fbpx

setembro 15, 2022

Arquitetura e Civil

Saiba por onde começar o projeto de construção

Um projeto de construção de uma casa desenhado com um lápis e uma régua.
Índice

O projeto de construção da casa própria é o sonho de muitas pessoas.

Isso porque a maioria delas já possuem o terreno e as principais ideias para a construção, mas se sentem perdidas quanto ao que saber para iniciar o projeto arquitetônico da sua moradia. 

Para que sua casa própria saia do papel e se torne um sonho realizado, saiba por onde começar o projeto de construção.

Nesse artigo, mostramos as principais informações que você precisa saber antes de construir, com base no que você pode enfrentar nessa jornada e como conseguir bons resultados no início desse projeto arquitetônico! 

Por onde começar o meu projeto de construção?

Que nossa moradia precisa ter nossa identidade, nós sabemos.

Quando pensamos na casa própria, associamos estruturas e ambientes que almejamos ter para sentir que aquele lugar é o nosso lar.  

No entanto, muitas vezes não sabermos por onde começar.

Isso sem comentar sobre a parte burocrática referente à legislação que envolve o terreno e a obra.

Nesse caso, pontue as informações que precisa ter em mãos para buscar a consultoria de uma empresa especializada em projetos de engenharia e não perder tempo hábil para iniciar sua obra.

Assim, você otimiza o período da consultoria e acelera o processo rumo ao seu projeto de construção.

arquiteto polijunior

 

O que preciso saber para começar meu projeto de construção?

Sabendo que as chances de conflitos legais por conta do terreno ou das legislações vigentes para obras são possíveis, o primeiro passo para iniciar um projeto de construção da casa própria é organizar toda a documentação necessária.

Assim, problemas com a fundação do terreno ou impedimentos legais para o período da obra são evitados.

Além da documentação, é importante que o proprietário conheça a estrutura local para conciliar o que deseja para o empreendimento.

Nesse caso, é interessante conhecer o bairro ou a região que se busca morar.

Isso facilita as decisões pela seleção do que se quer para a casa e familiariza o proprietário acerca do que é vantajoso para o projeto arquitetônico

Após saber sobre a área residencial que o terreno está inserido, é momento de considerar quais as suas necessidades e dos demais moradores da casa.

Isso porque o projeto de construção da casa própria se trata de algo duradouro, que visa atender às demandas do presente e de um futuro próximo da família.

Além da estrutura básica para as pessoas que vão habitar a residência, é importante considerar desejos, uma vez que a casa deve oferecer um sentimento de pertencimento para ser chamada de lar.

Assim, espaços extras e sociais como área gourmet, piscina ou sala de estudos devem entrar no projeto arquitetônico com a mesma consideração dos espaços essenciais.

Como iniciar meu projeto de construção?

Com essas informações em mãos, é hora de iniciar o projeto de construção da casa própria.

Nesse caso, empresas especializadas em projetos de engenharia são a opção ideal para orientar o processo.

Isso porque, ainda que se tenha as ideias iniciais para o empreendimento, somente um bom projeto vai tornar o sonho possível com otimização de tempo e recursos.

Conheça a Poli Júnior

A Poli Júnior foi fundada em 1989, conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia e muito mais.

Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos, constituída por alunos da Escola Politécnica da USP, sendo a primeira Empresa Júnior de Engenharia do Brasil.

O foco é desenvolver soluções para seu projeto de forma personalizada, buscando atender às suas necessidades e construindo um relacionamento próximo.

Contam com mais de projetos concluídos em diversas áreas da engenharia, o que nos oferece embasamento para a condução de nossas atividades. Dessa maneira, conectamos conhecimento, estratégia, informação e dados para desenvolver soluções para os seus problemas.

Fale com um de nossos consultores. Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para o seu projeto de arquitetura.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui.

Uma imagem de um pôster com a palavra poli sobre layout de cozinha.

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress