fbpx

Ultima Atualização: dezembro 14, 2022

Tecnologia e Desenvolvimento de Software, Arquitetura e Civil

Tecnologia no projeto: saiba a importância de ter um ambiente virtual para ter uma imagem realística do projeto

tecnologia
Índice
Banner divulgando a Carta de Serviços do NCiv com imagem de documento intitulado “Núcleo de Engenharia Civil e Arquitetura”. Inclui um botão que diz "Baixe GRÁTIS" em um fundo amarelo e laranja.
Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

Graças à tecnologia, hoje em dia é possível realizar projetos de engenharia e arquitetura de forma mais realista e oferecer ao futuro morador uma ótima visão de como será o resultado final da construção. 

 

Tudo isso é possível graças ao projeto de casa em 3D que vem ganhando cada dia mais destaque, não só por ser bem realístico, mas também por facilitar a vida de profissionais do ramo. 

 

O projeto de casa em 3D pode ser feito tanto para construções que estão começando do zero quanto para reformas.

 

Essa ferramenta auxilia no momento de transformar ideias em algo mais concreto, algo que pode ser visto por todos de forma mais facilitada. 

 

As plantas são ótimas e obviamente necessárias, no entanto, não permitem que leigos e profissionais possam ter visões parecidas do projeto de engenharia. 

 

A equipe de especialistas da Poli Júnior tem habilidade para conceber seu projeto personalizado, feito sob medida e compatibilizado pela tecnologia Building Information Modeling.

 

Para saber mais sobre a importância desse tipo de projeto, entender suas vantagens e mais, continue a leitura.

 

Projeto de casa em 3D: o que é?

 

Como dito acima, a tecnologia é uma grande aliada de engenheiros e arquitetos na hora do desenvolvimento de projetos de obras civis residenciais, prédios comerciais e demais construções. 

 

Usar o ambiente virtual é uma forma simples de tirar o projeto de engenharia apenas da imaginação, é como dar vida a ideia. 

 

O projeto de casa em 3D, de forma resumida, é uma forma de modelar a construção para que esta possa ser visualizada em 3 dimensões. Essa ferramenta também pode ser chamada de maquete 3D ou maquete eletrônica.

 

Sendo assim, podemos dizer que é importante ter essa visão virtual do projeto para entender como ele ficará após ser finalizado.

 

De forma mais clara, o projeto de casa em 3D permite que tanto o proprietário possa solicitar modificações após ver como ficará a construção, quanto os profissionais possam inserir, retirar ou modificar algumas partes do projeto a fim de melhorá-lo.

 

Quando se trata desse tipo de projeto de engenharia, é possível visualizar a maquete 3D de diversas formas.

 

Por imagem simples, através de 360º ou ainda, através de vídeos que demonstram todos os ambientes da casa, como um tour. 

 

Atualmente, é possível encontrar sites que oferecem ao usuário fazer seu próprio projeto de casa em 3D, muitos até de maneira gratuita.

 

No entanto, quando se trata de uma obra civil residencial ou comercial a maquete virtual não é usada apenas para visualizar o projeto.

 

Essa ferramenta também pode ser utilizada para verificar a viabilidade da obra, os riscos que pode oferecer e quais pontos devem ser modificados para torná-la segura.

 

Infelizmente, quem não entende do assunto pode deixar esses pontos importantes de fora. 

tecnologia

  • Tecnologia BIM

A equipe de especialista da Poli Júnior desenvolve projetos por meio da tecnologia BIM que garante um projeto eficiente, econômico e personalizado em 3D.

Através da BIM é possível modelar um ambiente virtual inovador, promovendo um elevado nível de detalhamento e compatibilização entre os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico.

Além disso, é possível produzir imagens e vídeos em 3D para oferecer uma visão realística da construção e mostrando todos os processos da obra.

 

Quais as vantagens do projeto de casa em 3D?

 

Antes de falar sobre algumas das vantagens do projeto de casa em 3D, é importante dizer que essa tecnologia não é utilizada apenas para fazer uma maquete virtual da casa de forma simples. 

 

Através do projeto em 3D é possível incluir os móveis em cada cômodo, incluir opções de cores para cada espaço, diferentes tipos de telhado etc.

 

Sendo assim, é possível dizer que, o projeto de engenharia em 3 dimensões é completo e pode ser apresentado com mais ou menos detalhes, dependendo da proposta. 

 

Agora, vamos as vantagens:

 

  • Mais rapidez: quando se está em busca do sonho da casa própria, a ansiedade em ver como será o resultado final fala mais alto e com a tecnologia é possível oferecer esse vislumbre ao cliente de forma rápida.

 

As ferramentas permitem que os profissionais montem as estruturas com agilidade.

 

  • Menos chances de erros: uma das maiores dores de cabeça em relação às obras civis residenciais são os erros cometidos na hora de executar o projeto.

 

São muitos detalhes para serem retirados do papel e muitas vezes, ler a planta pode ser complicado.

 

Com a ajuda do projeto de casa em 3D é mais fácil observar os detalhes e entender o que deve ser feito, com menos riscos de erros e consequentemente, atrasos na obra e gastos desnecessários. 

 

  • Mais espaço para testar ideias: nada melhor do que testar ideias do que no ambiente virtual, sem precisar quebrar nada.

 

Esse tipo de projeto permite que os profissionais possam criar algumas versões do projeto de engenharia e oferecer ao cliente algumas sugestões sem a demora que os métodos tradicionais impõem. 

 

  • Mais realidade: muitas vezes, somente com os métodos tradicionais os proprietários podem ter dificuldades em visualizar o projeto. Com a maquete em 3D é muito mais fácil saber onde ficará cada coisa e oferecer uma ótima visão do final da obra.

 

  • Mais facilidade para apresentar a proposta: com o auxílio do tour, o cliente consegue ver de forma clara tudo o que o arquiteto deseja passar.

 

Além de etapas fundamentais como tamanho e localização dos cômodos, também é possível ver detalhes e até a decoração.

 

Ainda, o projeto de casa em 3D oferece mais espaço para que a criatividade dos profissionais seja explorada, o que facilita o trabalho e traz benefícios para o cliente, que pode obter mais ideias e escolher aquelas que melhor atendam aos seus desejos. 

 

Precisa de ajuda para tirar o projeto da casa dos sonhos do papel?

 

Conte com a Poli Júnior e nossos profissionais. 

 

Conheça a Poli Júnior

 

A Poli Júnior, está há anos no mercado, conta com profissionais de diversos ramos e tem áreas dedicadas à criação e gestão de negócios, à inovação e tecnologia, à engenharia civil e arquitetura e muito mais.

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada da Poli Júnior ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Banner publicitário de serviços de reforma residencial. Texto em português convida o usuário a clicar em um botão para entrar em contato com especialistas em consultoria. O botão diz “Entrar em contato agora”. É mostrada uma ilustração de uma casa com uma lupa.
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Compartilhar

Mais artigos