falta para que ideias inovadoras consigam se firmar no mercado e atingir o nicho desejado?
Sabemos que a competitividade e as mudanças constantes do mundo atual, podem ser fatores que prejudicam a vitalidade de novas empresas.
Em muitos casos a falta de um plano financeiro estruturado e análise de mercado são os vilões.
No entanto, podemos afirmar que existe uma espécie de fórmula de sucesso e é preciso utilizá-la para que seu negócio seja bem-sucedido.
Pensando nisso, hoje preparamos este artigo para falar tudo sobre a criação de novos empreendimentos, o que devo se atentar e tudo mais que você precisa saber antes de abrir uma empresa.
Para saber mais, continue a leitura!
Criação de um novo negócio: por onde começar?
Como dito no início, diariamente surgem novos negócios no Brasil, podemos dizer que somos um país de empreendedores.
Somente no ano passado, de acordo com o SEBRAE, foram abertas mais de 2 milhões de micro e pequenas empresas e a tendência é de crescimento também para este ano.
Ou seja, pessoas com vontade de inovar e trazer boas propostas é o que não falta.
No entanto, nós sabemos que apenas força de vontade e boas ideias não são o suficiente para transformar um novo empreendimento em um negócio de sucesso.
Para isso, a palavra-chave é: planejamento.
Esse planejamento deve ser feito em diversos aspectos, mesmo aqueles considerados mais simples.
É aí que um bom plano de negócios se faz presente e extremamente necessário e isso vale tanto para novos empreendimentos quanto para empresas que estejam passando por reformulações.
O plano financeiro envolve estudo e conhecimento do momento do mercado ao qual deseja se juntar, isso é fundamental para saber lidar com imprevistos e desafios que certamente irão surgir.
Além disso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado completa, para que se conheça tanto o público quanto o mercado com profundidade, e um plano financeiro que contenha previsões da tendência do mercado para que os possíveis riscos sejam minimizados ao máximo.
O que certamente facilitará a gestão da futura empresa e também facilitará a captação dos recursos necessários para fazê-la começar a operar.
Plano de negócios, viabilidade econômica e pesquisa de mercado: qual a importância na criação de uma nova empresa?
Existem muitos aspectos relevantes na hora de iniciar uma nova empresa e o plano de negócios vai te ajudar a conhecer praticamente todos eles.
Através do plano de negócios, que é um documento extremamente detalhado onde todas as informações da sua empresa devem estar, é possível definir as estratégias para o futuro do empreendimento.
Sócios, investidores, colaboradores e quem mais for autorizado, pode ter acesso a planos da empresa, bem como valores a serem investidos, estratégias de marketing, detalhes da gestão financeira, etc.
Além de conter todas essas informações pertinentes, o plano de negócios também traz mais segurança para quem deseja investir ou se associar à companhia.
Ainda, é uma importante ferramenta para a criação de um bom plano financeiro e para a boa gestão da empresa.
A viabilidade econômica significa analisar se o negócio terá um fluxo de caixa positivo, ou seja, se ele será capaz de gerar mais receitas do que despesas.
Para isso, é preciso fazer uma análise detalhada dos custos e das receitas previstas através de um plano financeiro.
Uma das principais fontes de custos para um novo negócio é o investimento inicial necessário para montar a estrutura do empreendimento.
É importante levar em conta todos os custos fixos e variáveis que serão incorridos, desde a aquisição de equipamentos até o aluguel ou compra do imóvel onde o negócio vai funcionar.
Além disso, no plano financeiro é preciso considerar os custos com pessoal, com materiais e insumos e com todos os outros gastos operacionais previstos.
Para saber se um novo negócio é economicamente viável, é preciso comparar as receitas previstas com os custos estimados.
Se as receitas forem suficientes para cobrir os custos e ainda sobrar um valor para lucro, então o negócio pode ser considerado com viabilidade econômica.
No entanto, se as despesas forem superiores às receitas, será necessário fazer alguns ajustes no modelo de negócio para torná-lo mais rentável.
Pesquisa de mercado
Já em relação a pesquisa de mercado, ela age como base do plano de negócios.
Esse tipo de pesquisa auxilia no entendimento do futuro do negócio, no conhecimento do público-alvo, no plano financeiro e em todas as estratégias a serem traçadas para garantir o sucesso do negócio.
Somente através da pesquisa de mercado você vai conhecer a receptividade do público e da região ao seu negócio, entender como está o mercado para o seu nicho e saber onde devem ser colocados mais esforços para que a sua companhia não seja mais um na multidão.
Por fim, a pesquisa de mercado vai ser útil em relação a um dos maiores desafios do mercado: a concorrência.
É preciso estudar as empresas que se dedicam ao mesmo ramo que você, conhecer os pontos fortes e fracos e buscar meios de se destacar, oferecendo o que eles ainda não oferecem.
Com a pesquisa de mercado você pode mostrar o diferencial do seu negócio.
As oportunidades geradas por meio no plano de negócios vão abrir portas e também facilitar o desenvolvimento do plano financeiro.
A consequência disso será a atração de clientes, investidores, fornecedores e é claro, colaboradores de qualidade.
Dicas para começar o novo negócio
Agora que você já sabe que a importância de um plano de negócios e da pesquisa de mercado na criação de um novo empreendimento, veja algumas dicas para melhorar ainda mais a performance da sua nova empresa:
- Tenha estratégias: seja para a divulgação da inauguração, para fazer promoções, para contratar funcionários ou para qualquer outro passo que seja importante para a lucratividade do empreendimento, trace estratégias.
Todas as suas ações devem ter objetivos concretos, somente através deles é que será possível medir os resultados, mudar o plano de ação e planejar o futuro.
Sendo assim, seja para o plano de marketing, plano financeiro ou para o lançamento de um novo produto, não deixe as estratégias de lado.
- Invista nas redes sociais: o plano de marketing e as redes sociais são coisas que estão em paralelo para os negócios atuais.
É preciso estar presente nas redes sociais para que o público conheça ainda mais sua marca e produtos e/ou serviços.
- Não se esqueça dos documentos: pesquise quais os documentos necessários para que seu negócio funcione dentro da lei, isso pode variar de uma cidade ou estado para outra.
Não deixe para última hora pois, essa parte pode ser burocrática e demorar mais que o previsto.
Se possível, conte com a ajuda de profissionais especializados para não correr riscos.
Muitas dicas para a abertura de um novo negócio podem ser sanadas apenas com a criação do plano de negócios, então essa é a parte mais importante do caminho que a ideia fará até se transformar em uma companhia sólida.
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