fbpx

outubro 13, 2022

Criação e Gestão de Negócios

Como a análise de dados ajuda na gestão de negócios?

gestao-de-negocio
Índice

A análise de dados possibilita excelentes oportunidades para as empresas, especialmente para a sua gestão de negócios.

 

Isso porque absolutamente tudo que é feito e coletado por uma empresa, gera dados.

 

Atualmente, o volume de dados produzidos é gigantesco e a análise permite que haja um entendimento maior do cenário com base nessas informações produzidas e coletadas.

 

Através da análise de dados é possível ter uma compreensão dos mais diversos aspectos da companhia e elaborar estratégias efetivas para a gestão de negócios.

 

Tão importantes para o sucesso da companhia, essas medidas conseguem ser mais eficazes e certeiras se baseadas em dados da própria empresa.

 

A seguir, mostraremos para você de que forma a análise de dados pode auxiliar nas atividades da gestão de negócios.

 

Além disso, pontuamos quais os benefícios dela para a empresa.

 

Para entender melhor, continue a leitura!

 

Qual a importância da análise de dados?

 

A análise de dados representa a extração de ideias, também conhecidas como insights, a partir das informações provenientes da própria empresa.

 

Assim, considerando o volume e a abrangência dos dados de uma corporação, a análise de dados consiste em se aprofundar nessas informações e aproveitar o máximo de conclusões e apontamentos possíveis.

 

Basicamente, a análise de dados ocorre em reunir o volume de dados produzidos pela empresa e identificar as indicações que essas informações apontam.

 

Dessa forma, esses apontamentos tendem a sugerir cenários que exigem a devida estratégia para cada caso.

 

Para chegar a essa medida, é necessário interpretar as informações para elaborar a estratégia de maneira certeira. 

 

Logo, tal processo de análise contribui significativamente para a gestão de negócios, uma vez que fornece indicativos reais com base em informações exatas da própria companhia.

 

A importância da análise de dados se deve ao fato de permitir que haja uma melhor compreensão do cenário corporativo, para só então planejar, adequadamente, uma medida de ação.

 

Quais ferramentas de análise de dados podem ser usadas?

 

Com a análise de dados, é possível mapear as informações necessárias para auxiliar na elaboração de estratégias na gestão de negócios.

 

Dessa forma, os dados são inicialmente organizados e interpretados, para que haja precisão no fornecimento dessas informações.

 

Em seguida, é possível projetar cenários que ofereçam riscos e crises, identificar até mesmo os pequenos sinais de ameaça e então, após entender o panorama, elaborar medidas de ação que atendam às necessidades da companhia.

 

As ferramentas para esta análise de dados geralmente são softwares ou programas de analytics.

 

A inteligência analítica envolve habilidades em técnicas de matemática, estatística e machine leaning.

 

Assim é possível encontrar os melhores padrões para captação e análise dos dados.

 

Entre as ferramentas mais usadas estão:

 

Google Analytics: totalmente gratuito e é completo em informações.

Além disso, conta com uma plataforma intuitiva.

Permite analisar o tráfego de seu site.

 

– Excel: é uma ferramenta antiga de análise de dados muito utilizada.

Ele permite analisar dados de forma rápida e eficiente.

 

Python: é uma linguagem de programação de código-fonte aberto, de interpretação e de uso geral.

A linguagem é bastante usada em data science, machine learning, desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos, automação de scripts, fintechs e mais.

 

Power BI: é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, que permite aos usuários criar visualizações.

 

Data Studio: é uma ferramenta de análise de dados baseada em visualizações que transforma seus dados em relatórios e painéis informativos, fáceis de ler e de compartilhar e totalmente personalizáveis.

 

Tableau: é uma ferramenta de criação e publicação usada para criar exibições compartilhadas no Tableau Server (plataforma de análise de negócios que funciona com o VizQL, uma linguagem que, assim como o SQL, segue uma sintaxe visual). 

 

Estas são apenas algumas das ferramentas de análise de dados disponíveis.

 

É importante que os empresários utilizem estas ferramentas para obter insights sobre seus negócios e tomar decisões inteligentes.

 

Contar com a análise de dados é uma oportunidade inovadora e muito recomendada para as empresas em expansão ou em implantação.

 

Isso porque o alto volume de informações proveniente das companhias nos dias de hoje são registrados e disponibilizados justamente para contribuir para a gestão de negócios.

 

Não há como falar em uma boa condução empresarial sem citar essas ferramentas básicas que conseguem contribuir com diversos setores corporativos, garantindo seu pleno desempenho e controle estratégico.

 

Quais os benefícios para uma empresa em usar análise de dados?

gestao-de-negocio

Diante das medidas possíveis de análise de dados para uma companhia, listamos abaixo alguns dos benefícios em contar com esse projeto na elaboração de estratégias.

 

Dessa forma, o alcance dessas vantagens representa uma gestão de negócios eficiente, que tende a conduzir a empresa ao sucesso.

 

  • Desempenho: as métricas de desempenho não se referem somente a um membro da equipe da companhia.

Esses números apresentam o índice de rendimento de cada pessoa e também de cada setor ou departamento.

Dessa forma, é possível acompanhar o aproveitamento de produtos e processos.

Assim, a análise de dados de desempenho permite que os mecanismos que contribuam para o rendimento de cada colaborador ou área da empresa, sejam otimizados;

 

  • Riscos: ainda que se fale em desempenho fluído, toda corporação está sujeita a riscos e crises que ameaçam seu sucesso.

No entanto, a análise de dados pode contribuir significativamente para a identificação prévia de riscos e conduzir a elaboração de estratégias contra possíveis crises.

Dessa forma, a interpretação das informações da empresa auxilia a gestão de negócios a mitigar as chances de prejuízos e outros danos ao desempenho da companhia. 

 

  • Insights: talvez a melhor contribuição da análise de dados para a administração de uma empresa seja as ideias provenientes desse volume de informações.

 

Isso porque tal processo permite o aprofundamento em cada detalhe do desempenho da companhia, fazendo com que se possa identificar oportunidades para otimizar processos, além de inovar e alavancar o sucesso da empresa.

 

Inclusive, a análise de dados para extração de insights é uma das medidas mais indicadas para a gestão de negócios.

 

Conheça a Poli Júnior

 

A Poli Júnior foi fundada em 1989, conta com profissionais de diversos ramos e tem áreas dedicadas à criação e gestão de negócios, à inovação e tecnologia, à engenharia civil e arquitetura e muito mais.

 

Trata-se de uma associação civil constituída por alunos da Escola Politécnica da USP, sendo a primeira Empresa Júnior de Engenharia do Brasil.

 

O foco é desenvolver soluções para seu projeto de forma personalizada, buscando atender às suas necessidades e construindo um relacionamento próximo.

 

Conta com mais de 700 projetos concluídos em diversas áreas, conectando conhecimento, estratégia, informação e dados para desenvolver soluções para os seus problemas.

 

Fale com um de nossos consultores.

 

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para o seu projeto.

 

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress