fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Tecnologia e Desenvolvimento de Software

Como desenvolver aplicativos ou sistemas web sem ter um conhecimento técnico pleno?

aplicativos
Índice
Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

As ferramentas tecnológicas mostram a cada dia como podem ser facilitadoras dentro da rotina de uma empresa.

Seja para a comunicação interna e produtividade ou para estreitar o relacionamento com o cliente e melhorar a gestão de processos, os aplicativos e sistemas web já são uma realidade dentro dos empreendimentos brasileiros. 

No entanto, muitas empresas ainda não contam com as facilidades que estas ferramentas fornecem.

Alguns empresários não investem por acreditar que do jeito que está, está bom, outros por acreditarem que precisarão investir muito dinheiro para ter acesso a tais ferramentas.

Ainda, existem aqueles que preferem desenvolver aplicativos e sistemas por conta própria, no entanto, não têm o conhecimento que os profissionais da área têm.

Por isso, preparamos este artigo para dar algumas dicas para quem deseja desenvolver aplicativos e sistemas web sozinho.

Para conferir, continue a leitura. 

 

Como criar um app ou sistema web sem conhecimento adequado

Códigos, atualizações e ferramentas, são só algumas palavras que fazem parte do vocabulário de quem desenvolve sites, sistemas web e apps.

Mas saiba que é possível desenvolver sistemas web e aplicativos sem conhecer muito sobre programação.

Para começar é preciso escolher o tema do aplicativo (moda, beleza, lazer etc) ou a função do sistema web.

Em seguida é necessário escolher o design e pensar sobre as funcionalidades das ferramentas, além da plataforma que será utilizada para desenvolvê-la.

De acordo com o que se planeja para estas ferramentas, é preciso decidir os recursos disponibilizados e entender se estes conversam com sua empresa ou com a sua ideia inicial, bem como, público-alvo.

É importante que a ferramenta seja de fácil navegação, intuitiva e que responda rápido aos comandos. 

A identidade visual, principalmente quando se trata de aplicativos, precisa conversar com a marca, com as cores da empresa e ainda precisa ser criativo e chamar atenção.

Não se esqueça de pensar no menu e nas funções de cada ícone dentro da plataforma.

Pesquise por plataformas para desenvolver aplicativos, sem elas não será possível seguir em frente.

Vale lembrar que existem plataformas pagas e gratuitas.

No entanto, para quem não faz ideia de por onde começar ou não tem muito tempo para estudar e aprender a desenvolver tais ferramentas, o melhor é reunir tudo o que foi citado até aqui e buscar ajuda especializada.

As chances de erros são infinitamente menores e as dores de cabeça também.

Ainda, é possível ter em mãos o aplicativo ou o sistema web do jeito que sempre quis, basta encontrar empresas como a Poli Junior que ouvem os desejos dos clientes e ainda trazem novos olhares para que os projetos desenvolvidos sejam ainda melhores do que no papel. 

Vantagens de um aplicativo

Com o crescimento da tecnologia empregada nos dispositivos móveis, principalmente nos smartphones, as empresas que estão atentas às tendências de mercado buscaram formas de estar mais perto dos consumidores e a melhor forma de fazer isso, é através dos aplicativos. 

Os aplicativos podem ser desenvolvidos para empresas de qualquer porte e ramo, desde que o público-alvo esteja interessado em interagir através da internet e das ferramentas que esta oferece.

Atualmente, é difícil encontrar uma pessoa, de qualquer idade, que não tenha acesso a um smartphone e nele algum aplicativo. 

Por isso, vale ressaltar que diversos públicos podem usufruir de tais dispositivos, assim como os empreendimentos podem tirar vantagens dos mesmos. 

Veja a seguir as vantagens dos aplicativos: 

  • Estreitam o relacionamento com o cliente: com o crescimento do e-commerce e também da competitividade na internet, as companhias querem sempre estar ‘próximos’ dos clientes e graças a internet e consequentemente, aos aplicativos, isso é possível.

 

Por meio dessas plataformas é possível pedir comida, remédios, comprar roupas, reservar diárias em hotéis, realizar reservas em restaurantes e muito mais. Tudo isso, sem sair de casa ou ao menos precisar falar ao telefone. 

  • Valorizam a empresa: ter uma plataforma que facilita a vida do consumidor ou dos colaboradores demonstra que sua empresa se importa, que está atenta às demandas atuais e que é atualizada.

Tenha certeza de que os clientes valorizam empresas que buscam facilitar suas vidas, afinal, hoje em dia ninguém quer perder tempo se deslocando para resolver problemas que outros empreendimentos oferecem soluções que estão na palma da mão.

Por isso, os aplicativos também ajudam a fidelizar clientes.

  • Ajudam a fidelizar o cliente: pegando o gancho do item anterior, os aplicativos são uma ferramenta facilitadora, facilitam o acesso a produtos, informações e atendimento, tudo isso de maneira fluida e ágil.

Tenha certeza que ao solucionar questões de forma rápida e sem complicações, seus clientes estarão um passo mais próximos de se tornarem clientes fiéis e de indicar sua empresa para outras pessoas.

Quer saber mais sobre os aplicativos? Clique aqui e leia um artigo que a Poli Junior preparou para você.

Vantagens de um sistema web

Os sistemas web são softwares que podem ser desenvolvidos de forma personalizada e assim atender às principais necessidades de uma companhia.

Isso porque, cada corporação tem necessidades específicas, assim como, público-alvo e pretensões futuras. 

É preciso saber que desenvolver um sistema web não é um trabalho que é feito da noite para o dia, principalmente, dependendo do que o empreendimento pretende com esta ferramenta.

Por isso, é necessário atenção e dedicação para criar algo que realmente some aos objetivos.

Um sistema web pode:

  • Trazer mobilidade: graças a essa tecnologia é possível trabalhar de qualquer lugar, o que vem de encontro ao home office e ao trabalho remoto que cresceu muito nos últimos anos. Isso porque, através desse sistema é possível ter acesso à informações sem estar nas instalações da empresa, basta ter em mãos um smartphone, tablet ou notebook, por exemplo.
  • Oferecer mais segurança: dar acesso apenas a pessoas autorizadas, guardar informações confidenciais em segurança, back up periódico e automático são só algumas das medidas de segurança que podem ser adotadas a partir do desenvolvimento de um sistema web para uma empresa. 
  • Auxiliar na integração: gestores, colaboradores, clientes e fornecedores podem ter acesso a informações atualizadas sobre a empresa, de acordo com o que for adequado compartilhar com cada um. Assim, é possível saber status de pedidos, realizar cadastros, vendas, compras e muito mais, de forma simples e organizada.

Para desenvolver aplicativos ou sistemas web de forma rápida, segura e com preço justo, conheça os especialistas da Poli Júnior.

Conheça a Poli Junior

A Poli Junior, está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia, a criação de sistemas personalizados e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada a Poli ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Compartilhar

Mais artigos