fbpx

novembro 12, 2020

Arquitetura e Civil

O que faz um arquiteto? Entenda sua importância para seu projeto

Um grupo de pessoas trabalhando em uma mesa em um escritório.

Em uma construção ou reforma, seja de um ambiente residencial ou comercial, a contratação de um arquiteto pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu projeto.

Pois, contar com um bom especialista no assunto vai te trazer mais tranquilidade e aumentar as suas chances de satisfação ao concluir a obra.

Mas, se mesmo assim você ainda está em dúvida com relação a contratar ou não um profissional da área, esse post pode te ajudar a decidir.

Nós vamos explicar melhor o que um arquiteto faz e qual a importância desse profissional para o seu projeto para você entender de vez se precisa ou não de um.

Vamos lá?

O que faz um arquiteto?

Em uma obra, o arquiteto deve ser o primeiro a ouvir as ideias do cliente e criar meios, junto a ele, de colocá-las em um projeto arquitetônico.

Ele é responsável por entregar um projeto detalhando todas as etapas da construção, com o objetivo de evitar desperdícios de recursos de tempo, material e/ou mão de obra.

Ao elaborar o projeto, o produto principal do arquiteto, ele ainda leva em consideração:

  • estética;
  • qualidade dos materiais a serem utilizados;
  • distribuição ideal dos espaços;
  • iluminação;
  • ventilação do ambiente.

Além de mais uma série de aspectos importantes para que a obra saia da melhor maneira possível.

Também, o arquiteto pode ainda ser responsável por entregar toda a relação de materiais necessários, indicar as melhores marcas e lojas para compra dos produtos, fazer projetos de decoração de interiores e de paisagismo.

O profissional arquiteto pode ainda atuar em outras áreas como na valorização e preservação de patrimônios históricos e/ou de responsabilidade coletiva.

Levando em consideração as influências e condições sociais, econômicas e culturais dos lugares.

Por fim, um profissional de arquitetura pode atuar em:

  • Escritórios de Arquitetura, Engenharia ou Decoração;
  • Construtoras:
  • Órgãos públicos e prefeituras;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • Outros órgãos de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental;
  • Universidades;
  • Museus;
  • Atuar como profissionais liberais;

Ou seja, embora mais comumente conhecidos por atuarem em projetos residenciais e comerciais, esses profissionais possuem uma área de atuação bem mais ampla e diversa.

Uma imagem de um pôster com a palavra poli sobre layout de cozinha.

4 motivos para contratar um arquiteto para o seu projeto

Embora muitas pessoas pensem que contratar um arquiteto para sua obra seja uma opção dispensável, esse profissional é, muitas vezes, a peça chave que garante que as expectativas do cliente sejam atendidas.

Esse tipo de profissional adquire em sua graduação experiência e visão em diversos tipos de ambientes e são capacitados para evitar desperdícios e prevenir erros de execução na construção, por exemplo.

Entre as principais vantagens de se contratar um profissional desse ramo estão:

1. Melhora a sua qualidade de vida

Investir em um projeto de arquitetura, seja na sua residência ou em seu ambiente profissional, é investir no seu bem-estar.

Além de evitar algumas dores de cabeça durante a construção ou reforma, com a ajuda de um arquiteto você poderá criar um ambiente mais personalizado, acolhedor, usual e que facilite o seu dia a dia.

A escolha dos modelos e da disposição dos móveis, as cores e texturas usadas, a iluminação e vários outros detalhes de um ambiente podem influenciar na forma como nos sentimos nele.

Tudo isso pode colaborar para que o ambiente fique mais leve ou mais pesada, gere mais tristeza ou alegria, passe uma energia mais expansiva ou introspectiva.

Por isso, é fundamental alguém que entenda esses conceitos para que seu lar ou lugar de trabalho não passe as impressões erradas a quem quer que esteja nele.

2. Mais economia durante a obra

A princípio a não contratação desse profissional pode parecer uma economia, mas cuidado com o barato que sai caro.

Pois, contar com o planejamento e a supervisão de um arquiteto previne erros de projeto, aumenta as chances de economia e evita que a obra fuja do orçamento planejado.

Além disso, um profissional experiente pode fornecer instruções inclusive a respeito de onde comprar os insumos com o melhor custo benefício.

3. Espaços melhor distribuídos e aproveitados

Uma das funções do arquiteto é aproveitar o ambiente da melhor maneira possível, otimizando todo o espaço disponível, garantindo mais conforto e funcionalidade ao imóvel, até mesmo aos de tamanho menor.

Alguns apartamentos ou escritórios possuem formatos mais difíceis de ser explorados.

Mas, um bom profissional pode dar um jeito nisso com ideias que aumentem a usabilidade desses ambientes.

layout, a decoração e a organização dos móveis também podem mudar todo o local.

Dessa forma, mesmo lugares pequenos podem se tornar muito mais valiosos ao serem explorados de forma mais eficiente.

4. Mais estilo para o seu ambiente

Um bom arquiteto preocupa-se em adequar a obra ao gosto de seu cliente, levando em consideração suas preferências, sem deixar de sugerir opções de acordo com as tendências arquitetônicas em alta.

Ele é o profissional que vai ter conhecimento a respeito dos estilos e tendências mais adequados às suas necessidades, sabendo combinar cores, texturas e detalhes da melhor maneira possível.

Garantindo assim, originalidade, beleza e harmonia ao ambiente.

Conclusão

Ao realizar qualquer projeto de construção ou reforma, é muito importante contar com alguém que pense do início ao fim da obra, para que tudo saia conforme o planejado.

Um dos passos para que sua obra esteja bem planejada é a criação de um Projeto Estrutural.

Então, entenda o que é o Projeto Estrutural e quais seus benefícios agora

Carta NCiv 1
Uma imagem de um pôster com a palavra poli sobre layout de cozinha.

Mais artigos

plugins premium WordPress