fbpx

Ultima Atualização: março 15, 2024

Tecnologia e Desenvolvimento de Software, Gestão Empresarial e Consultoria

Era digital: o que são startups?

Um grupo de empresários iniciantes de mãos dadas ao redor de uma mesa.
Índice
Banner divulgando a Carta do Portfólio do Núcleo de Tecnologia (NCiv). O texto incentiva o download gratuito do documento Carta de Serviços, com botão “Baixe GRÁTIS”. A imagem de um tablet está em segundo plano.

Se você está por dentro do que tem acontecido no meio empresarial moderno, com certeza já deve ter ouvido pelo menos uma vez a palavra startup

Apesar de ser um tema bastante recorrente nos últimos anos, com muitas startups surgindo e outras tantas pessoas dispostas a trabalhar nesses ambientes, muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata. 

Pensando em esclarecer possíveis dúvidas e auxiliar quem deseja investir nesse tipo de empresa, preparamos este artigo.

Para saber mais, continue a leitura.

O que são startups?

As startups são empresas que têm sua criação baseadas na inovação e tecnologia.

O intuito desses empreendimentos, é se diferenciar das empresas tradicionais e com recursos tecnológicos, resolver problemas que se fazem presentes na sociedade e que não foram solucionados, pelo menos não de maneira eficaz.

As startups estão em avançado crescimento no Brasil e no mundo.

Atualmente, de acordo com dados da Abstartups, a Associação Brasileira de Startups, no Brasil já existem pelo menos 12.500 startups.

Em 2018, eram apenas 10.000, o que representa um crescimento de 27% entre os dois períodos. 

Esse tipo de empresa tem se destacado no país por conta de suas características, que envolvem crescimento acelerado e boa lucratividade sem gastos excessivos. 

Ainda há desconfianças em relação ao sucesso desse tipo de empreendimento ou muitas pessoas acreditam que a concorrência com empresas tradicionais ou até mesmo com as próprias startups, possa ser um fator negativo para essas empresas. 

Não estamos dizendo que criar uma empresa de sucesso que se baseia em tecnologia é algo fácil no Brasil, porém, as chances de sucesso são bem altas e o esforço pode valer muito a pena.

Outra característica das startups, é a tecnologia e inovação.

As soluções oferecidas por esses empreendimentos são diferenciadas.

Em relação a gestão de negócios desse tipo de companhia, para aumentar a rentabilidade do negócio, é comum que os administradores busquem investidores estrangeiros. 

Ainda direcionado às startups, existe uma nova modalidade, digamos assim, as lean startups.

Essas são definidas como empreendimentos mais enxutos, que evitam o desperdício para focar no crescimento.

Um dos pontos mais positivos em relação a esses empreendimentos, é que eles não são engessados, vão se moldando de acordo com as necessidades do cliente.

As soluções são desenvolvidas para e com o consumidor, por isso, as chances de satisfazer o seu público-alvo são muito maiores.

Se mesmo com todas essas explicações, você ainda não consegue visualizar uma dessas empresas saiba que o LinkedIn, o Google e o Airbnb são exemplos de startups.

Como criar uma startup?

As startups vieram para ficar, afinal, em uma sociedade que não para de se desenvolver, sempre haverá problemas para serem solucionados e soluções baseadas em tecnologia e inovação para serem desenvolvidas.

Então, se você deseja criar um negócio que siga essas características, confira algumas dicas que separamos.

  • Ideias diferenciadas: as startups se caracterizam por oferecer soluções inovadoras para problemas recorrentes.

Estes empresários veem uma ‘falha’ na sociedade e criam algo para acabar com os problemas, mas essa não é uma simples criação.

Afinal, já existem muitas empresas que prestam os mesmos serviços e vendem os mesmos produtos. Para se destacar, é preciso se diferenciar.

Boas ideias surgem a todo momento, mas, é a gestão de negócios realizada posteriormente, que determina se sua ideia dará bons frutos ou não.

Porém, o primeiro passo vem através de boas e diferentes ideias. 

  • Teste: não é incomum que boas ideias não funcionem.

Isso porque quando o negócio é apenas um sonho, não há como dar errado.

No entanto, quando a ideia sair do papel há riscos e problemas que podem surgir.

Realizando testes com protótipos, fica mais fácil reconhecer falhas e melhorá-las antes de lançar sua empresa no mercado. 

  • Avalie a reação do público: por meio dos testes, é possível entender o que o público mais gostou e o que menos agradou.

Com as respostas em mãos, é mais fácil avaliar a viabilidade do negócio, entender qual será a demanda, como a gestão de negócios deve ser feita etc. 

  • Procure sócios e investidores: a menos que você tenha como arcar com todos os custos que essa empresa de tecnologia e inovação trará inicialmente, é indicado que com dados concretos, você busque sócios e investidores.

Mesmo com recursos para iniciar, busque parceiros e colaboradores que possam somar às suas habilidades e formar um time diverso.

Busque empresas que façam gestão de negócios ou plano de negócios, pesquisas de mercado e quaisquer outros temas que possam ser úteis no dia a dia. 

  • Faça um plano de negócios: ainda que seja uma startup, um plano de negócios não deve ser descartado.

Através desse relatório detalhado, você pode encontrar as falhas no plano, corrigir estes erros, ter solidez para buscar empréstimos caso seja necessário e oferecer mais credibilidade a parceiros e colaboradores. 

Tecnologia e inovação também exigem estudo de mercado, pesquisas e muito trabalho para que o público-alvo seja atingido e os clientes das startups fiquem satisfeitos com o que é oferecido. 

Essas empresas têm se destacado por serem modernas e atenderem as demandas atuais.

No entanto, exigem trabalho duro assim como todos os empreendimentos que tenham o sucesso como objetivo. 

Para criar sua startup com segurança e com ajuda de profissionais capacitados, conheça a Poli Júnior. 

Conheça a Poli Júnior

A Poli Júnior está há anos no mercado e conta com profissionais de diversos ramos e tem uma área dedicada somente a criação de projetos, a gestão de negócios, a inovação e tecnologia, a criação de sistemas personalizados e muito mais.

Nossos especialistas vão te ajudar a tirar suas ideias do papel de forma estratégica, ouvindo seus pontos de vista e apontando as melhores soluções para que seu empreendimento seja lucrativo.  

Para dar um passo na direção do seu sonho de forma consciente e eficaz, uma consultoria especializada na Poli Júnior ajuda você.

Conheça todos os nossos serviços e solicite um orçamento através de nosso site, basta clicar aqui

Banner em português anunciando serviços de consultoria empresarial, com ilustração de uma pessoa apresentando gráficos. Texto: "Sua empresa precisa de uma gestão empresarial eficiente" e botão "Entrar em contato agora".
Desenvolvimento de software de publicidade em banner, aplicativo ou site com um gráfico de smartphone e uma pessoa ao lado dele. O texto incentiva a clicar no botão para entrar em contato com nossa equipe de especialistas em tecnologia para atendimento especializado.

Compartilhar

Mais artigos