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Ultima Atualização: dezembro 14, 2022

Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Como a análise de dados pode aumentar a lucratividade da sua empresa

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Índice

Para que tudo seja posto em prática, é preciso fazer a análise de dados de forma correta, além da interpretação de tais informações e mais estratégias de ação diante delas. 

 

São diversos os fatores a serem considerados para que uma empresa tenha sucesso.

 

Estabilidade e lucratividade exigem estratégias, produtividade, assertividade e conhecimento do público-alvo.

 

Quando se fala sobre a análise de dados, pode parecer simples.

 

No entanto, nem todas as informações importantes são fáceis de serem decifradas e, mais importante, compreendidas. 

 

Pensando em esclarecer alguns pontos sobre a análise de dados, preparamos este artigo.

 

Então, se você tem dúvidas ou precisa saber mais sobre este tema, continue a leitura. 

 

O que é e para que serve a análise de dados?

 

Quando se analisa dados, é possível identificar tendências e descobrir padrões que podem impactar na lucratividade de uma empresa.

 

Por exemplo, um estudo de mercado pode revelar que determinado produto está ganhando popularidade, o que pode levar ao aumento das vendas.

 

Ou seja, com os dados corretos, é possível tomar decisões estratégicas que impactam diretamente nos lucros.

 

A análise de dados permite também o acompanhamento de indicadores financeiros e operacionais, o que possibilita o aprimoramento de processos e a tomada de decisões mais assertivas.

 

Imagine se a empresa tem um gasto alto com telefonia, é possível identificar esse padrão e tomar medidas para reduzi-lo.

 

Com isso, pode-se economizar milhares de reais ao longo do tempo.

 

Outro ponto importante é que a análise de dados ajuda a entender os hábitos dos consumidores.

 

Dessa forma, é possível direcionar as estratégias de marketing e vendas da empresa para atingir esses consumidores de forma mais eficiente.

 

Além disso, a empresa pode identificar quais produtos ou serviços estão sendo mais procurados em determinada época do ano e, consequentemente, aumentar as suas margens de lucro.

 

Entenda mais sobre análise de dados

 

Antes de mais nada, é preciso dizer que para fazer a análise de dados é necessário estudar as informações colhidas em diversas fontes.

 

Estas informações podem vir de pesquisas de opinião ou de mercado, de e-mails, de planilhas e demais fontes que sejam consideradas pertinentes. 

 

A análise de dados se trata da observação técnica e atenta de informações que podem fazer toda a diferença para o futuro de uma empresa.

 

Estes dados são analisados, na maioria das vezes, com auxílio de ferramentas tecnológicas. Os softwares são bons exemplos. 

 

Graças ao exame detalhado das informações colhidas em diversas fontes, os gestores podem definir quais decisões serão tomadas a partir daquele momento.

 

Ainda, é possível mudar a perspectiva em relação a determinados setores, traçar estratégias e objetivos com os dados colhidos e decifrados. 

 

A análise de dados também está ligada à inovação e à era digital.

 

Isso porque, a tecnologia e o mercado atual exigem que as empresas tenham diferentes maneiras de realizar a gestão de negócios.

 

Os dados gerados podem vir do número de vendas, das campanhas realizadas pelo marketing, do tráfego no site ou nas redes sociais da empresa etc. 

 

Por isso, é correto afirmar que essa análise e a lucratividade atual das empresas está diretamente ligada à inovação e a tecnologia, de modo que, a lucratividade também depende das ferramentas utilizadas na execução do trabalho e não somente do trabalho em si. 

 

A gestão de negócios quando é feita com base em uma análise de dados facilita também a compreensão total do empreendimento.

 

Através dela, é possível saber como está a saúde de cada área da empresa, o que deve ser mantido e o que deve ser mudado. 

 

Existem diversos tipos de modalidade: a análise descritiva, entrega as condições atuais da empresa, é usada principalmente para analisar resultados de tráfego no site, vendas e tópicos desse gênero.

 

Já a análise preditiva, traz sugestões de como o mercado ao qual a empresa está inserida vai se comportar nos próximos meses ou anos.

 

Com a ajuda desses dados é possível traçar metas a longo prazo de forma mais concreta.

 

A análise prescritiva ajuda a tomar decisões futuras de forma mais relacionadas às estratégias de ação e por fim, a análise diagnóstica tem como objetivo entender como a empresa chegou no ponto que está.

 

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