Diversos problemas podem surgir por negligenciar o projeto hidráulico. De erros na montagem até perfurações de canos em reformas futuras.
Ela irá prever as especificações da canalização, com dimensões necessárias ao sistema hidráulico e suas localizações.
Servem também como um registro para que em futuras obras ou reparos se tenha certeza da localização dos componentes para não haver a perfuração ou quebra, causando ainda mais custos.
Mas, você sabe qual a real importância e cada aspecto de um projeto hidráulico para sua casa?
Se não, continue lendo, pois, você vai aprender tudo sobre ele para que consiga montar um adequado para sua obra.
O que é uma instalação hidráulica?
A instalação hidráulica é aquela responsável pela distribuição de água por toda a edificação.
Reservatórios e redes de distribuição e coleta de água, fazem parte do que compõe a instalação hidráulica.
E o que é um projeto hidráulico?
Um projeto hidráulico deve ser em conjunto com o projeto arquitetônico, para que as alterações necessárias sejam feitas já na fase de planejamento.
Se dá por um desenho técnico feito em conjunto com a planta arquitetônico, onde são feitos os cálculos para um ótimo sistema hidráulico para a edificação.
Feitos os cálculos hidráulicos, como as dimensões que os canos devem ter, são então desenhados todos os componentes que fazem parte do sistema hidráulico.
Sua função é justamente indicar os pontos e locais de instalação, para que sejam instalados em conjunto com a construção, e serem usados como registro para guiar futuras reformas ou reparos.
Por que um projeto hidráulico é importante para sua obra?
Como dito anteriormente, o projeto hidráulico desempenha um importante papel no processo para se construir um empreendimento, seja ele uma simples residência até mesmo um grande e tecnológico edifício.
Vamos agora falar sobre 5 pontos que tornam o projeto hidráulico uma parte indispensável da obra:
1. Redução de custos
Apesar de, durante a fase de planejamento, possa parecer um custo a mais para a obra, o projeto hidráulico reduz em boa parte dos custos da obra.
Já que evita o desperdício de materiais, mão de obra e utilização de peças que são usadas de forma ordinária para todas as construções.
O método mais comum para se instalar um sistema hidráulico sem o projeto se dá pela construção das alvenarias e contrapiso.
E, após isso, serão quebrados os locais onde deverão passar os canos e demais componentes, para então serem fechados.
Isso gera um custo, devido ao desperdício de material e mão de obra, o que poderia ser evitado pela execução segundo um projeto hidráulico, onde a instalação se dará juntamente com a construção em si.
2. Registro para manutenção
Assim como tudo tem uma vida útil, um projeto e uma edificação também a tem, o que significa que em determinado período será necessário a execução de manutenções ou reparos.
O sistema hidráulico não foge a essa regra, e na ausência de um projeto hidráulico, essas manutenções se tornam um trabalho ainda mais desafiador, e por vezes mais custoso, devido às tubulações e demais componentes, geralmente, não fiquem aparentes.
3. Evitar problemas e inconformidades
Uma das maiores vantagens de um projeto hidráulico é que irá reduzir significativamente o surgimento de problemas na sua casa, já que será feita para as necessidades e atendendo as condições daquele empreendimento.
Não é difícil de encontrar estruturas hidráulicas que não foram projetadas apresentarem problemas de inconformidade que irão gerar problemas futuros, e consequentemente, custos e incômodo ao usuário daquele imóvel.
4. Compatibilidade
A compatibilidade de um projeto com os demais é de grande importância, para que todos sejam os sistemas e a construção em si, sejam instalados da forma correta.
Ao se ter um projeto hidráulico compatível com todos os outros projetos, se evita diversos custos eventuais durante a construção.
Não é incomum que durante a construção seja necessário desviar eletrodutos e tubulações para desviar de elementos instalados anteriormente.
5. Conforto e segurança para o usuário
Dentre as qualidades mais básicas que se tem como objetivo na construção de uma edificação são a segurança, o conforto e o máximo de desempenho.
Um projeto hidráulico irá auxiliar nesses quesitos, aumentando o desempenho e vida útil da edificação, assim como se terá uma maior segurança, evitando patologias e desconfortos causados por um sistema hidráulico mal feito.
Esses problemas vão de odores desagradáveis até causar danos estruturais, devido a vazamentos das tubulações.
Quais os principais componentes de um projeto hidráulico?
Agora que já sabemos o que é e qual a importância de se fazer um projeto hidráulico, vamos falar sobre os pontos que são de essenciais.
Os principais componentes e tipos de redes.
Reservatório
O reservatório é o responsável pelo armazenamento da água que abastecerá a casa.
São instaladas na laje das casas e as mais comuns são feitas de polietileno, e suas capacidades variam de 310 à 5.000 litros
Deve ser planejada para atender a edificação por um dia, o que implica na quantidade de pessoas, em uma residência é o usada a média de 200 litros por pessoa.
A caixa d’água é denominada o conjunto de reservatório e tubulações de abastecimento, alimentação, limpeza, ventilação e ladrão.
Rede de água fria
A rede de água é a responsável pela distribuição da água do reservatório ou vinda da rede pública.
Sendo uma rede apenas de distribuição seu sistema é muito simples, onde a água sair do reservatório para o barrilete e dele desce para as tubulações e conexões chega aos pontos de uso.
Seus tubos e conexões são, geralmente, feitos de PVC, e nos pontos de uso se utilizam conexões azuis de PVC, que possuem rosca interna de latão.
Rede de água quente
Este sistema é responsável pelo aquecimento e distribuição da água quente para chuveiros e pias.
Para isso existem dois tipos de aquecedores, os de passagem, que aquecem a água a medida que passa por eles, e os por acumulação, onde se tem instalados pequenos reservatórios – boilers, onde a água é armazenada e aquecida.
Em casos do uso de aquecimento por acumulação, a água sai do reservatório para o boiler, lá é aquecida e acumulada.
Só então distribuída para os pontos de uso. Suas tubulações são também feitas de PVC, no entanto, um tipo mais resistente a altas temperaturas.
Rede de esgoto
A rede de esgoto tem a importante função de destinar os efluentes despejados nas peças sanitárias, pias e ralos.
O sistema deve conter uma caixa de gordura, para evitar o entupimento da rede pública de esgoto e devem ser limpas periodicamente.
Para o escoamento da rede de esgoto é usada a gravidade, isto é, são instalados e tal forma a haver uma declividade para que haja o escoamento. As tubulações devem ser instaladas com inclinações de 1 a 2%, a depender do diâmetro do cano. Além de que devem ser de PVC próprio para linha de esgoto.
Redes de águas pluviais
É composta por calhas, bocais de escoamento e tubulações, e tem como função escoar as águas provenientes de chuvas.
Esta água não pode ser descartada na rede pública de esgoto, mas pode ser armazenada para o uso em atividades que não necessitem de água potável, como regar jardins e descargas.
É recomendado que se usa inclinações para facilitar o escoamento da água, principalmente, nos tubos e conexões subterrâneas.
São feitas de PVC de linhas próprias para drenagem de águas pluviais.