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Ultima Atualização: março 15, 2024

Gestão Empresarial e Consultoria

Gestão de novos negócios: 3 dicas para se dar bem

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Índice
Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".

A receita do sucesso na gestão de novos negócios exige muitos ingredientes.

Eles precisam estar presentes em todas as etapas, desde a criação do empreendimento até a sua administração após o início do funcionamento. 

Sabemos que conduzir uma empresa de qualquer porte ao sucesso e a solidez não é uma tarefa fácil, o caminho a ser percorrido é longo e exige estudo e trabalho.

O que não quer dizer que não valha muito a pena colher os resultados dessa dedicação.

Para quem está entrando no mundo do empreendedorismo agora, essa pode parecer uma tarefa impossível.

Até mesmo quem já está no mundo dos negócios há tempos, mas mudou o rumo da empresa, precisa de dicas para fazer a gestão de novos negócios.

Afinal, um novo rumo pode trazer novos clientes, colaboradores e desafios.

Para auxiliar quem está nessa jornada e fazer com que a gestão de processos diversos seja a melhor possível, preparamos este artigo.

Gestão de novos negócios: o caminho para o sucesso

Se você chegou até essa etapa dentro de uma empresa já sabe que para ter sucesso não basta ter uma boa ideia.

Tudo começa com as boas ideias, mas elas não são nada sem um bom plano de negócios, boa execução de estratégias e é claro, uma boa administração. 

Afinal, ideias inovadoras e excelentes podem surgir diariamente, o que não é necessariamente sinônimo de sucesso. 

A boa administração também permite que os gestores consigam ter uma visão geral mais clara e concreta do que está acontecendo com a empresa. 

Graças a gestão de novos negócios eficiente, é possível pensar em estratégias de ação, melhorias internas, aumentar a produtividade e lucratividade e muito mais.

Além de transmitir segurança tanto para os colaboradores quanto para sócios e possíveis investidores. 

Engana-se quem acredita que a gestão de novos negócios só exige estudo e esforço para novas grandes empresas.

Micro, pequenos e médios negócios também devem levar esse lado da administração muito a sério, é disso que depende a sobrevivência da empresa no cenário de competitividade atual. 

Por isso, é importante ter um plano de negócios para que seja a base para direcionar a gestão futura.

Os dados incluídos no plano de negócios são essenciais para a tomada de decisão, para a organização e para a gestão dos novos negócios.

Desta forma, não os descartes. 

3 dicas para gestão de novos negócios

  1. Seja um bom gestor: parece óbvio dizer, mas se você não for um bom gestor, a gestão de novos negócios não vai funcionar, na verdade nenhuma gestão funcionará.

 

Para ser um bom administrador você precisa ter habilidades de negociação.

Será preciso negociar com fornecedores, bancos, funcionários e até mesmo com clientes.

Para que sua negociação tenha bons resultados, é necessário ser um bom comunicador.

Seja direto, claro educado.

A comunicação deve ser sua aliada, afinal, você precisará dela em reuniões internas e externas, para transmitir ideias aos times de venda e marketing, para dizer o que não agrada etc.

Para que os resultados venham, é necessário que a comunicação direta seja estimulada em todos os setores.

Todos devem ter liberdade para dar ideias, sugestões e fazer críticas, quando for preciso. 

Seja empático, saiba administrar conflitos internos, tenha olhar crítico, seja resiliente.

Qualquer habilidade que considere fundamental para se tornar um bom gestor deve ser trabalhada e aplicada nos momentos certos. 

  1. Coloque o cliente no centro: o cliente é parte fundamental para que sua empresa cresça e se consolide, por isso, você deve trabalhar pensando em atender a todas as necessidades do seu consumidor.

 

Para isso, estar atento à concorrência e de preferência sempre à frente dela, é essencial.

Não permita que seu cliente saia de sua loja ou empresa sem ter suas expectativas atendidas, sejam elas em relação aos produtos oferecidos ou aos serviços prestados. 

Não se esqueça de ter resultados e metas a serem atingidas.

Após realizar campanhas, analisar os dados obtidos e compará-los com as metas estabelecidas trará um norte.

Será preciso mudar de estratégia? Manter as estratégias atuais? Corrigir falhas? Investir mais? 

Vale ressaltar que, é preciso também avaliar seus produtos e serviços.

Eles têm atendido bem às expectativas dos clientes?

Faça pesquisas de satisfação, peça sugestões e ouça o que o seu público-alvo tem a dizer.

  1. Inove: use a tecnologia a favor da gestão de novos negócios.

 

Se são novos, por que não utilizar novas ferramentas de gestão?

O mundo da tecnologia está em constante mudança e evolução, novas ferramentas surgem todos os dias e você precisa saber quais funcionam melhor para a sua empresa.

Use as redes sociais a seu favor.

Pesquise onde seu público-alvo, adeque a linguagem, mas sem perder a ‘cara’ da sua marca.

O mais difícil em casos assim, é não deixar se levar por modismos.

Não é porque uma nova rede surgiu que você precisa estar lá se não faz sentido para o seu cliente, marca e produto. 

Apostar no desenvolvimento de softwares de gestão de processos ou aplicativos de uso exclusivo para cliente e/ou colaboradores, pode ser um bom investimento. 

Fazer a gestão de novos negócios funcionar pode ser mais fácil do que parece, desde que você tenha ajuda de quem entende do assunto. 

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